É preciso refazer a rota numa nova carreira e melhorar habilidades
Em seu portal sobre vagas, a Uninter, um portal de desenvolvimento profissional e pessoal que quer ajudar a criar oportunidades de carreira, com dicas práticas para o seu dia a dia, esclarece dúvidas para quem deseja buscar novas oportunidades de trabalho, fora da sua área de atuação. Eles explicam que é preciso reestruturar todo o currículo, dando prioridade às suas novas metas profissionais.
Ou seja, suas experiências, bem como a sua antiga formação devem ter menos foco — exceto quando essas habilidades contribuem de alguma forma para seus novos objetivos.
Dessa forma, na hora de construir o currículo para transição de carreira, mostre que as soft e hard skills conquistadas ao longo dos anos podem ser interessantes para a nova vaga pretendida. As competências, por menores que sejam, fazem a diferença e podem ser o que você precisa para se destacar.
Na hora de colocar suas habilidades no currículo, você sabe exatamente o que é importante ressaltar para impressionar o recrutador? Saber o que listar é uma insegurança muito comum principalmente para quem alça crescer profissionalmente ou está numa fase de transição na carreira. Reúna suas skills de forma decisiva, vamos lá.
Para não cair na mesmice de um currículo que não desperta interesse no mercado, pesquise bem sobre quais habilidades os recrutadores estão valorizando e priorize uma lista das que você possui. Na ausência delas, chegou o momento certo para desenvolvê-las.
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Para te ajudar a se posicionar bem no mercado, detalhamos neste texto 11 habilidades profissionais para colocar no currículo e desenvolver em 2022.
Entenda que mencionar suas habilidades profissionais no currículo não é apenas uma questão de formalidade, mas um jeito direto de elencar suas capacitações dentro do seu histórico de empregos e suas principais aptidões para lidar com os diversos desafios impostos pela vaga que almeja.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e com isso os requisitos esperados sobre a bagagem profissional do candidato são muito exigentes. Ter controle emocional, se manter atualizado com frequência com conhecimento técnico e desenvolvimento de liderança são condições fundamentais para buscar uma vaga no mercado.
É preciso entender que o currículo é o seu primeiro contato com a oportunidade de emprego, portanto mantenha-o atualizado e organizado. Saiba que ele deve ser claro e objetivo, evidenciando tudo o que sabe fazer e o que pretende alcançar.
Busque a atualização constante sobre mudanças e inovações na área desejada, o seu interesse na especialização atrai a atenção de pessoas recrutadoras e demonstra ambição profissional. Não deixe de colocar no seu currículo conhecimentos técnicos e comportamentais que estejam de acordo com o escopo da vaga que você almeja.
Faça uma análise do cargo disponível e das missões e valores da instituição e adapte o seu conteúdo às necessidades requisitadas. Mentir não é uma opção. Caso tenha interesse no cargo, mas ainda não tem a experiência exigida, demonstra proatividade em aprender. Tenha o cuidado de colocar apenas o que você realmente souber e sinalize se aquela skill esteja em desenvolvimento.
Falar das suas vivências anteriores vai aumentar as chances do seu sucesso para a vaga. Quer estar no radar de empresas que precisam de novos colaboradores? Confira as melhores habilidades profissionais para 2022.
Habilidades profissionais para 2022
1. Aprendizado contínuo
Na era da informação, o conhecimento vale ouro. Essa frase é reforçada pelo Fórum Econômico Mundial, que coloca o aprendizado contínuo no top 3 de habilidades fundamentais para profissionais do futuro. A reciclagem de conhecimento abre o leque de oportunidades, melhora a tomada de decisões e impulsiona as skills.
Com a ideia de aprendizado contínuo cria-se uma mentalidade de crescimento para sair da zona de conforto, com mais chances de aprender a lidar com os desafios do mundo profissional e pela busca constante de conhecimento.
2. Comunicação
Profissionais habilidosos na arte de se expressar e se comunicar com clareza e objetividade são bem-vistos pelas empresas. Uma comunicação assertiva é um passo importante para alinhar os anseios da organizacionais, pois é importante que todos se comuniquem “na mesma página” sem ruídos, assim as metas serão batidas.
É sempre bom lembrar que ser um bom comunicador não significa que é preciso falar pelos cotovelos, mas saber ser expressivo, ter boa escuta, ser assertivo e empático.
Caso você seja tímido, isso não precisa ser uma barreira para evoluir na carreira. Busque formas de desenvolver a habilidade da comunicação fazendo cursos de teatro, lendo a respeito, pesquisando vídeos, com foco em se diferenciar.
