a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia de produzir e distribuir material direcionado para o seu público-alvo, ou seja, quem o seu negócio pretende atingir. Nada de falar com o público em geral, o foco é falar com àqueles para os quais o seu negócio está direcionado.

E como se diferencia o marketing de conteúdo do chamado marketing tradicional?

Podemos dizer que, através do marketing de conteúdo o cliente do seu nicho não é apenas informado sobre seu produto ou serviço, como acontece no marketing tradicional, mas ele é educado, ou seja, ele é levado a aprender sobre o que você vende, e o quanto aquilo pode ser importante para a vida dele.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo oferece benefícios que visam expandir o seu negócio, seja no volume de novos fomentos e parcerias, seja na consolidação da sua marca como uma referência do segmento. Conheça outros benefícios:

  • Custos menores – estudos indicam que investir em marketing de conteúdo pode custar até 60% menos quando comparado ao marketing tradicional.
  • Previsibilidade – as ações de marketing de conteúdo são mensuráveis e isso lhe dará a possibilidade de saber, de forma concreta, o que realmente dá resultado, bem como o que precisa ser modificado para atrair seu cliente.
  • Visibilidade – postagens de novos conteúdos geram oportunidade de ser visto por novos potenciais clientes.
  • Engajamento – conteúdos instrutivos e relevantes são capazes de fomentar o engajamento de clientes, ou interessados no seu segmento, com a sua marca.
  • Vendas – tudo isso faz gerar oportunidades de vendas, seja para que a equipe faça uma abordagem mais direta ao possível cliente, ou para os casos em que ainda não for o momento da compra, preparar esse cliente para lhe procurar quando estiver pronto para a aquisição do produção/serviço.

Estratégias

Para que o marketing de conteúdo lhe traga o resultado desejado é necessário investir um tempo considerável traçando a estratégia ideal.

Como é possível estimar os custos e receitas vindas do marketing de conteúdo, isso irá ajudá-lo caso seja necessário uma adequação de estratégia.

Um fator relevante é conhecer o ROI (Retorno Sobre o Investimento), que pode englobar desde o salário da equipe, até o investimento em plataformas, chegando a geração de Leads que fechem vendas.

Conheça algumas formas de aplicar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo.

Blog

O blog é a forma mais comum de atração na internet, podendo ser a porta de entrada para novos e bons negócios. Então, além de ter um, faça com que ele gere resultados.

É preciso saber qual a periodicidade ideal das postagens. Um volume maior pode ser uma boa estratégia, mas de nada valerá se o conteúdo não for relevante ao seu público.

Por isso é fundamental fazer o planejamento das pautas com antecedência, de uma maneira que seu potencial cliente seja atraído por temas relevantes que o faça ter interesse em parar para ler.

Paralelo a isso não esqueça da formatação SEO, o que irá deixar seu conteúdo mais bem posicionado no Google, gerando mais acessos.

Conteúdos Ricos

Podemos chamar de conteúdo rico o material educativo que agrega valor a quem passa pelos canais de comunicação da sua empresa.

Um exemplo bastante usado são os e-books, que funcionam como livros digitais, e abordam de forma ampla um determinado tema.

Outra possibilidade são os webinars, que funcionam como uma conferência digital, onde é possível que alguém da empresa “X” fale diretamente com pessoas interessadas em determinado produto/serviço, podendo sanar dúvidas e estreitar futuros contatos.

Vídeos

Os vídeos estão cada vez mais populares. E para atrair a atenção precisam trazer conteúdo de interesse do seu público.

Como forma de planejamento, aqui vale criar um padrão que lembre um canal, inclusive com um nome específico. Outra possibilidade é fazer vídeos como se fossem uma série, de um tema específico, e mudar a cada mês, ou em espaços que sejam mais viáveis ao seu planejamento de marketing de conteúdo.

Os vídeos podem ser direcionados a sites ou redes sociais, sempre seguindo o perfil estratégico traçado ao seu negócio.

Redes Sociais

Diferente do que muitos possam pensar, as redes sociais são um excelente lugar para fazer bons negócios, basta saber usar os melhores canais.

O tráfego é intenso, a comunicação é barata e rende bons resultados, existe uma chance grande de viralização, e gera uma quantidade significativa de relacionamentos.

Além de usá-las para compartilhar o conteúdo do blog da empresa, é indicado a criação de materiais exclusivos, que trazem uma variável imensa de formas de ações.

Também é importante destacar que, embora o Facebook seja a maior rede social do momento, o Instagram, Youtube e o LinkedIn têm mostrado ótimos resultados, além de outros redes que estão chegando.

Email Marketing

É cada vez mais comum o uso do e-mail marketing para espalhar conteúdo, atrair novos contatos e fidelizar clientes.

Uma das formas de ação é a newsletters, mas existem outras maneiras de usar o canal, de acordo com o foco de cada negócio, e seu consequente plano de ação.

Um erro comum é comprar listas de e-mails. Para que o envio possa converter em bons resultados é importante ter seu próprio mailing, construído com base em pessoas que já demonstraram interesse pelo serviço/produto que sua empresa oferece, e conseguir esses contatos, por si só, depende de estratégia de atração.

Outro detalhe relevante é a segmentação. Enviar o e-mail certo para a pessoa certa fará toda a diferença para um resultado positivo.

Determinar uma regularidade de frequência e conseguir mantê-la faz toda a diferença na fidelização do seu público/cliente.

Lembre-se sempre que, o sucesso do marketing de conteúdo não se deve apenas a escrever um bom texto em um blog, ou em redes sociais, é preciso saber o que escrever, quando postar, e em qual canal de comunicação, somente assim será possível atrair e converter o público que irá gerar o resultado desejado.

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? A Agência Pericoco pode ajudar você.