Candidatos encaram segunda fase da Fuvest que começa no próximo sábado
Reportagem: Fabio CARVALHO
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) realiza a partir do próximo sábado a segunda fase do maior vestibular do país. São 31.182 candidatos e deste total, 28.943 disputam 11.082 vagas.
No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.
Fernando Soares de Almeida, coordenador pedagógico do Seb Coc de Rio Preto, dá algumas dicas e mantém algumas já conhecidas de todo vestibulando. “É muito importante que o candidato esteja atento quanto ao horário, levando em consideração o clima e principalmente o trânsito, já que, as provas vão ser aplicadas em uma faculdade onde o acesso é difícil”, explica Almeida.
O coordenador ainda explica a importância de ter uma boa redação quanto às disciplinas em geral. “O candidato deve estar na prova com uma boa redação, um bom conteúdo, estar ciente de tudo que vai cair e ter estudado o suficiente para aplicar o conhecimento na hora da prova”, afirma.
“O apoio dos pais é de extrema importância, visto que, a presença e a ajuda deles, influencia e impulsiona o candidato”, finaliza Soares.
O número de pontos, por carreira, necessário para o acesso à segunda fase, chamada nota de corte, foi divulgado no dia 10 de dezembro. Os cursos de medicina e de ciências médicas – Ribeirão Preto – alcançaram as notas mais altas: 73 e 71, respectivamente.
De acordo com a Fuvest, dos 29 cursos com maior nota de corte igual ou superior a 50, seis são da área Biológica; 11 da área de Exatas e 12 da área de Humanas.