Inbound Marketing

Também chamado de “marketing de atração” (traduzido livremente), o Inbound Marketing, é usado para chamar a atenção do público alvo através de ferramentas específicas e conteúdos gratuitos.
Conheça alguns clientes:
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Nutri-mais

O que é?

Como o próprio nome diz, esse conteúdo deve atrair clientes para o seu negócio não pela venda explícita de produtos, mas pelo interesse gerado a partir de informações relevantes para eles.

Ele é o oposto do marketing tradicional ou “Outbound Marketing”, no qual os produtos e serviços são abertamente oferecidos para as pessoas através de anúncios em revistas, propagandas, outdoors, banners em sites, links patrocinados e outros.

Serviço-Inbound

O Inbound Marketing atrai e nutre prospects de maneira orgânica, por meio de conteúdo relevante e valioso, fortalecendo relacionamentos e gerando clientes fiéis.

Como fazemos?

Antes de mais nada é preciso ter uma estratégia. Por exemplo, se você tem uma loja de veículos multimarcas, é preciso pensar no seu público alvo. Faça perguntas como: “Qual é o perfil econômico dos meus clientes”? “Qual a melhor linguagem a ser usada”? “Como eu posso chegar até eles”? “Quais canais eles mais usam”?

Dashboard tagcenter, Marketing conversacional

Quais são as ferramentas de Inbound Marketing?

  • Blog: deve trazer assuntos de interesse do seu público, de preferência com dicas e novidades e deve ser alimentado periodicamente. Você também pode produzir e disponibilizar e-books após o preenchimento de um formulário, assim você consegue mais leads (link para o texto de leads).
  • SEO: o uso das palavras-chave certas nos lugares certos faz com que você seja encontrado mais facilmente pelo seu público alvo;
  • E-mail marketing: apesar de muita gente achar esta ferramenta ultrapassada, ainda é uma ótima forma de se relacionar com os clientes e fidelizá-los. Isso pode ser feito através do envio de informações relevantes como novidades da área e cursos, por exemplo;
  • Redes Sociais: se bem usadas, podem ser a porta de entrada para mais clientes para o seu negócio. Aqui você precisa se destacar em meio à enxurrada de posts que aparecem na timeline do seu público. Ser criativo é um bom começo;
  • Site: é um ótimo recurso para apresentar conteúdos de Inbound marketing. Além da inserção do blog e e-books, ele pode ser formatado com técnicas de SEO fazendo com que mais pessoas descubram o seu negócio;  
  • Vídeo: é um formato que vem despertando cada vez mais interesse. E o melhor é que você não precisa de uma superprodução para conseguir um bom alcance. Baste ter conteúdo relevante e de qualidade.  Uma boa dica é dividir um curso em capítulos ou gravar um webinar. 
  • Lembre-se de que os conteúdos preferidos são aqueles que resolvem problemas. Títulos que começam com “Como…” costumam ser bem indexados. Por exemplo: “Como fazer pão caseiro” ou “Como comprar um carro usado” têm bastante procura.  

E quais as vantagens do Inbound Marketing?

Relacionamento

Estreitar laços com clientes e prospects.

Autoridade

Posicionar-se como referência no mercado.

ROI mais eficiente

Obter melhor retorno com menor investimento.

Segmentação de público

Focar em públicos-alvo específicos.

Mais Tráfego

Aumentar visitas ao site ou plataforma.

Visibilidade da marca

Ampliar reconhecimento e exposição.

Educar os leads

Informar e nutrir prospects para conversão.

Acessos orgânicos

Atrair visitantes sem investir em anúncios

Atrair atenção

erar interesse por meio de conteúdo relevante.

Falam da sua marca

Incentivar defensores e recomendações.

Mais engajamento

Estimular interações e fidelização de clientes.

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