Inside Sales

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A expressão Inside Sales, que quer dizer vendas internas, surgiu para diferenciar o novo modelo de vendas complexas feitas de maneira remota, do tradicional telemarketing.

Não estamos falando do odiado modelo de vendas por telefone e sim de uma forma de alavancar as vendas sem custo com deslocamento do vendedor.

Usado por empresas americanas desde o início dos anos 50 e adotado no Brasil nos anos 90, o formato de telemarketing tradicional tem muita rejeição por parte de consumidores, pois está focado em uma única ligação com um script previamente definido.

Já o modelo de Inside Sales funciona melhor para a venda de produtos de maior complexidade. Ou seja, que requerem um maior nível de conhecimento do vendedor. Assim, por meio de uma série de reuniões virtuais, o negócio é fechado.

Inside sales

Inside Sales é uma técnica de venda que ocorre dentro da empresa, através do telefone, e-mail, WhatsApp, Skype e outras formas de comunicação à distância. Ou seja, nessa modalidade as partes não mantêm contato físico.

Você pode tirar muito proveito de Inside Sales. Mais especificamente, terá vantagens com a diminuição de custos pelo aumento da produtividade da sua força de vendas.

A Agência Pericoco é a parceira que faltava para implantação desta ferramenta na sua empresa.

Através da internet e do telefone, os vendedores vão conversar com os clientes por meio de calls, e-mails e videoconferências.

O que o seu negócio ganha com isso? Não terá custos de deslocamento e os vendedores não perderão tempo com atividades paralelas à venda. Ou seja, ocorre um aumento considerável na produtividade.

Um bom vendedor, também chamado de closer, é o profissional de vendas que vai fazer o fechamento. Ele apresenta a solução (por videoconferência) de forma mais profunda.

E continua a qualificação feita pelo SDR, iniciando um trabalho de follow-up até converter a venda ou decidir que não vale a pena prosseguir.

Força de venda

O segredo aqui está na especialização. Enquanto o SDR foca em qualificar, o vendedor desenvolve habilidades de persuasão e negociação.

Assim, as vendas fluem mais rapidamente.  Isso acontece porque, com a implementação de uma estratégia de produção de conteúdo de qualidade e um modelo de abordagem remota, terá oportunidades de negócios mais qualificadas.

Sem falar, que a empresa realiza uma baita economia de tempo e dinheiro, quando não precisa deslocar seu vendedor para falar com pessoas (também conhecido como leads no meio digital) que ainda não estão prontas para comprar ou que apenas queriam tirar uma dúvida pontual. Por isso, o principal aliado da gestão comercial em Inside Sales é o CRM.

Mesclando equipes de vendas

Se a sua empresa tem apenas vendedores de campo, que saem para fazer visitas aos possíveis clientes, você ainda não usa o Inside Sales é hora de consultar os serviços da Agência Pericoco.

Por outro lado, se você só conta com equipe de vendedores internos, que têm como trabalho entrar em contato e fazer prospecção por telefone, e-mail ou de outras formas, aí sim, você já usa o Inside Sales e também pode aproveitar os serviços da Agência para otimizar este serviço.

A partir de uma ferramenta de CRM os vendedores mantêm os registros atualizados de todas as negociações que conduzem, identificando o estágio exato de cada cliente, para realizar a sua venda. Se souber aproveitar cada oportunidade certamente terá suas vendas fechadas de forma efetiva e eficiente.

De acordo com especialistas neste tipo de tecnologia, já é cientificamente comprovado que ficar preso aos métodos e técnicas que fizeram sucesso no passado é suicídio comercial.

A transformação digital está aí, e mudou a forma como as pessoas compram e vendem, e ignorar isto, é fatal para os negócios.

Já não é mais possível fazer outra coisa senão mudar a forma de atuar no mundo das vendas. Faça essa mudança ou otimize os serviços já adotados com a consultoria oferecida pela Agência Pericoco.

Gerenciando o funil de vendas no Inside Sales

De modo direto, o maior benefício de qualquer estratégia de vendas deve ser óbvio: ajudar a vender mais. E o Inside Sales faz exatamente isso.

Na prática, o processo de Inside Sales se apoia fortemente na tecnologia. Mas isso não é um problema, já que existem tantas soluções de qualidade no mercado que tornam possível criar uma estratégia remota de vendas.

O maior desafio, inicialmente, talvez seja adotar uma estratégia nova, que exige aprender a usar ferramentas e executar processos específicos de acordo com os diferentes estágios do funil de vendas.

Para que o Inside Sales dê certo, o seu processo comercial precisa começar com uma boa e detalhada pesquisa dos possíveis clientes antes de entrar em contato.

Depois disso, começa a fase de prospecção, na qual você entra em contato com possíveis clientes para saber se eles precisam do seu produto e como é possível ajudá-los.

E por fim, claro, adotar um bom CRM capaz de criar e gerenciar um funil de vendas você e sua equipe vão conseguir dar mais atenção aos leads mais preparados. Por outro lado, conseguirão nutrir os que precisam de mais tempo.

Conversão de leads

Os primeiros contatos são para qualificar o lead e ver se ele tiraria proveito da solução oferecida. Só depois entra a venda em si.

O sucesso do Inside Sales vem de sua atuação remota: os compradores B2B estão se tornando cada vez mais confortáveis comprando e colaborando remotamente.

Eles usam a web para pesquisar informações sobre produtos, sentem-se à vontade para se comunicar com os vendedores usando métodos como e-mail, redes sociais e chamadas em conferência.

Sem falar que a tecnologia permite a realização de webinars e videoconferências é fácil de usar, e permite que os vendedores criem intimidade com o cliente sem interação em campo.

Os recursos utilizados pelo Inside Sales (CRM, automação de vendas e marketing) também permitem um alcance maior e mais rápido dos potenciais clientes, ampliando o número de oportunidades abordadas.

Como o Inside Sales integra a equipe de vendas ao marketing, tem melhor vantagem para preencher o pipeline de vendas.

O Inside Sales é uma tendência que vem se consolidando dia a dia. No entanto, para que funcione, não basta investir em tecnologia. A capacitação dos profissionais e a qualidade dos planejamentos estratégicos e de marketing são fundamentais para o seu sucesso. E nós da Agência Pericoco estamos a postos para lhe auxiliar nesta tarefa!

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