Exposição Anuário “Recorte 365” na Livraria Empório Cultural

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Exposição “Recorte 365” mistura fotografia, gravura, pintura, referências literárias, cinematográficas, musicais, poéticas e históricas, como sentimentos recortados, saltando do suporte virtual da web para o mundo real
De 25 de março a 21 de abril acontece na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping, a exposição “Recorte 365”, uma seleção fotográfica feita a partir de um anuário de autorretratos iniciada em 20 de agosto de 2011/ até 20 de agosto de 2012. Ao longo desse período, “produzi uma foto por dia e exibia no perfil da Rede Social Facebook usada como plataforma visual da empreitada”, explica a fotógrafa Alessandra da Mata,  formada em Jornalismo pela Unilago – Rio Preto com extensão realizada em Educomunicação pela ECA-USP. Atualmente Alessandra trabalha no Departamento de Fotografia da Agência Estado, do Grupo Estado de São Paulo.
A vontade de montar a exposição surgiu depois de ler uma matéria sobre o fotógrafo Nicholas Nixon, que registrou quatro irmãs durante 36 anos, para mostrar como o tempo age sobre o corpo das pessoas. “Decidi então, encarar o desafio dos 365 dias, inicialmente pensando em não interferir nas imagens”, diz a fotógrafa.
No princípio, a ideia não tinha muita unidade. Alessandra fotografava a rotina do dia-a-dia com o objetivo de trabalhar sua disciplina e autoestima. “Diante do longo tempo proposto, chegou uma hora que me senti limitada. Foi nesse momento que vieram as releituras”.
“Na verdade não sou fotógrafa e nem designer gráfico, me considero uma artista. Durante o processo todo o trabalho de figurino, maquiagem, fotografia, edição, comparativo e pesquisa foram realizados por mim. As imagens eram produzidas exatamente no dia correspondente, o que me colocava num desafio constante”.
Alessandra passou a pesquisar profundamente a história do autorretrato. Foi quando tomou conhecimento do trabalho da Cindy Sherman, referência mundial no quesito autorretrato feminino. Ela e outros artistas produziram trabalhos semelhantes e se tornaram figuras importantes no contexto geral do projeto, que pode ser subdividido em sessões. Dentre elas as releituras, as colagens e as criações.
Essa mistura de fotografia, gravura, pintura, referências literárias, cinematográficas, musicais, poéticas e históricas, denominados pela artista como sentimentos recortados, é que saltaram do suporte virtual da web para o mundo real, em “Recorte 365”.
Convite Recorte 365

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

small_c_popup.png

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.