Business Performance: o que é, pilares e principais KPIs

Business Performance o que é, pilares e principais KPIs

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Os KPIs indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos

Você sabe o que significa a sigla KPI? Essa sigla corresponde ao termo em inglês “Key Performance Indicator”, que se traduz em “Indicadores de desempenho” em português. Em outras palavras, os KPIs permitem monitorar as métricas de desempenho de um negócio. O que por sua vez, se enquadra no conceito de Business Performance. Cujo significado é o conjunto de processos, ferramentas, métodos e boas práticas gerenciais, estratégicas e analíticas que possibilitam um melhor entendimento do negócio, de seu mercado e de seus clientes, levando a melhores resultados. Algo que se encaixa nas principais performances da Agência Pericoco

 

Esse é um conceito amplo, que possui diferentes entendimentos ao redor do mundo — especialmente por conta da nomenclatura. Hoje, estudiosos do assunto estão acostumados com o termo “Business Performance Management” (ou BPM, muito embora a sigla seja igual a de Business Process Management). 

 

A consultoria Gartner, antigamente, costumava definir esse conceito como Corporate Performance Management (CPM). “Corporate Performance Management (CPM) é um termo abrangente que descreve as metodologias, métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerenciar o desempenho de negócios de uma empresa. Os aplicativos que permitem o CPM traduzem informações estrategicamente focadas em planos operacionais e enviam resultados agregados”. 

 

Conheça e aplique em seu negócio as ferramentas conhecidas como KPIs

 

Os KPIs são ferramentas que ajudam as empresas a gerenciar suas operações. Eles fazem parte de um processo maior de monitoramento e melhoria de processos, e geralmente consistem em ferramentas de gestão que quantificam o desempenho dos projetos e profissionais de uma empresa em relação aos objetivos de negócios, projetados para atingir as metas estabelecidas pela organização. 

No atual ambiente extremamente competitivo, definir um sistema de indicadores de desempenho empresarial, juntamente com medidas voltadas para a gestão e melhoria dos resultados, não é um recurso opcional, mas sim uma ferramenta extremamente importante e obrigatória, e cada vez mais empresas estão adotando.  

Quando uma organização começa a colocar em prática o planejamento estratégico, provavelmente será preciso decidir quais serão seus KPIs essenciais, além de buscar compreender como eles impactam os negócios. 

Os Key Performance Indicators são as declarações quantificáveis, baseadas em resultados, usadas para avaliar se você e seus colaboradores estão no caminho certo para alcançar metas e objetivos almejados. 

Os KPIs são indicadores de desempenho para direcionar os gestores a encontrar saídas estratégicas e eficazes para enfrentar esse período. 

Essas estratégias precisam envolver diretamente a equipe de colaboradores. A partir dos resultados obtidos através dos KPIs, é possível verificar se estão indo pelo melhor caminho.

Analisar é essencial

A análise é fundamental para isso, pois para se administrar um negócio, confiar em achismos não promove o seu crescimento efetivo. 

Ao verificar quais setores exigem maior atenção, o gestor direciona ações estratégicas para cada equipe, para que as metas sejam atingidas. 

Em consequência, o colaborador passa a ser responsabilizado por tarefas específicas e que, portanto, exigem uma dedicação maior. A produtividade deles é ainda maior quando, ao analisar o progresso dos KPIs, identificam a evolução dos números. 

Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis. 

Se, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) está alto em determinada organização, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente para os processos dentro das áreas de Marketing e Vendas. Já se a retenção está baixa, são as etapas de atendimento ao cliente que precisam ser observadas. 

Indicadores-chave de performance não são o mesmo que métricas. Porém, uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance. 

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Os KPIs são critérios essenciais para o objetivo e andamento do seu negócio. Já uma métrica é apenas algo a ser quantificado. Se essa métrica vier a se transformar em um ponto importante para sua estratégia como um todo, torna-se um KPI. 

