Inbound Marketing
Conheça alguns clientes:
Conheça alguns clientes:
O que é?
Como o próprio nome diz, esse conteúdo deve atrair clientes para o seu negócio não pela venda explícita de produtos, mas pelo interesse gerado a partir de informações relevantes para eles.
Ele é o oposto do marketing tradicional ou “Outbound Marketing”, no qual os produtos e serviços são abertamente oferecidos para as pessoas através de anúncios em revistas, propagandas, outdoors, banners em sites, links patrocinados e outros.
O Inbound Marketing atrai e nutre prospects de maneira orgânica, por meio de conteúdo relevante e valioso, fortalecendo relacionamentos e gerando clientes fiéis.
Como fazemos?
Antes de mais nada é preciso ter uma estratégia. Por exemplo, se você tem uma loja de veículos multimarcas, é preciso pensar no seu público alvo. Faça perguntas como: “Qual é o perfil econômico dos meus clientes”? “Qual a melhor linguagem a ser usada”? “Como eu posso chegar até eles”? “Quais canais eles mais usam”?
Quais são as ferramentas de Inbound Marketing?
- Blog: deve trazer assuntos de interesse do seu público, de preferência com dicas e novidades e deve ser alimentado periodicamente. Você também pode produzir e disponibilizar e-books após o preenchimento de um formulário, assim você consegue mais leads (link para o texto de leads).
- SEO: o uso das palavras-chave certas nos lugares certos faz com que você seja encontrado mais facilmente pelo seu público alvo;
- E-mail marketing: apesar de muita gente achar esta ferramenta ultrapassada, ainda é uma ótima forma de se relacionar com os clientes e fidelizá-los. Isso pode ser feito através do envio de informações relevantes como novidades da área e cursos, por exemplo;
- Redes Sociais: se bem usadas, podem ser a porta de entrada para mais clientes para o seu negócio. Aqui você precisa se destacar em meio à enxurrada de posts que aparecem na timeline do seu público. Ser criativo é um bom começo;
- Site: é um ótimo recurso para apresentar conteúdos de Inbound marketing. Além da inserção do blog e e-books, ele pode ser formatado com técnicas de SEO fazendo com que mais pessoas descubram o seu negócio;
- Vídeo: é um formato que vem despertando cada vez mais interesse. E o melhor é que você não precisa de uma superprodução para conseguir um bom alcance. Baste ter conteúdo relevante e de qualidade. Uma boa dica é dividir um curso em capítulos ou gravar um webinar.
- Lembre-se de que os conteúdos preferidos são aqueles que resolvem problemas. Títulos que começam com “Como…” costumam ser bem indexados. Por exemplo: “Como fazer pão caseiro” ou “Como comprar um carro usado” têm bastante procura.
E quais as vantagens do Inbound Marketing?
Estreitar laços com clientes e prospects.
Posicionar-se como referência no mercado.
Obter melhor retorno com menor investimento.
Focar em públicos-alvo específicos.
Aumentar visitas ao site ou plataforma.
Ampliar reconhecimento e exposição.
Informar e nutrir prospects para conversão.
Atrair visitantes sem investir em anúncios
erar interesse por meio de conteúdo relevante.
Incentivar defensores e recomendações.
Estimular interações e fidelização de clientes.