Muito além de postar, comentar e curtir, as mídias sociais podem e devem ser usadas para divulgar seu negócio de forma profissional. Cada uma tem uma particularidade e deve ser trabalhada de forma a alcançar seu público alvo e a preservar e reforçar a imagem da sua empresa.
Entre as principais Mídias Sociais estão:
Instagram:
Recentemente essa rede abriu espaço para links patrocinados, que podem levar a uma landing page, e-commerce ou até direto ao seu WhatsApp. Como é uma mídia que privilegia as imagens, é importante investir em boas fotos tanto para o feed quanto para o stories que também pode ser interativo. Atenção! O Instagram é majoritariamente acessado por dispositivos mobile, então olho nesse formato!
Facebook:
Diz o ditado que “se você não está no Facebook você não existe”. É a segunda mídia social mais usada do momento (perde apenas para o Youtube) com mais de 2 bilhões de usuários. É um espaço bem versátil para divulgar tudo sobre o seu negócio: desde horário de funcionamento, produtos, serviços, vídeos e links. Assim como o Instagram também permite a utilização de links patrocinados.
Twitter:
Famosa pelo ícone do passarinho, é uma mídia que já teve dias melhores. Atualmente é bastante usada para comentar assuntos do momento como campeonatos de futebol, notícias de celebridades e assunto políticos. Isso não quer dizer que ela não possa ajudar nos negócios, basta saber como.
Youtube:
Com 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente é a mídia mais popular do momento. O sucesso dessa mídia se deve ao fato de que as pessoas adoram conteúdos em vídeo, o que pode ser aproveitado para ações de Inbound Marketing como criação de webinares, cursos e tutoriais.
Pinterest:
Normalmente negligenciada para negócios é uma mídia com grande potencial de expansão. Um bom uso do Pinterest é postar fotos não apenas do seu negócio, mas criar imagens que sirvam de referência para o seu segmento. Se você tem uma confecção, por exemplo, pode criar uma pasta com as últimas tendências em moda.
LinkedIn:
Agora sim estamos falando de negócios. É a maior rede social corporativa que existe. Nela é possível explorar várias possibilidades: além de ter um perfil da sua empresa, você pode criar conteúdos para gerar autoridade no assunto, procurar candidatos para suas vagas, conhecer melhor o perfil de profissionais de várias áreas e fazer contato com eles.
WhatsApp:
Pode até ser considerada uma rede social na medida em que permite a interação entre pessoas e grupos. É preciso tomar cuidado para usá-la para negócios pois muita gente ainda considera seu número de WhatsApp como um espaço bem particular e não gosta de ficar recebendo anúncios. Um bom uso comercial desta mídia é criar um canal de comunicação com seu cliente, para tirar dúvidas, por exemplo.
Antes de divulgar seus produtos e serviços nas mídias sociais é preciso fazer um planejamento: em qual delas investir e como faz toda a diferença para o sucesso das suas vendas e para a imagem da sua empresa.
Resista à tentação de achar que você mesmo, ou o “seu sobrinho” pode tomar conta delas.
Para se sair bem nas mídias sociais é preciso contar com serviços de profissionais que conheçam bem as particularidades de cada uma e que saiba usar as ferramentas de forma correta.
Se você está precisando de um serviço profissional de mídias sociais entre em contato com a gente e saiba o que podemos fazer pela sua marca!