Conheça 5 grandes tendências do Marketing Digital para 2023

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Já planejou suas estratégias de marketing digital para 2023? Quem quer se manter no topo e alcançar resultados precisa ficar atento às mudanças que estão acontecendo e mais: saber quais as tendências para o ano que vai começar.

Mas como saber quais são estas tendências? Para isso é preciso olhar para o passado, mais precisamente para o período pós-pandemia e ver o que deu certo.

Isso porque a covid-19 mudou muito a forma como as pessoas consomem internet e também como são impactadas pelo seu conteúdo, tanto orgânico quanto pago.

Depois disso é preciso olhar para as novidades e evolução do mercado digital e principalmente para o seu público, e criar estratégias certeiras que vão fazer com que seu 2023 decole!

Então vamos às principais tendências?

1 –  Marketing conversacional

É uma das tendências que está em plena expansão e desenvolvimento. Lembrando que este conceito vai muito além do chat bot.

Trata-se de sistemas conversando com sistemas. Vamos dar um exemplo prático: sabe quando você faz uma compra online e, em seguida, recebe a confirmação do pagamento?

Nessa operação o marketing conversacional foi o responsável pela comunicação entre o sistema usado pela loja e pela instituição financeira que você utilizou para fazer o pagamento.

Ferramentas mais completas reúnem CRM, marketing conversacional e omnichannel em uma única plataforma.

O marketing conversacional tem ainda muitas outras vantagens, como fluxos de conversa automatizados e personalizados pelo WhatsApp, envio de boletos,  aumento da conversão e retenção de clientes, enriquecimento de leads, aumento de vendas e muito mais.

2 – Data Driven

Nunca se produziu tantos dados como agora. Hoje é possível traçar um perfil bem minucioso do seu cliente: idade, classe econômica, preferências, estado civil, histórico de compras, entre outros.

Com todas estas informações é possível fazer uma análise de dados completa do seu público alvo e, dessa forma, traçar estratégias que para alavancar os resultados.

Mas atenção! Cuidado para não se perder com tanta informação. Foque nos dados que realmente interessam para o seu negócio. Por exemplo: se você atua no mercado de moda, é possível saber quais peças estão vendendo mais. Baseado nisso, você investe mais nesses modelos e faz a divulgação para a base.

Atualmente grandes empresas usam o Data Driven para direcionar suas estratégias, entre elas Spotify, Netflix, Disney, Marvel e até instituições financeiras como o Itaú.

3 – Era do “cookieless”

Os cookies vão mesmo acabar? Para quem não sabe, “cookies” são pequenos arquivos criados em seu computador toda a vez que você visita um site novo. Eles servem para dar mais agilidade na navegação ou identificar o visitante. Apenas para se ter uma ideia da importância desta tendência o próprio Google deverá eliminar os cookies em 2024.

O problema é que os cookies são fundamentais para as campanhas de marketing uma vez que eles são utilizados para segmentar as campanhas.

Então é preciso começar a criar soluções para sobreviver à era “cookieless”. Uma delas é a algoritmo FLoC (Federated Learning of Cohorts) que prevê a criação de grandes grupos com interesses em comum para direcionar as campanhas. Dessa forma os dados dos usuários ficariam mais protegidos individualmente.

Outra saída é coletar dados diretamente com seus consumidores através de Landing Pages, pesquisas de satisfação e enquetes nas redes sociais.

A boa notícia é que ainda dá tempo de se preparar, então não deixe para a última hora!

4 – Marketing 5.0

O conceito proposto por Philip Kotler nunca foi tão atual e deverá vir com tudo em 2023.

Trata-se de aproximar o consumidor da tecnologia e dos seus produtos de uma forma que faça bem a ele. Ou seja, utilizar a tecnologia para a qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Isso envolve uma série de  conceitos e ações que devem ser aplicados no dia a dia do processo entre homem e tecnologia.

Entre eles estão:

  • Tratar o cliente de forma individualizada e humanizada;
  • Utilizar o marketing preditivo;
  • Utilizar dados para entregar conteúdo certo e de qualidade ao cliente;
  • Otimizar e facilitar as ações do cliente com a tecnologia;
  • Criar uma conexão emocional entre o cliente e seu produto.

5 – Marketing Preditivo

Metodologia que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial para analisar o comportamento do consumidor. Assim é possível descobrir informações valiosas sobre ele através de algoritmos.

No marketing preditivo os algoritmos descobrem padrões e tendências e relacionam dados que conseguem prever o comportamento do consumidor com grandes chances de acerto.

São analisados, por exemplo, dados de todo o histórico do cliente: idade, localização, o que comprou, quando foi feita compra, qual foi o ticket médio, entre outras informações.

Isso quer dizer que já estamos no marketing 5.0 que une alta tecnologia com o fator humano.

Com estes dados a equipe de marketing pode traçar uma estratégia certeira, que vai ao encontro das necessidades dele!

Saiba mais!

Poderíamos também falar de Metaverso que parece ser a bola da vez do marketing digital. Porém ainda estamos engatinhando neste conceito e ainda não há tecnologia capaz de suportar este novo mundo que estamos imaginando. Com a utilização em larga escala da Internet 5G, outra tendência em alta,  esperamos que o Metaverso consiga se desenvolver além dos avatares e salas de reuniões virtuais.

Quer saber mais sobre as tendências em marketing digital ou precisa de ajuda com o seu negócio? Entre em contato agora mesmo! Somos especialistas no assunto!

Fontes pesquisadas:

Rock Content

Resultados Digitais

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