Você já sabe que a Internet é uma ótima ferramenta para fazer negócios. E como fazer isso da melhor forma, você sabe? Com a Geração de Leads.
Atualmente existem várias ferramentas de marketing digital capazes de gerar negócios e talvez esse seja o problema e a solução. Isso porque com tantas opções à disposição é fácil naufragar nesse mar digital.
Então o que fazer?
Contratar os serviços de uma pessoa ou empresa especializada é um ótimo começo. Através da análise do seu negócio os profissionais de marketing digital podem direcionar seus recursos para ações que lhe tragam o resultado esperado. Uma destas ações é a geração de leads.
Mas o que são Leads?
Traduzindo de forma bem simples, um lead é uma pessoa que se interessou pelo seu negócio. Ela pode ter entrado em contato com você através do seu site pedindo mais informações sobre seu produto ou serviço. Pode ser também que ela tenha preenchido um formulário para ganhar um e-book, por exemplo.
Geração de Leads?
O primeiro passo é resistir à tentação de ficar falando sobre as vantagens dos seus produtos. Nessa primeira fase, a pessoa (lead) está buscando a solução para algum problema e isso é chamado de “dor”. Por isso você deve ter bons conteúdos sobre como resolvê-lo. Por exemplo: uma pessoa precisa alugar uma roupa para um casamento. Então ela vai no Google e faz a busca. O “pulo do gato” aqui é ter um material com palavras-chave em um conteúdo com dicas de moda e estilo: “Como alugar um vestido para casamento”? “Quais vestidos estão em alta para casamento”? “Vestidos para madrinhas para mulheres cheinhas” Dessa forma você vai atrair a atenção do seu lead de forma positiva e a pessoa vai fazer uma boa associação com a sua marca.
A jornada continua com o funil de vendas, formado por várias etapas até o fechamento do negócio, mas isso é assunto para outro tópico. Nesse meio tempo você pode oferecer, além de dicas, e-books sobre o assunto. Para isso a pessoa irá preencher um formulário com informações como nome e e-mail, assim é possível conseguir informações valiosas sobre seu lead para ações futuras de marketing.
E o que fazer com os Leads?
Depois que você conseguiu um bom número de leads, é preciso “nutri-los”, ou seja, continuar enviando a eles conteúdo de boa qualidade sobre o assunto do seu interesse. Para isso você pode, além de e-books, ter um blog, fazer podcasts, infográficos, webinar, tutoriais e outras ferramentas.
Assim você se tornar autoridade no assunto, ou seja, seu lead passa a reconhecê-lo como referência na área e vai levar a sua opinião muito em conta antes de fechar qualquer negócio.
Vamos pegar outro exemplo. A compra de uma casa ou apartamento, por exemplo, é bem mais complexa, pois é uma coisa que as pessoas fazer uma ou duas vezes na vida, em média. E desde o interesse no produto até o fechamento da venda é uma longa jornada, afinal o investimento em um imóvel envolve uma grande quantia de dinheiro.
Então se você conseguiu estabelecer uma relação de confiança com o seu lead, é bem provável que ele leve em conta sua opinião antes de comprar um imóvel. Lembre-se de que todo esse conteúdo mencionado acima está vinculado ao seu negócio, nesse caso, o site e redes sociais da sua imobiliária ou loja de aluguel de vestidos.
É claro que a geração de leads e a conversão para o fechamento de um negócio envolve muitas outras etapas e ferramentas de marketing.
Entre em contato! Converse com a gente e saiba como podemos gerar bons leads para que você possa gerar ótimos negócios!