Cada setor de uma empresa utiliza indicadores de desempenho diferentes. No segmento de vendas, os KPIs são específicos para o time comercial que analisa as vendas do negócio.  

Ao utilizar esses indicadores de desempenho, a gerência da empresa consegue visualizar a eficácia das ações executadas naquele momento. E, tendo como base os resultados apontados pelos indicadores, a equipe consegue firmar novas estratégias e tomar decisões mais assertivas. 

De acordo com um levantamento feito pela consultoria Falconi, apenas 10% das empresas médias no Brasil possuem uma estratégia e metas bem definidas. Traçar metas também é importante para o planejamento estratégico e futuro do negócio. Elas aumentam a produtividade da equipe e podem melhorar os resultados em longo prazo.

 

KPIs de vendas são formas de segmentar o seu produto de acordo com o objetivo

Para utilizar indicadores de desempenho, a empresa precisa ter seus objetivos claros. No segmento de vendas, as metas precisam ser viáveis e estratégicas.

É preciso ter em mente que as métricas de vendas são fundamentais para obter informações exatas e relevantes. Elas mensuram e monitoram o resultado das vendas. Por meio dessas análises, o time de vendas consegue direcionar os investimentos e estabelecer novas estratégias. 

Com duas funções principais, os KPIs de vendas fazem o monitoramento e controle dos resultados, também auxiliando no planejamento estratégico do negócio. Além de delinear a jornada do time de vendas, esses indicadores de desempenho também monitoram as informações e dados.   

O ciclo de venda é um indicador que corresponde ao tempo que leva para uma venda ser realizada. Observando esse indicador, a equipe consegue visualizar a duração do ciclo, que pode ser curto, médio ou longo. 

O Ticket Médio corresponde ao gasto médio feito em cada venda da empresa. Relacionado à receita do negócio, esse é um dos principais indicadores de vendas.

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Ao analisar esse indicador, a equipe consegue delinear a melhor estratégia para aumentar essa quantia, um exemplo são os descontos progressivos, que estimulam os consumidores a gastarem mais dinheiro. 

É muito comum que as empresas criem um planejamento estratégico, cheio de metas, objetivos e indicadores, mas ao longo do período de trabalho, do ano letivo, essas metas são esquecidas e soterradas por atividades do dia a dia.  

Quando é implementada uma política de gerenciamento de KPIs, ou gestão de indicadores, essas metas são constantemente acompanhadas e avaliadas.  

Além disso, ao definir corretamente seus KPIs, sua empresa é capaz de identificar qual processo, não está contribuindo para o desempenho ideal dessa meta. 

O acompanhamento dos indicadores mostrará se a meta está próxima a ser batida, se as ações implementadas estão ou não funcionando e, por fim, se é necessário realizar adaptações para melhorar os resultados alcançados. 

Seguem algumas das principais categorias de KPIs: 

 

KPIs são indicadores de produtividade vão nortear o cliente para investimento eficaz

 

São ferramentas aplicadas de maneira contínua na gestão de negócios com o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. Resumidamente, agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto e/ou serviço. 

 

Indicadores de qualidade

 

Seguem junto aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo. 

Indicadores de capacidade 

 

Estes analisam a capacidade de resposta de um processo através da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. Aliados aos de produtividade e qualidade, demonstram quão competitiva a empresa é. 

 

Também indicam de forma estratégica a maneira certa de alcançar as metas

 

Os KPIs estratégicos fornecem informações sobre como o empreendimento se encontra em relação às metas definidas anteriormente. Fornecem um comparativo entre o cenário atual da empresa e o esperado. Em outras palavras, medem em “que pé” as coisas estão. 

 

Links pesquisados

www.ramo.com.br 

www.qualitin.com 

www.resultadosdigitais.com.br 

www.go4.com.br 

www.blog.gama.academy 

www.siteware.com.br 

www.totvs.com 

 

Contato:  

Agência Pericoco

WhatsApp: (11) 93029-8785

e-mail: pericoco@pericoco.com.br

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto

Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92

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Soraya Pericoo

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