Métricas: análise é fundamental para geração de leads e lucratividade

métricas

Compartilhe

Os dados são os ativos mais importantes do marketing digital, sabendo quais métricas utilizar o seu negócio vai alinhar indicadores para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. As métricas vão desde o número de visitantes no seu site até o volume de vendas. Elas ajudam a definir as estratégias para a geração e conversão de leads. 

Conforme a pesquisa Martech 2018, 69,9% das empresas que já têm uma ferramenta de automação, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).

Na hora de definir as métricas é de bom tom separar as métricas de vaidade, pois estas não estão relacionadas à uma direta geração de oportunidade de negócios, sendo elas, as curtidas, número de seguidores em redes sociais e visualizações na fanpage. É bom saber que tais dados vão dizer pouco sobre a sua empresa.  

Métricas relevantes

As métricas relevantes são aquelas que geram resultados com pouco custo, aumentando o tráfego, o engajamento e as vendas. Elas podem ir além do volume de pessoas que seguem os perfis do seu empreendimento. Métricas relevantes precisam traçar um diagnóstico do negócio.

As métricas nada mais são do que medidas quantificáveis ou medidas de desempenho usadas para analisar uma estratégia ou ação. Dentro do marketing digital, elas são o primeiro passo para que a empresa elabore os planos de divulgação, ou seja, as ações de marketing do seu negócio

Para ter o retorno esperado as metas não devem ser avaliadas apenas no início e no fim de uma campanha. Elas precisam ser examinadas durante todas as etapas do funil de marketing.

Antes de colocar as métricas em prática é necessário traçar o objetivo da campanha ou estratégia, evitando usar ferramentas desnecessárias e onerosas. Um bom passo para isso, é diferenciar as métricas entre sociais e de negócio. 

Métricas sociais

As métricas sociais se relacionam com os objetivos da marca nas redes sociais. Cada empresa tem sua motivação para desenvolver conteúdos nesses canais e, de acordo com cada uma delas, diferentes metas serão analisadas.

Os principais dados observados nas métricas sociais são: alcance: é uma métrica visível em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn; engajamento que é a soma de quem comenta, curte, compartilha ou clicar nas postagens e, por fim, seguidores, que diz respeito ao volume de pessoas que destaca o seu interesse em acompanhar as suas publicações. 

As métricas de marketing específicas devem apoiar o resultado das principais métricas de negócio, sendo as principais; pedidos de orçamento; recorrência de compra; ticket médio; valor total de vendas; quantidade de vendas, renovações de contrato e percentual de churn.

Com o funil de vendas em mente, fica fácil medir a efetividade do marketing digital para o negócio. Basta medir a cada mês os visitantes únicos (via ferramenta de Web Analytics); leads gerados (formulários preenchidos e dados de contato dos potenciais clientes que chegaram via site) e clientes conquistados (quantidade dos Leads que efetivamente compraram o seu produto ou serviço).

É importante considerar que as métricas permitem que as ações de marketing realizadas possam ser quantificadas, analisadas e mensuradas, melhorando o sistema operacional do negócio e contribuindo na redução dos custos da empresa. Os dados coletados ajudam a ir além do marketing digital buscando ganhos reais para a empresa. 

Principais métricas de marketing

Retorno sobre investimento (ROI)

É uma das métricas mais importantes em qualquer negócio, pois trata diretamente do lucro.

No marketing, é fundamental conhecer o retorno gerado por uma determinada ação, como uma campanha de anúncios específica, ou mesmo por toda a estratégia. O ROI mostra justamente qual foi o retorno sobre o valor investido.

O ROI ajuda a escalar o investimento. Enquanto o ROI for positivo e a empresa ainda tiver capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que aponta o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa.

Caso você identifique que o ticket médio está baixo demais, pode implementar estratégias para aumentá-lo, como upselling e crosselling.

Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

A taxa de cliques é que vai mostrar o quanto um anúncio deu certo. Afinal de contas, de nada adianta ter muitas veiculações se poucas pessoas chegarem à sua página de destino.

A partir dessa métrica, você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.

Taxa de conversão

A conversão ocorre quando o seu negócio convence alguém a se tornar cliente. Esse passo pode ser assinar sua newsletter, cadastrar-se em uma promoção, baixar um e-book no blog, usar a versão de teste do seu produto ou até mesmo tornar-se um novo cliente.

Taxa de conversão do funil influência na métrica

Dentro de um funil, o cliente em potencial passa por diversas fases. Por exemplo: a primeira conversão pode ocorrer quando o cliente se cadastrar na sua newsletter. A segunda, quando ele se inscreve para um webinar. A terceira, quando a venda ocorre.

Leads gerados é a principal métrica de sucesso

São os visitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo e, por isso, ofereceram seus contatos em troca de algo — como um e-book, uma assinatura de newsletter, um pedido de teste, o contato de um consultor, etc.

A geração de leads é uma das principais métricas de marketing digital, já que indica o número de pessoas com quem você pode começar um relacionamento e, mais tarde, realizar uma oferta de venda. 

Ferramentas para aplicar métricas

Para colocar em prática as principais métricas do marketing digital você vai precisar de algumas ferramentas para fazer a captação e análise de dados. Saiba quais são: 

Google Analytics: é uma plataforma de análise de websites que fornece uma quantidade enorme de dados relacionados à performance de uma página, fontes de tráfego e comportamento do usuário. Voltada para empresas que possuem ecommerce, blog ou qualquer tipo de site. Disponibiliza métricas como taxa de rejeição, visitas, visualizações na página e dados demográficos e geográficos dos usuários que visitaram seu website.

Facebook Insights: o Facebook Audience Insights é um recurso que ajuda a medir os resultados de marketing digital de uma empresa. Fornece informações sobre o engajamento dos usuários, o alcance dos posts, os números de likes e compartilhamentos e os melhores dias e horários para publicação, otimizando as estratégias de conteúdo. 

Instagram Insights: para usá-lo, basta ter um perfil comercial. Oferece informações sobre o alcance das publicações, o engajamento do público, as características da sua audiência e o número de impressões.

Social Ads e Google Adwords: quando você anuncia nas redes sociais ou no próprio Google Ads, as plataformas de anúncio geralmente fornecem relatórios para que analise os resultados das suas campanhas. Dessa maneira, é possível identificar erros que podem estar prejudicando o desempenho do seu anúncio.

Moz: essa ferramenta foca especialmente em análise de SEO, visando melhorar a visibilidade da sua página nos buscadores. Através dela, você consegue fazer uma busca de palavras-chave, avaliar a autoridade de qualquer domínio na web, analisar links externos e internos, otimizando o algoritmo no Google. 

Dinamize Automation: plataforma de automação de marketing com diversos dados e relatórios sobre o desempenho das suas páginas na web, comportamento de navegação dos usuários e páginas acessadas. É possível visualizar informações sobre os seus envios de email, SMS, landing pages, origem dos contatos e outras ações criadas na plataforma.

Referências:

www.rockcontent.com

www.resultadosdigitais.com.br/

www.mlabs.com.br

www.sebrae.com.br/

www.organicadigital.com/

Fale com a gente!

WhatsApp: (11) 93029-8785

e-mail: pericoco@pericoco.com.br

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto

Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92

Agência Pericoco Núcleo São Paulo

São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122 

2 thoughts on “Métricas: análise é fundamental para geração de leads e lucratividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agencia Pericoco

Agencia Pericoco

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Informações

Acompanhe-nos

Trabalho remoto

Endereços para correspondência:

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125 – Centro

Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442 – Aclimação

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.