Dicas para se dar bem na redação da Fuvest
860 estudantes vão enfrentar o vestibular mais temido do Brasil, neste domingo, em Rio Preto
Nany Fadil (Jornal Bom Dia)
nanyfadil@bomdiariopreto.com.br
Chegou a 2ª fase do vestibular da Fuvest, o mais temido e eletista do país. Neste domingo (6), 860 alunos prestam prova em Rio Preto. O BOM DIA traz dicas para os vestibulando se sair bem na redação.
Segundo a doutora em linguística e em língua portuguesa Vera Lúcia Pereira dos Santos, a primeira coisa a fazer é organizar as ideias e elaborar um roteiro do texto. O cuidado com a gramática e a forma culta da língua deve prevalecer em todo o texto.
Evite períodos longos e usar expressões como “eu acho” e “eu penso”. Não faça economia de pontos finais.
A redação deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame. Concilie tema e proposta. Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez.
Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo de forma crítica e reflexiva em um texto em prosa que seja claro e coerente.
Evite fórmulas prontas e tenha estilo próprio. Deixe título e tema em sintonia. Coloque-os depois de elaborar o texto, sintetizando o que foi dito ao longo da redação.
Não use abreviações do “internetês”, das marcas de oralidade, como “né” e “ok”.
Chegar antes/ Tão importante quanto se dar bem no exame é chegar a tempo para fazer a prova. O ideal é estar um pouco antes e evitar entrar para o exame afobado ou ansioso. A 2ª fase da Fuvest começa às 13h e a recomendação é estar no portão da Unip, às 12h30.
A previsão é de chuva para hoje. “Se chover em Rio Preto, pode haver lentidão no trânsito. Os pais precisam estar atentos e levar os filhos mais cedo para o vestibular”, diz o professor de biologia do SEB COC Rio Preto, Fernando Almeida.
O almoço deve ser mais cedo e o vestibulando deve se alimentar com carboidratos (como arroz e batata) e proteína (carnes em geral). Nada de comida gordurosa, que pode provocar cansaço e sono.
“Vamos distribuir água mineral para todos os vestibulandos hoje, antes da prova. A hidratação é fundamental”, diz o professor Fernando.
Ele aconselha ainda a ir para o local de prova com roupa leve, dentro do que o clima de Rio Preto pede, e se sentindo bem.
“Vamos estar torcendo por eles. É importante que a família dê todo o respaldo agora para os vestibulandos”, diz Fernando.
Esteja preparado/A Fuvest recomenda que o candidato leve para as provas caneta esferográfica (azul ou preta), lápis número 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas que tenham questões de matemática poderão ser usados, também, esquadros, transferidor e compasso. Todos os candidatos convocados deverão entregar hoje uma foto 3X4 recente.
Não poderão usar computadores, livros, cadernos, gorros, bonés, marcadores de textos e outras anotações.
Os portões da Unip serão abertos às 12h30 e fechados, às 13h. Não serão admitidos candidatos que chegarem atrasados. A universidade onde será aplicada a prova fica na avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Jardim Tarraf 2.
Provas/ A segunda fase da Fuvest é dividida em três dias de provas. Cada uma tem 4 horas de duração e o candidato poderá retirar-se da sala a partir das 15h.
Hoje, a avaliação é composta por uma redação e dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura.
Domingo (6), os candidatos vão responder 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e lingua estrangeira.
Na terça-feira, a prova será composta de 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida.
As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias universidades e serão aplicadas entre quarta e sexta-feira para as seguintes carreiras: artes cênicas (bacharelado e licenciatura), música (Ribeirão Preto), curso superior de audiovisual, design e arquitetura (São Paulo e São Carlos).
A primeira chamada vai ser divulgada no dia 2 de fevereiro.