3. Liderança
Liderar uma equipe envolve levar os liderados para frente ou para a derrota. É preciso saber influenciar as pessoas de forma que o time siga as suas instruções com entusiasmo e eficiência.
O exercício de um posto de líder é acima de tudo saber trabalhar em equipe para chegar a um propósito em comum. Por isso, saber reconhecer os esforços de cada um com promoções, elogios, planos de carreira e empatia, são características inerentes à motivação dos resultados.
Dificilmente esses resultados serão conquistados pela imposição hierárquica. Saiba dosar o poder. Forçar uma ação por ordem, porque mandou, muitas vezes não vai funcionar. Conquiste seu time pelo reconhecimento, pelo entusiasmo.
4. Trabalho em equipe
Todo mundo costuma colocar no currículo que sabe trabalhar em equipe. Entre dizer e realmente saber há muita diferença. O primeiro passo é entender que o trabalho em equipe é a soma do esforço de cada membro do time e não só do seu.
É fundamental para o grupo que você saiba se comunicar de forma positiva, cooperar com colegas de trabalho, buscar entender suas dificuldades, ajudá-los a superar desafios e ouvir demandas de quem constrói resultados com você. Certamente assim você terá sucesso pessoal e ajudará a empresa a crescer.
5. Autogestão
O profissional com autogestão apurada é independente, focado e eficiente. Os principais atributos dessa habilidade são: Saber priorizar tarefas; ter comprometimento com a equipe (ir além dos interesses individuais); administrar suas responsabilidades; estabelecer e cumprir metas e realizar múltiplas tarefas simultaneamente.
Autogestão não significa fazer tudo sozinho, conte com a ajuda dos colegas para melhorar o tempo de entrega e otimizar as metas. Seja concentrado e focado.
6. Capacidade analítica
Saber transformar dados em ações que geram crescimento da empresa: essa particularidade é o que define profissionais que têm capacidade analítica. O mercado aprendeu o poder dos dados e o valor das informações bem analisadas. Pessoas que têm essa expertise conseguem buscar métricas e alinhar o progresso da empresa.
Para desenvolver essa habilidade profissional, concentre-se em: Aprimorar o senso crítico; conectar com ideias e assuntos variados; investir em cursos de análise de dados e desenvolver uma perspectiva ampla da sua área.
7. Visão de negócio
O profissional com entendimento sobre visão de negócio é responsável por definir um futuro claro e construir objetivos e metas a serem atingidas junto com a equipe. O planejamento é construído a partir da compreensão da realidade da empresa e do mercado onde ela está inserida, além da constante atualização sobre tendências, concorrência e comportamentos do consumidor.
8. Resolução de problemas
Profissionais hábeis em resolver conflitos são cruciais para a gestão de crise e antecipação de desastres. Busque referências na área ou pessoas que já tenham enfrentado aquele desafio. Gerencie os recursos necessários e aja de forma rápida para sanar os impasses. Não menospreze o poder dos testes, coloque em prática o planejamento e anote os resultados para analisar o efeito das medidas tomadas.
9. Inteligência emocional
É a base de todas as habilidades profissionais. A falta dela é a causa de muitos profissionais não conseguirem ir além nas suas carreiras, pois o desequilíbrio gera uma série de desconfianças e desconfortos no ambiente de trabalho.
Evite atitudes impulsivas e mantenha-se resiliente. Preze por uma comunicação pacífica e se distancie do excesso de comparações com seus pares na empresa, impedindo um clima de competição exagerado. Características como ansiedade extrema ou raiva desenfreada são responsáveis por desavenças. Caso você sofra com ansiedade, depressão ou similares, busque ajuda profissional.
10. User experience
Se dedicar a experiência do usuário – em inglês, User Experience – consiste basicamente em tornar mais agradável a relação entre consumidor e produto ou serviço, levando em consideração fatores como: comunicação com a empresa; navegação web; entrega de produto e pós-venda.
Para compreender o comportamento do seu cliente, é fundamental entender a jornada do consumidor. Analise o caminho que ele percorre do primeiro contato ao pós-venda.
11. Mindset ágil
Essa mentalidade tem base na metodologia ágil, que é a abordagem para desenvolvimento de serviços ou produtos utilizando a Inteligência Coletiva. A partir de times autogeridos e competentes em múltiplas áreas é possível gerar mescla de ideias e soluções combinando com efetividade: tempo de resposta, tecnologia, colaboração.
Diferente do modelo tradicional, chamado de cascata, onde a entrega de produto ao cliente é a última etapa, o método propõe a entrega inicial e o incremento do produto de acordo com os retornos que esses clientes dão, proporcionando melhoria contínua.
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