Marketing conversacional

marketing-conversacional

Você quer adotar as ferramentas do marketing conversacional para aumentar suas vendas, mas não sabe por onde começar?

Você está no lugar certo! A Agência Pericoco está preparada para lhe dar todo o suporte na hora de escolher e implementar a melhor ferramenta para o seu negócio.

Mas o que é Marketing conversacional?

É a maneira mais fácil de criar diálogos que são repetidos diariamente, mas de forma funcional, de modo a automatizar o que na prática é feito por pessoas reais.

As conversas são personalizadas com cada cliente para transformar usuários em leads qualificados e tornar o processo de vendas cada vez mais assertivo.

Essa estratégia utiliza mensagens direcionadas em tempo real e funciona via chat em sites ou em redes sociais, com a ajuda dos chamados assistentes conversacionais, os chatbots.

Atendimento ao consumidor

Com tantos acessos diários em um site, nem sempre é possível atender a todos os usuários de forma rápida e eficaz.

Assim, surgem os chamados bots, isto é, os assistentes virtuais programados para atender ao consumidor quando ele precisar.

Esse método é uma forma poderosa de atender ao público de maneira rápida e, por isso, tem sido adotado por empresas de diferentes segmentos, pois ajuda a identificar exatamente o que cada pessoa precisa assim que ela entrar em contato com seu produto ou serviço.

Experiência humanizada

O marketing conversacional oferece uma experiência em tempo real, através de mensagens mais humanizadas e personalizadas aos clientes e embaixadores das marcas.
É uma estratégia usada por empresas que querem diminuir seu ciclo de venda, aprender mais sobre os seus clientes e criar uma experiência de compra mais humana e personalizada.

Por meio dele utilizam-se ferramentas inteligentes que possibilitam uma comunicação um-para-um e imediata, para que seus leads possam engajar com você no momento em que eles quiserem, sem precisar ter que esperar por um retorno da sua empresa.

A Agência Pericoco é especializada em fazer esse processo para o seu empreendimento.

 

Como funciona o marketing conversacional?

No questionário, os participantes respondem questões, como, sua idade, preferências, produtos e cosméticos favoritos do segmento. Portanto, a cada segmento vale o mesmo princípio.

Com isso, o aplicativo consegue entender sobre o perfil dos usuários, a fim de oferecer um conteúdo relevante para diferentes consumidores.

Além de gerar engajamento, a ação proporciona uma segmentação de diferentes personas, facilitando a automação de marketing digital na estratégia da marca.

Diversas empresas já utilizam o marketing conversacional para entender sobre o seu público-alvo. Eles já programaram seus equipamentos para perguntar aos usuários se eles gostariam de participar de um breve questionário sobre seus hábitos de consumo e beleza, no caso de linhas de produtos de beleza, por exemplo.

Menos gente trabalhando e mais agilidade

Um chatbot pode atender dois ou mais clientes ao mesmo tempo, e de maneira ininterrupta durante o dia e o ano inteiro, ou seja: não infla a folha de recursos humanos nem gera passivos trabalhistas e tem qualidade de serviço constante.
Milhares de dados e informações podem afetar o diálogo com um cliente, e as suas análises por um representante da empresa poderia demorar muito tempo.

Uma pesquisa da SurveyMonkey e da Salesforce confirma essa tese ao mostrar que 55% dos entrevistados valorizam, principalmente, as respostas instantâneas.

Para tecnologias com inteligência artificial, segundos seriam mais que suficiente. Além disso, seu caráter de tempo real é um grande ingrediente para a experiência do contato por meio do marketing conversacional.

Experiência otimizada

Preencher formulários ou aguardar respostas que nunca chegam não é só frustrante, mas também um grande motivo para que os clientes desistam de negociar.
Se os canais forem geridos por robôs, é crucial usar a personalização para tornar os contatos mais próximos e relevantes.

Também é possível apontar a busca pelo engajamento como um de seus fatores. Afinal de contas, os aplicativos e as redes sociais já dominados pelos clientes são um forte apelo para a aproximação da empresa com o seu público.

As redes sociais podem ser canais de vendas ou de relacionamento para um negócio. Elas podem ser gerenciadas por um social media ou por um chatbot — sendo que, nesse último caso, eles podem estar disponíveis de forma intermitente.

É possível desenhar um fluxo de conversas

Importante deixar claro, que para criar um chatbot, você não precisa ser um programador, desenvolvedor ou algo do tipo.

É preciso com certeza que entenda do negócio, tenha noções de fluxos de conversa, entenda o contexto em que o bot está inserido e tenha em mente que esse trabalho exige customização e teste, constante.

E como já se sabe a tecnologia hoje é totalmente integrada, e graças a existência de ferramentas como o BLiP que surgiram para facilitar este tipo de trabalho, é possível desenhar fluxos de conversas dentro da ferramenta e acompanhar em tempo real como o seu desempenho na prática. Tudo isso de uma maneira muito simples e visual.

Com o auxílio da tecnologia, é possível automatizar tarefas repetitivas e eliminar filas de espera — como os chatbots, que respondem às perguntas mais comuns e atendem mais pessoas em menos tempo. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a outros pontos mais importantes do relacionamento com o cliente.

Menos mecânico

Se você quer mesmo saber sobre o seu público consumidor, deve ter em mente, que formulários são ferramentas muito impessoais e frias. Sem falar que a maioria das pessoas detesta preencher, pois implica em parar e dedicar tempo aquela ação. O que pode levar os clientes a ter dificuldades para se envolver com a sua empresa. Então, para adotar a estratégia de marketing conversacional, invista mais em mensagens do que em formulários.

Mas calma, você não precisa remover tudo do seu site. Adicione mensagens por meio de chatbot e chat online, permitindo que os clientes iniciem uma conversa quando for mais conveniente para eles. Assim, você oferece uma experiência mais pessoal e ainda um suporte 24 horas para atendê-los.

E aí ficou interessado? Então entre em contato com a Agência Pericoco para traçarmos uma estratégia com a cara da sua empresa.

Fale com a gente aqui

WhatsApp: (11) 93029-8785

e-mail: [email protected]

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto

Rua Bernardino de Campos, 3125 – Centro

Agência Pericoco Núcleo São Paulo

São Paulo: Rua Castro Alves, 442 – Aclimação

 

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.