O professor e escritor Hamilton Luiz Pereira lança no próximo dia 13, a partir das 16 horas, na Livraria Empório Cultural, no Rio Preto Shopping, seu novo livro infanto-juvenil “O primeiro voo do Herói”. O livro é o segundo da “Coleção Ícones da nossa História”, que tem como objetivo envolver personalidades brasileiras quando ainda eram simples adolescentes, numa trama cheia de aventuras e mistérios, tendo como cenário, importantes fatos e acontecimentos históricos da época.
“Acredito no misto ficção/realidade para enriquecer uma obra literária e no encantamento da História como uma forma de envolver nossos estudantes na busca do conhecimento. Para isso, meus personagens fictícios vivem um grande mistério, recheado de muitas aventuras, com essas personalidades quando elas ainda eram simples adolescentes”, comenta Pereira, que é professor do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio há mais de 15 anos.
No primeiro livro, “O melhor amigo de Machado”, lançado em 2008, sucesso de adoção nas escolas de Rio Preto e região, Pereira envolveu o grande escritorMachado de Assis, aos 11 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XIX. Agora, com “O primeiro voo do Herói”, apresenta o menino Alberto Santos Dumont, inventor do avião, quando morou na região de Ribeirão Preto, no final do século XIX.
“Para criar a trama, fico imaginando quais foram as influências que essas personalidades receberam na sua infância e adolescência. Para isso, faço uma minuciosa pesquisa de campo nas cidades onde as histórias acontecem. O objetivo é transportar o meu leitor para estes lugares e viverem a História do livro”. Seu objetivo é aproveitar a trama, recheada de muita aventura e mistério para contar importantes fatos da nossa História.
“Minhas obras não são livros de História. Apenas abordam assuntos dentro do contexto histórico vivido pelos personagens”. Dentre os assuntos, Pereira destaca, em seu novo livro, a infância de Alberto Santos Dumont quando morou na região de Ribeirão Preto. “O pai de Santos Dumont, que também era engenheiro, foi responsável pela construção da Ferrovia Mogiana que entrava em suas fazendas, que chegou a ser a maior produtora de café do mundo, para escoar a produção. Assim, ele se tornou o primeiro grande Rei do Café. E foi graças a riqueza do café que Santos-Dumont pode construir seus experimentos lá na França: o primeiro dirigível e avião da História, o 14bis”.
Pereira aborda ainda, em seu novo livro, assuntos como Mitologia Grega e a Imigração Italiana, temas importantes trabalhados em sala de aula durante o Ensino Fundamental 2. “Hoje em dia fala-se muito sobre empreendedorismo e perseverança, temas que devem ser tratados em sala de aula. Temos grandes exemplos de pessoas que deram a vida por isso. Exemplos como Machado de Assis, que era órfão, pobre e mulato que, mesmo vivendo durante o período de escravidão no Brasil, venceu e tornou-se um dos maiores escritores do mundo. Santos-Dumont que utilizou toda a sua fortuna para construir seus experimentos em busca de um único sonho: o homem voar como os pássaros. E o Barão de Mauá, minha próxima personalidade, que foi um grande exemplo de patriotismo e empreendedorismo da nossa história. E o que é ensinado sobre eles? Quase nada. Por quê? Talvez seja porque nós brasileiros achamos que nossos heróis não existam. Ou que destacamos mais defeitos de nossos heróis do que suas virtudes”.
Outra característica em sua obra é que por se tratar de literatura infanto-juvenil, seus textos apresentam capítulos e parágrafos curtos para dar dinamismo à leitura. “Nossas crianças e jovens precisam treinar a leitura. E isso requer um texto envolvente e dinâmico. Escrevo meus livros para treinar esse futuro grande leitor. Minhas obras são degraus para que meus leitores cheguem preparados a encarar obras literárias de grandes autores como Machado, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Flaubert, e tantos outros”.
Serviço:
Lançamento do livro “O primeiro voo do Herói”, de Hamilton Luiz Pereira, Editora McHilliard, www.mchilliard.com.br ; www.oautorevoce.blogspot.com
Data: sábado, 13 de julho de 2013
Horário: às 16 horas
Local: Livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping, avenida Brig. Faria Lima, 6363 – Jd Morumbi.
Mais informações: (17) 3226-4141
Sinopse do Livro
Sofia é uma menina de 12 anos que vive um grande mistério durante suas férias escolares, no interior Paulista. Em posse do Medalhão de Ícaro, Sofia é lançada ao ano de 1884, onde encontra o menino Alberto Santos-Dumont. Lá, depara-se com um estranho fenômeno conhecido por Geoglifos, que poderá impedir os projetos de sucesso do futuro aviador. Para resolver esse mistério, se envolverão numa trama cheia de aventuras e surpresas, além do despertar de suas paixões, segredos e sonhos.
Prefácio de Marcos Pontes, primeiro Astronauta Brasileiro
“… Ao ter esta obra em minhas mãos, coloquei tudo o que estava fazendo de lado e simplesmente não conseguia parar de ler. A precisão e leveza com que o autor nos conduz pelos lugares e eventos são notáveis. O livro é cativante, cheio de lições para a vida. Nossa imaginação é constantemente ativada pelas descrições dos lugares históricos e pelos misteriosos objetos. Ao longo das páginas perguntamos: isso parece real… será que eles existem? Como leitor isso significa mergulhar na história e essa é a mágica dos bons livros. Como astronauta e fã de Santos Dumont, estou radiante por este livro proporcionar aos jovens brasileiros conhecimento da história desse grande pioneiro…”
Características da obra
Aventura e mistério, rica em intertextos literários, cinematográficos e históricos, envolvendo a biografia de Santos-Dumont, tendo como cenário a importância da produção Cafeeira e a chegada da Ferrovia Mogiana, que alavancou o desenvolvimento do interior paulista. Aborda ainda assuntos como Mitologia Grega e Imigração Italiana, além de Temas Transversais como amizade, perseverança e empreendedorismo.