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Tráfego e performance

tráfego e performance

Você sabe como fazer tráfego e performance? Ou é daqueles que ainda não sabem como fazer seus clientes te procurarem através do seu site?

A Agência Pericoco tem especialistas que só fazem isto. Ou seja, podemos melhorar o tráfego de seu site, e torná-lo plenamente eficaz.

E isto, não se faz do dia para a noite, pois para melhorar suas vendas pela internet, é preciso saber por onde começar. Você sabe?

Tráfego e performance

Antes de mais nada é preciso medir o tráfego de suas ações e investir no marketing de conteúdo, a fim de melhorar a performance de suas redes ou páginas que visa concluir as vendas.

E se você tem dúvidas se vale a pena investir em tráfego pago, a resposta é: depende se quer ter resultados imediatos ou duradouros.

Segundo o expert no assunto, Neil Patel, muito embora o tráfego orgânico seja bastante efetivo, para construir uma estratégia de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) é preciso tempo e muito estudo.

Ou seja, se o seu negócio não for este, como é o nosso, talvez estará desviando do seu foco principal, que seria vender.

Até porque, isto exige, planejamento, conhecimento técnico e muito cuidado para otimizar cada detalhe de suas páginas.

Portanto, não é algo que se aprende, se aplica e gera retorno do dia para a noite. Por outro lado, quando dá resultado, ele dura mais tempo do que o período em que você paga para manter anúncios ativos.

Tráfego pago

Quando se fala em pagar, tudo se torna mais ágil. Mesmo assim, é preciso conhecimento, para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Os resultados também podem aparecer imediatamente, sem que implique a aquisição de tanto conhecimento.

Claro que você sempre terá de entender como funcionam as plataformas e ter algum capital para investir, direcionando o acesso para os canais, sites e páginas que quer mais visitas.

E claro, quando tem uma certa urgência de fazer as conversões, esta pode ser a solução mais imediata.

Mas isto basta? Nem sempre. No geral, é indicado para quem está nestas situações:

  • Não tem tempo para estudar SEO e produzir conteúdo relevante
  • Ainda não conta com uma equipe especializada em marketing de conteúdo
  •  Criou um site há pouco tempo e ainda não consegue gerar um grande tráfego de visitantes para ele;
  • Vai criar um site e quer ter certeza que ele vai ter visibilidade diante do público-alvo.

Marketing Performático

Mas tudo isto, significa que sua rede terá uma boa performance?

Só se optar por investir num marketing digital mais efetivo, a fim de engajar seus consumidores e para tal terá de voltar ao item número um, que é adquirir conhecimento e e investir tempo, em algo que não é sua praia, e sim a nossa.

O ideal é sempre deixar que quem entende do assunto, o faça. E isto, também se aplica ao marketing de performance e só faz isto.

É este o diferencial da Pericoco, trabalhar um tipo de publicidade digital em que você paga de acordo com a performance do anúncio. Ao aplicar as ferramentas certas, consegue aplicar a melhor estratégia para uma boa gestão de campanhas.

A estratégia do tráfego e performance vem sendo aceita recentemente, uma vez que anúncios pagos como Google, Twitter, Instagram, Facebook Ads, entre outras plataformas, que não eram amplamente recomendados por profissionais de marketing.

Aliar estratégias

Acreditava-se que o retorno desse tipo de investimento não valia tanto a pena assim — especialmente se comparado a estratégias de marketing de conteúdo com objetivo de gerar tráfego orgânico, por exemplo.

Na atualidade o ambiente de negócios é mais acolhedor: campanhas em mídias pagas, quando associadas de forma coesa à outras práticas de marketing, são fortes aliadas.

Antes de investir em tráfego e performance, é essencial que seu plano estratégico de marketing esteja bem planejado.

Se sua empresa é nova no ramo, ganhar visibilidade online é o primeiro passo. Se você já está no mercado há algum tempo, conseguir autoridade é importante.

Uma boa estratégia de gestão de tráfego significa um fluxo constante de visitantes, o que resulta em um melhor posicionamento da sua marca, mais engajamento, maior geração de leads e, claro, mais vendas e maior faturamento.

