Hoken esta em segundo lugar entre as micros franquias.
A Hoken, que tem sede em São José do Rio Preto e 896 unidades, três a mais que o balanço de 2011. O custo inicial para abrir uma franquia é de 23 mil reais.
A Hoken esta na 12ª posição entre todas as franquias e em segundo lugar entre as micro-franquias.
Mais informações em: www.franquiahoken.com.br
As franquias brasileiras apresentaram crescimento acima de 15% no faturamento pelo terceiro ano consecutivo. Segundo os dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising, o setor faturou 103 bilhões de reais. Em número de unidades, o crescimento foi de 12,2%, com quase 12 mil novos pontos de venda.
Uma das redes que puxou este crescimento foi o Subway, que aumentou em mais de 60% suas unidades e aparece em 9º lugar na lista das maiores redes de franquias do país. O Boticário continua no topo do ranking, com o dobro de unidades do segundo colocado. Confira as redes com o maior número de unidades abertas no país.
1. O Boticário
Com 3550 unidades, a rede O Boticário é de longe a maior do país e continua crescendo. Segundo os dados da ABF, o crescimento em unidades em relação a 2011 foi de 9,2%. Criada em 1982, a marca virou franquia em 1987. O investimento inicial no negócio varia de 150 mil a 450 mil reais.
2. Colchões Ortobom
A Colchões Ortobom praticamente manteve suas unidades em 2012. A empresa, que produzia camas e hoje vende colchões, soma 1762 unidades abertas. O franqueado desembolsa de 93 mil a 183 mil reais para ser dono de uma unidade.
3. Kumon
A rede Kumon ficou conhecida por seu método para ensinar matemática. No Brasil desde 1978, a marca tem hoje 1565 unidades. O Kumon calcula que mais de 170 mil alunos já passaram por suas salas de aula. Quem se interessa no negócio investe entre 18 mil e 50 mil reais para começar a franquia.
4. AM PM Mini Market
A AM PM Mini Market, rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga, cresceu 23,2% em unidades em 2012, saltando da oitava para a quarta posição no ranking. Ao todo, a rede tem 1377 unidades. Todos os franqueados também são donos de postos da rede. O investimento inicial, só na loja de conveniência, vai de 116 mil a 280 mil reais.
5. McDonald’s
Mesmo sem aceitar novos franqueados, o McDonald’s continua na lista entre as maiores redes. São 1260 unidades, sete a menos do que o divulgado pela ABF em 2011. O investimento inicial fica em torno de 1,3 milhão reais.
6. Cacau Show
A rede de lojas de chocolates chegou a 1207 lojas em 2012, um crescimento de 7,2% em relação ao ano passado. O investimento inicial de uma franquia é de 155 mil reais, segundo a ABF.
7. L’Acqua Di Fiori
A rede L’Acqua Di Fiori foi criada em 1980 e começou a vender franquias três anos depois. Quem se interessa pela franquia desembolsa entre 60 mil a 145 mil reais para começar o negócio.
8. Wizard Idiomas
Uma das marcas de idiomas do grupo Multi, a Wizard tem 1163 unidades abertas. O investimento inicial em uma franquia fica entre 66 mil a 360 mil reais.
9. Subway
O Subway foi a marca que mais abriu unidades em 2012, crescendo 65% em lojas. A empresa, que estreou na lista de maiores franquias no ano passado, soma 1073 unidades. A rede cobra entre 270 mil e 440 mil reais por uma lanchonete.
10. Escolas Fisk
A Fisk caiu uma posição na lista, apesar do crescimento de 15% em unidades. No total, a marca tem 1002 franquias. O investimento inicial varia de 60 mil a 160 mil reais.
11. Bob’s
A rede de fast-food Bob’s foi fundada em 1952 e a expansão por meio de franquias começou em 1984. O crescimento foi 15,5% em relação a 2011. O investimento necessário para abrir uma unidade é a partir de 550 mil reais.
12. Hoken
Em relação ao ranking do ano passado, a Hoken, que fabrica e comercializa purificadores de água, caiu duas posições. A marca tem sede em São José do Rio Preto e 896 unidades, três a mais que o balanço de 2011. O custo inicial para abrir uma franquia é de 23 mil reais.