Acontece em 11 de agosto de 2014, na livraria Empório Cultural, Café Filosófico “Sentimento Caipira: prosa e causos de nossa gente“, com o artista plástico e escritor, Jocelino Soares, autor do livro “Clara, um romance caipira”. Participe você também deste divertido bate papo! Evento aberto e gratuito, às 20h.
Jocelino Soares foi criado na roça, dividiu sua infância entre Neves Paulista e São José do Rio Preto. Autodidata, buscou na arte uma maneira de sair do ambiente. Ainda criança, desenhava com carvão nas paredes da casas e aos 16 anos, começou a desenhar no papel e procurar a vencer por meio da arte.
Quando perguntado qual a análise faz de seus 40 anos de carreira, o artista plástico é reflexivo. “Vou precisar de mais quarenta anos para fazer uma análise da minha obra. Acredito que a arte me proporcionou uma busca interior, me fez uma pessoa melhor, por meio dela participei de exposições na Itália e nos Estados Unidos da América”, diz Soares.
“A minha fonte é o campo e a roça. Se antes, usava a arte para sair dali, hoje percebo que faço de tudo para não deixar que a roça saia de mim. Utilizo muito a memória afetiva para produzir minha obra”, completa.
A ideia de escrever o romance “Clara, um Romance Caipira”, primeiro romance do artista surgiu das crônicas escritas por Jocelino Soares e publicadas no jornal Diário da Região. Em 2013, ele escreveu três crônicas sobre a personagem Clara, que deu origem ao livro. Em 2010, ele lançou um livro de coletâneas das crônicas escritas para o jornal, desde 2007.
O livro contextualiza alguns fatos da história da região com o romance ficcional. Ele foi escrito em três meses, de dezembro de 2013 a março de 2014.
Serviço:
Café Filosófico “Sentimento Caipira: prosa e causos de nossa gente”
Local: No mezanino da Livraria Empório Cultural no Riopreto Shopping
Data: 11 de Agosto de 2014
Hora: 20h
Evento aberto e gratuito