Se a sua empresa não possui um gestor de tráfego o maior desafio será escolher qual a melhor estratégia para garantir fluxo de visitas.

Como são medidos os resultados?

Para fazer uma comparação, imagine uma campanha exibida na TV. As emissoras têm uma estimativa de público para cada horário de exibição, e quem compra o espaço paga por todos aqueles espectadores.

Mas, na prática, é difícil se certificar de que o seu público-alvo, de fato, assistiu a propaganda. Isso porque a audiência da televisão é medida por amostragem e apenas 0,008% dos domicílios são monitorados.

O mais complicado nesse tipo de mídia é que não dá para saber quantas vezes o mesmo cliente viu a propaganda ou se ele efetuou uma compra por causa da publicidade na TV.

Diferentemente do marketing de performance, ou tráfego e performance, que é focado em resultados.

Afinal de contas, você só pagará pelo anúncio se o usuário executar a ação proposta. Pode ser a visualização do anúncio, o clique no site, o preenchimento de um formulário ou uma compra.

O objetivo dessa estratégia é otimizar recursos e levar resultados para a empresa em curto prazo.

No geral, ações focadas em desempenho visam: gerar tráfego: visitas no site, blog, entre outros; gerar leads: obter dados do cliente por meio de formulários online, orçamentos, cadastros; melhorar as vendas e aumentar taxa de recompra.

Visitas no canal de vendas

O investimento é feito com base no desempenho real das campanhas, e não por estimativas de público alcançado, como acontece com outdoors, revistas e rádios.

No marketing digital, é possível obter números exatos e rastrear o trajeto que o cliente percorre antes e depois de interagir com um anúncio.

Dá para saber, por exemplo, se um consumidor específico clicou na publicidade, entrou no site, colocou um item no carrinho, mas depois o abandonou, entre outras ações.

Com a digitalização da jornada do cliente, é possível obter dados valiosos sobre o comportamento do cliente-alvo. Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar conteúdo direcionados ao seu público e converter isso em resultado.

A possibilidade de monitorar a performance de uma campanha em tempo real e interrompê-la na hora que quiser também é uma vantagem significativa.

As mídias de performances são os canais de publicidade paga em que o orçamento é consumido com base nas ações dos usuários. As ferramentas mais utilizadas nessa estratégia são o Google Ads, Demand Side Platform (DSP), Facebook Ads e Instagram for Business.

Você pode até usar as mídias certas, mas, se não acompanhar os resultados, de tráfego e performance, não estará fazendo marketing de performance.

Métricas e KPIs

Afinal de contas, são as métricas que indicam se a sua estratégia teve sucesso ou não.

Portanto, para mensura o trabalho de tráfego e performance é essencial definir KPIs — Key Performance Indicators, em português, Indicadores-chave de Desempenho — para medir a eficiência das suas ações.

Toda vez que esse anúncio é exibido para o usuário, ele é contabilizado como uma impressão. Uma única pessoa pode ver o mesmo link várias vezes e todas essas visualizações serão contabilizadas.

Quando uma publicidade tem um grande número de impressões, por exemplo, mas a taxa de cliques (CTR) é baixa, pode ser sinal de que existem falhas na definição de palavras-chave, textos confusos, imagens de baixa qualidade ou até segmentação imprecisa.

O engajamento é outro indicador importante, é referente às interações dos clientes com os anúncios. Entram nessa conta as curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo de visita no site etc.

O lead é um consumidor em potencial com disposição a adquirir produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Geralmente, o usuário demonstra interesse na marca ao assinar um newsletter, baixar um infográfico, preencher um formulário de contato, solicitar um orçamento.

Mas é importante calcular o valor necessário para gerar esse lead. O indicador para mensurar isso é o Custo por Lead (CPL). O ideal é que o resultado seja o mais baixo possível.
E agora, só falta colocar tudo isso em prática, e lucrar com o marketing de performance.

Referências

https://mutant.com.br/blog/marketing-de-performance-entenda-o-conceito-e-como-utilizar-em-seu-negocio/
https://rockcontent.com/br/blog/midia-de-performance/
https://ocondado.com.br/blog/gestao-de-trafego/
https://neilpatel.com/br/blog/trafego-pago/

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