Inteligência Artificial e Marketing Digital são imbatíveis em vendas

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Quando a inteligência artificial se alia ao marketing digital – que é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet, (diferente do marketing “tradicional”), pois envolve o uso de diferentes canais online e métodos, que permitem a análise dos resultados em tempo real; o resultado desta união é sem dúvida alguma um up no número de leads. 

A inteligência artificial está presente praticamente em todos os lugares, e além de um pet, muita gente já tem também seus robôs de estimação, seja em casa, no escritório ou no comércio, em geral. É bem verdade, que muitos estão inseridos nos sistemas que funcionam com habilidades tais que se comparam em alguns casos, a humanos super dotados. Existem alguns que ainda não fazem determinadas tarefas, mas puramente, por não terem sido habilitados para tal.

Afinal, é para lhes dar  toda competência que  muitos especialistas estão se debruçando dia e noite, em laboratórios de engenharia cibernética, para permitir a evolução daquilo que Herbert Simon e Allen Newell fizeram lá em 1950, na Universidade de Carnegie Mellon, quando ajudaram a definir de forma conceitual, como a Inteligência Artificial aliada aos processos de tecnologia poderia ser útil, no campo acadêmico. E nós da Agência Pericoco já estamos há alguns anos implantando estes sistemas para nossos clientes que se mostram muito satisfeitos com os resultados obtidos, em suas empresas graças ao emprego desta dupla dinâmica. 

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Atualmente, o sucesso é visto a todo o tempo, com esta aliança entre o marketing digital e a inteligência artificial, quando aplicadas em Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Redes Sociais, Otimização da Conversão (CRO) e Marketing de Busca (SEM), os resultados são sempre muito potencializados em comparação com a ausência de um deles. Você vê exemplos diários de como estes dois juntos atuam na entrega de produtos específicos, e com o objetivo de facilitar o seu dia a dia. 

 

Inteligência artificial agiliza processos de forma personalizada

Um bom exemplo é o que faz a empresa de streaming, Netflix, com os títulos que seleciona para oferecer a cada pessoa, de forma distinta de acordo com o gosto de cada um. E isto, é feito, graças ao fato da IA, identificar através de filmes já vistos por cada um que acessa o serviço de streaming. É o que se pode chamar curadoria inteligente de conteúdo, feita por um sistema dotado de Inteligência Artificial, capaz de entender seus gostos e indicar conteúdos similares. Isso também pode ser feito dentro de um site ou mesmo um blog. E por sinal é feito em toda a rede mundial, quando você vê vídeos no seu youtube, no seu Instagram, e assim por dia. 

Ao identificar que um usuário se interessa por determinado tipo de conteúdo, você pode oferecer dados similares, para que ele mantenha a navegação em suas páginas. Contribuindo para os resultados de SEO e para o estreitamento do relacionamento. 

Atualmente, o mercado apresenta ferramentas de marketing que oferecem a automação da segmentação de contatos e a consequente personalização da comunicação de acordo com o segmento em questão ao qual o cliente ou potencial cliente pertence. Você pode segmentar contatos, seja para anunciar em determinadas plataformas, seja para envio de e-mails marketing, redes sociais e para a produção de conteúdo. 

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Segundo o Global Al Adoption Index 2021 da IBM, a pandemia acelerou a forma das empresas utilizarem automação. De acordo com os dados apresentados, 60% dos profissionais de TI no Brasil relatam que as necessidades de negócios estão impulsionando a adoção da IA nas empresas e que 40% das empresas brasileiras implantaram, em 2020, algum processo de IA. 

A inteligência artificial ganhou protagonismo no âmbito do marketing digital devido a três razões, principalmente: a explosão de informação e fontes de dados, o aumento da capacidade do software para tratá-los e a criação de algoritmos cada vez mais complexos e avançados. 

No caso dos e-commerce, o processamento massivo de dados com IA permite analisar o histórico de navegação ou de compra do utilizador e assim mostrar-lhe conteúdo dinâmico, oferecer-lhe recomendações de produtos semelhantes aos que já visitou, promoções personalizadas e mesmo sugestões de pesquisas avançadas.   

