Rio-Pretenses se rendem ao coaching

Compartilhe

Rogério Martins: “O coaching libera o potencial e maximiza o desempenho”
Quem faz garante que dá resultado e por isso cresce a cada dia o número de empresas e profissionais liberais que buscam o coaching (técnico ou treinador, em inglês) como forma de aprimorar habilidades de relacionamento no trabalho ou pessoal. Segundo especialistas, os objetivos são expandir a performance, mudar comportamentos e definir metas de longo prazo, além de formar líderes que desejam aplicar o treinamento na orientação e desenvolvimento de seus colaboradores.

Um mercado em expansão na cidade, que nos últimos meses desperta interesse e tem atraído gente de outras regiões e até estados. Exemplo do empresário Antonio Wilson, de Porto Velho, que viajou dois mil quilômetros para fazer o treinamento após indicação da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia. “Foi minha primeira experiência na prática, até então eu só tinha informações teóricas”, afirma.

O maior ganho profissional, diz ele, está na capacidade adquirida de organização administrativa, o que refletiu positivamente nos negócios. “Já pessoalmente tornei-me ainda mais espiritualizado, ganhei em humildade e força de vontade.” Nascido em Potirendaba (37 km de Rio Preto), o advogado e comerciante Renato Maluf esteve em Rio Preto e passou pelo treinamento no final de fevereiro. Foram cinco dias de cursos e um ótimo resultado, afirma.

Era digital 

Atualmente existem várias abordagens de coaching como o com PNL, Ontológico ou Coaching Sistêmico entre outras. Outra novidade do mercado é o uso da tecnologias que permitem sessões online em, tempo real através do skype ou emails ou vídeos conferência principalmente no treinamento de equipes. Na visão de quem fez o curso, o principal ganho do coaching é adentrar numa área até então muito desconhecida: a excelência profissional e pessoal.

Técnica reforça os pontos fortes

No final de abril, a Academia Brasileira de Coaching promove mais um curso em Rio Preto com a metodologia LPC (Life & Professional Coaching), mais conhecido como o “Coaching do Ser”. O objetivo é mostrar aos participantes como gerenciar e otimizar o tempo, traçar planos de ações, visualizar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

“Isso porque focando em seus pontos fortes e não nos pontos a serem melhorados, você consegue maior desenvoltura, autoestima, posicionamento, inteligência emocional, dentre outros benefícios. Tudo isso influencia na mudança de vida, especialmente a profissional”, explica o master coach Rogério Martins. Segundo ele, o coaching é um processo que envolve o diálogo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente). “Libera o potencial da pessoa para que ela maximize o seu desempenho”, afirma.

A tradutora e gerente de licenciamento de marcas Camila Bellintani Pereira, 31 anos, participou da última turma em fevereiro e aprova. Foram cinco dias de curso. “Um dia comprei uma revista voltada ao corporativo, nela havia uma matéria na qual o entrevistado falava sobre uma mudança radical que teve em sua vida profissional e pessoal após contratar um coach para direcioná-la. Eu já tinha ouvido falar. Foi aí que fiquei bastante tentada a fazer o curso”, lembra.

Cética e racional, Camila disse que a primeira boa surpresa foi saber que Rio Preto tem profissionais capacitados e oferece o treinamento. A segunda foi o resultado. “Agimos e pensamos automaticamente, e o coaching te faz repensar este “automático” e sem perceber, naturalmente, você começa a agir e pensar de forma diferente. E é isso que faz você ser melhor, tanto no profissional quanto no pessoal”, fala.

Vantagem é mensurar resultados

Especialistas apontam que o perfil das pessoas que procuram o coaching é bastante variado e o mercado está em expansão. A faixa etária vai de 20 até 69 anos e, em geral, profissionais que buscam aprimoramento para desenvolver liderança interior e expandir habilidades mentais e emocionais. São desde estudantes até grandes empresários. Entre os profissionais liberais se destacam psicólogos, administradores de empresa, profissionais de recursos humanos, advogados e médicos.

“Atendemos profissionais e diversas áreas: engenharia, software, distribuidoras de peças, contabilidade e até mesmo do segmento da alimentação O coach vai auxiliá-los com suas vendas, finanças, marketing, gestão, formação de equipes ”, explica Fred Silveira, da Action Coach.
Segundo ele, embora em expansão o mercado de coaching é relativamente novo no país – não chega a 15 anos – e agora empresas e profissionais estão tendo maior contato e conhecendo as vantagens do serviço.

Por ser uma ciência do desenvolvimento humano que visa potencializar as pessoas para conquistar determinado resultado, o treinamento utiliza uma metodologia pragmática que apresenta resultados mensuráveis. Além disso, dizem os especialistas, o mercado de trabalho está cada vez mais optando por profissionais que possuam no currículo formação em coaching.

Roda da vida

Quem contrata um coaching começa o processo de autoconhecimento pela técnica “Roda da Vida”, em que o coachee dá nota para todas suas áreas de atuação, o que dá uma dimensão do que precisa ser melhorado. Em geral, o processo dura entre dez e 12 sessões e pode ser repetido conforme necessidade do cliente.

Dos endividados aos endinheirados

Coach de Sucesso Financeiro, o professor Lucimar Sasso. de Rio Preto, atua como profissional na área desde 2009 e diz que seus clientes podem ser divididos em três tipos independente da idade, sexo, raça ou credo: pessoas endividadas, os que estão em uma situação estável e aqueles que receberam grandes quantias de dinheiro como heranças, prêmios e outros.

“Normalmente uma pessoa com problemas financeiros ao invés de procurar um coach ela procura o banco. Porém, quando ela se endivida e a dívida chega a quase metade do seu patrimônio, o banco para de emprestar dinheiro e ela se vê em um estado de desespero”, explica.

Na segunda situação encontram-se aqueles que estão em uma situação estável e desejam aumentar seus rendimentos e patrimônio líquido. “São pessoas que mesmo com a situação financeira estável decidem sair de sua zona de conforto, do comodismo e entrar em ação para atingir seu pleno potencial financeiro.”

Por último, diz ele, os clientes que não sabem onde investir. “Assim como existem pessoas que surtam quando estão endividadas, por incrível que pareça, em alguns casos elas também entram em estado de choque quando recebem grandes quantias de dinheiro de repente.”

Sasso já publicou um livro sobre o assunto (Dez Segredos para Ficar Rico – HN Publieditorial) e tem outro no prelo. Entre as dicas fixa a definição de metas – um dos grandes problemas da maioria das pessoas é não saber exatamente onde querem chegar, diz – e a descoberta dos valores de vida pessoais para chegar ao sucesso financeiro.

Por Guto Pereira (Diário da Região)
Matéria - Diário da Região - Coaching

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcus Barboza

Marcus Barboza

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Informações

Acompanhe-nos

Trabalho remoto

Endereços para correspondência:

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125 – Centro

Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442 – Aclimação

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.