Inbound Marketing

Também chamado de “marketing de atração” (traduzido livremente), o Inbound Marketing, é usado para chamar a atenção do público alvo através de ferramentas específicas e conteúdos gratuitos.

Como o próprio nome diz, esse conteúdo deve atrair clientes para o seu negócio não pela venda explícita de produtos, mas pelo interesse gerado a partir de informações relevantes para eles.  

Ele é o oposto do marketing tradicional ou “Outbound Marketing”, no qual os produtos e serviços são abertamente oferecidos para as pessoas através de anúncios em revistas, propagandas, outdoors, banners em sites, links patrocinados e outros. 

E COMO FAZER ISSO?

Antes de mais nada é preciso ter uma estratégia. Por exemplo, se você tem uma loja de veículos multimarcas, é preciso pensar no seu público alvo. Faça perguntas como: “Qual é o perfil econômico dos meus clientes”? “Qual a melhor linguagem a ser usada”?  “Como eu posso chegar até eles”? “Quais canais eles mais usam”?

Esta estratégia deve considerar os clientes que você já tem e os que você quer conquistar, pois para cada grupo podem ser feitas campanhas diferentes. Mas atenção! É preciso focar em um determinado nicho, não adianta atirar para todos os lados!

Depois é preciso saber o quanto você está disposto a investir e quais seus objetivos. Se eles não forem alcançados, é possível reestruturar as estratégias através da análise das informações. Você pode, por exemplo, descobrir que seus clientes em potencial acessam a Internet em horário diverso ao que você estava imaginando. Ajustar o horário das postagens já pode fazer uma boa diferença em termos de número de likes. Depois é só começar a usar as ferramentas de Inbound Marketing. 

E QUAIS SÃO ESSAS FERRAMENTAS?

Entre as principais estão:

Blog: deve trazer assuntos de interesse do seu público, de preferência com dicas e novidades e deve ser alimentado periodicamente. Você também pode produzir e disponibilizar e-books após o preenchimento de um formulário, assim você consegue mais leads (link para o texto de leads).

SEO: o uso das palavras-chave certas nos lugares certos faz com que você seja encontrado mais facilmente pelo seu público alvo;

E-mail marketing: apesar de muita gente achar esta ferramenta ultrapassada, ainda é uma ótima forma de se relacionar com os clientes e fidelizá-los. Isso pode ser feito através do envio de informações relevantes como novidades da área e cursos, por exemplo;

Redes Sociais: se bem usadas, podem ser a porta de entrada para mais clientes para o seu negócio. Aqui você precisa se destacar em meio à enxurrada de posts que aparecem na timeline do seu público. Ser criativo é um bom começo;

Site: é um ótimo recurso para apresentar conteúdos de Inbound marketing. Além da inserção do blog e e-books, ele pode ser formatado com técnicas de SEO fazendo com que mais pessoas descubram o seu negócio;  

Vídeo: é um formato que vem despertando cada vez mais interesse. E o melhor é que você não precisa de uma superprodução para conseguir um bom alcance. Baste ter conteúdo relevante e de qualidade.  Uma boa dica é dividir um curso em capítulos ou gravar um webinar. 

Lembre-se de que os conteúdos preferidos são aqueles que resolvem problemas. Títulos que começam com “Como…” costumam ser bem indexados. Por exemplo: “Como fazer pão caseiro” ou “Como comprar um carro usado” têm bastante procura.   

E QUAIS AS VANTAGENS DO INBOUND MARKETING? 

É se relacionar com seu público de uma forma amigável. É muito mais fácil convencer alguém de comprar seu produto quando já há uma relação pré-estabelecida e de confiança.

Isso porque, ao usar as técnicas de Inbound, você ganha autoridade, ou seja, para o cliente, é você quem entende do assunto e, dessa forma, você pode se tornar referência no segmento.

Outra grande vantagem é o custo:  o uso das ferramentas certas pode ter um ROI (Return On Investmen), ou retorno por investimento, menor do que as estratégias convencionais.  

E mais: com o Inbound Marketing você consegue atrair as pessoas certas, ou seja, aquelas que estão mais interessadas no seu produto, assim a chance de fechar negócios é bem maior. 

COMO MINHA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR DO INBOUND MARKETING? 

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