Para marcas que contém uma potente estratégia de content marketing (muito comum em âmbitos B2B), os algoritmos com inteligência artificial adaptam as sugestões de posts relacionados em função da passagem do cliente pelo site. Também facilita a análise dos dados dos leads para assim poder classificá-los e determinar em função de que variáveis medir a sua qualidade (lead scoring). 

O Google já está a modelar os seus algoritmos com inteligência artificial para ajustar os resultados que oferece à intenção de pesquisa do utilizador. Perante a ambiguidade das pesquisas, o algoritmo RankBrain estreita as possibilidades com vários tipos de conteúdo e testa o comportamento do utilizador ao identificar padrões. 

 

Inteligência Artificial e o Aprendizado de máquina

Os principais usos da Inteligência Artificial no marketing digital passam por Machine Learning. A mensuração das contribuições do time de Marketing para o aumento da receita da empresa é cada vez mais precisa e rápida. Saber o que gera mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL) é um dos muitos benefícios que o Machine Learning traz. 

Com ele, a Inteligência Artificial ajuda a qualificar de forma muito precisa as listas de clientes e os prospects, usando dados relevantes disponíveis online. Assim, eles podem construir um ideal customer profile (ICP). 

A cada venda feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas, ajudando os vendedores e pré-vendedores a economizarem tempo. Assim, podem priorizar os Leads mais qualificados e canalizar esforços de vendas para os locais e estratégias corretas.  O objetivo do retargeting é trazer de volta os usuários que já visitaram o site da sua empresa.

Tudo isso é feito a partir da segmentação de anúncios e do uso de sistemas dotados de Machine Learning (aprendizado de máquina) que entendem qual conteúdo ou oferta tem maior probabilidade de trazer cada usuário novamente para suas páginas. 

Metaverso: mergulho no mundo paralelo

Os simpáticos e prestativos chatbots já estão por todos os lados na internet. Pois eles também se utilizam do Machine Learning para auxiliar um visitante em determinado site. 

Os bots de serviço ao cliente usam o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente. Assim, respondem perguntas comuns, melhorando a qualidade dessas respostas ao longo do tempo 

Por falar em atendimento com IA, o Bradesco possui a BIA, um sistema de Inteligência Artificial que entende as demandas dos clientes do banco e realiza as transações por meio da compreensão da fala e do aprendizado sobre melhores decisões em relação ao que foi solicitado.   

A BIA não é um exemplo de chatbot, mas é uma forma de usar a IA no atendimento às demandas dos clientes. 

 

Acelerar a jornada de compra  

A diferença maior entre humanos e máquinas é que nem sempre as pessoas tiram uma “lição valiosa” a cada conversa com um cliente. Além disso, as pessoas têm que refletir sobre as experiências do passado por um tempo antes de mudar a forma como abordam os problemas. Não é assim com IA. 

Por causa disso, aplicar IA no marketing fará com que sua empresa possa proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos clientes e refinar sua capacidade de gerar vendas e outras conversões mais rapidamente. 

O principal objetivo da IA em vendas e marketing hoje é levar seus leads para uma jornada de compra. 

Um bom chatbot de bate-papo com inteligência artificial está estrategicamente posicionado para isso, já que está conectado a todos os seus outros sistemas – como a análise da web e o seu estoque. A IA pode ir além de bots em chats de empresas, é possível criar IAs de conversação que podem chamar muito a atenção e agradar os clientes. Um ótimo exemplo disso é a Alexa, da Amazon, que conversa com você como se fosse um humano. 

Inteligência Artificial no combate à fake news

Na atual era de fake news tem sido cada vez mais desafiador distinguir notícias falsas ou falsificadas das reais.  Uma plataforma web criada por pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode facilitar essa tarefa.  Por meio de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, a plataforma é capaz de predizer a probabilidade de um texto ser fake. 

Resultados preliminares indicaram que o sistema foi capaz de detectar notícias falsas com 96% de precisão. Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. 

 

Links pesquisados: 

www.resultadosdigitais.com.br 

www.lahar.com.br 

www.up2place.com.br 

www.grupos2mkt.com 

www.abelium.com 

www.agencia.fapesp.br 

Contato:

Agência Pericoco

WhatsApp: (11) 93029-8785

e-mail: [email protected]

Núcleo São José do Rio Preto

Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92

Agência Pericoco Núcleo São Paulo

São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122 

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