Vendarketing: otimize sua equipe e aumente os lucros

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Enquanto isso, em uma agência de marketing….

No departamento de vendas: “Ahhh esse povo do marketing só entrega leads ruins, perco muito tempo tentando falar com essas pessoas e, quando consigo, elas nem estão interessadas no produto”

No departamento de marketing: “Gente, canso de entregar leads para esse povo de vendas, mas eles não fazem nada! Custa pegar o telefone e tentar entrar em contato?”

Se essa cena é comum na sua agência, você tem um problema. A rixa histórica entre estes dois departamentos leva à prejuízos para a empresa, desmotiva os colaboradores e desperdiça um tempo valioso da equipe.

Mas por que isso acontece?

O principal motivo é falta de comunicação entre as equipes. É preciso que todos saibam quais são as funções, metas e objetivos da empresa e estejam de acordo com os termos.

Outro problema é que os dois times têm o mesmo objetivo, ou seja, vender mais, a diferença está em como cada um deve executar esta tarefa.

Para evitar isso, cada departamento deve ter suas funções bem definidas e objetivos claros, isso porque como são muito próximas, as equipes podem acabar invadindo as áreas uma da outra. Isso causa desentendimento, desorganização e o tão temido prejuízo.

Mas o ano está começando e você tem metas a bater, então o que fazer?

A solução está no Vendarketing!

Mas o que é isso e como funciona?

“Vendarketing” é a união dos  termos Vendas e Marketing e prevê o  alinhamento entre estes times.

Também conhecido como Smarketing, junção de Vendas (Sales) e Marketing, este não é um conceito novo, mas que, se bem aplicado, faz toda a diferença no desempenho da equipe.

Mas como aplicar o Vendarketing?

O primeiro passo é definir o SLA (Service Level Agreement), conjunto de regras que estabelece as funções de cada departamento. Também pode ser usado como contrato para venda de produtos e serviços.

Estas regras devem ser passadas em reunião, com todos presentes e mais: as condições do acordo devem ser de fácil acesso ou seja, cada colaborador deve ter uma cópia que pode ser enviada por e-mail.

Durante essa reunião é importante que o coordenador ouça as queixas e demandas de cada departamento para fazer alterações no acordo, se necessário.

E mais: essas diretrizes podem e devem ser reexaminadas de tempos em tempos, isso porque o processo de vendas é muito dinâmico e alterações que melhorem a performance sempre são bem-vindas.

Veja agora o passo a passo da implementação do Vendarketing na sua empresa

1 – Planeje

É impossível ter bons resultados sem planejamento. O ano está começando e pode ser que você já tenha feito o seu no ano passado. Se não, ainda dá tempo.

Nessa fase é preciso estabelecer as metas e os objetivos da empresa: quanto vamos crescer e quais produtos serão trabalhados. Além disso, no planejamento também deve constar o que será feito em datas sazonais e quais promoções estão programadas durante o ano como combos e descontos. Assim a equipe terá tempo de se preparar.

2 – Acompanhe as métricas

A cada quinze dias as equipes devem se reunir e verificar se as metas estão sendo cumpridas. Para isso é preciso avaliar os números e observar os pontos fortes e fracos da estratégia e, se necessário, reformular os planos de ação.

3 – Olhe para o CRM

Ter um bom CRM (Customer Relationship Management) é fundamental para garantir que a equipe saiba em que estágio do funil de vendas o lead está. Assim, vendas poderá falar com eles de uma forma mais certeira, por exemplo: “Olá vi que você baixou um eBook sobre adestramento de cães. Está precisando de ração e acessórios para o seu bichinho de estimação?”

4 – É sustentável?

É muito importante traçar metas realistas para o crescimento do seu negócio. Cada setor tem suas particularidades que devem ser respeitadas. Um bom exemplo é o agronegócio que depende muito de fatores climáticos para o desempenho.

E mais: lembre-se de que com a otimização das equipes e dos processos pode ser que o time fique sobrecarregado. Então prepare-se para contratar novos colaboradores e treiná-los em tempo hábil.

Conclusão

Toda empresa só tem a ganhar ao harmonizar os departamentos de vendas e marketing. Esta sinergia criada pelo Vendarketing irá trazer mais lucros e criar um ambiente de trabalho mais saudável para os colaboradores.

Gostou deste tema? Se quiser saber mais sobre Vendarketing entre em contato com a gente! Somos especialistas!

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