North Star Metric é a métrica que importa

North Star Metric é a métrica que importa

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A North Star Metric – ou a Métrica da Estrela do Norte – é mais uma forma de você entender e acompanhar o crescimento da sua empresa

Reduzir a administração, simplificar as reuniões e alinhar as equipes em torno do objetivo singular de crescimento, são algumas das possibilidades que o investidor de startups Sean Ellis, dono da  startups Sean Ellis,  tinha em mente quando cunhou o termo Estrela do Norte, ou North Star Metric, como foi denominada a métrica guia.  

 

North Star é a métrica mais preditiva do sucesso de longo prazo de uma empresa. É uma métrica que deve fazer três coisas: gerar receita, refletir o valor do cliente e medir o progresso. Se uma métrica atingir esses três pontos e todos os departamentos contribuírem para melhorá-la, a empresa crescerá de forma sustentável, ou assim, diz a teoria.

 

Quando se pensa em empresas, temos a criação de um plano estratégico com meios e fins específicos referentes à uma meta. É possível, através da análise de determinados dados, que ocorra o impulsionamento das vendas e a conversão de clientes ou compra de produtos. O ato de utilizar dados pode ser visto como análise de métricas, e dentro desses dados, há o norte para toda uma empresa: a North Star Metric. 


Meta não é métrica

Antes de falar sobre a North Star Metric, é preciso deixar claro que metas são diferentes de métrica. Metas são o conjunto de tudo aquilo que possa te auxiliar a chegar ao seu objetivo, sendo um conceito mais intuitivo. Métricas são ferramentas e indicadores matemáticos capazes de informar exatamente os resultados de uma ação, ou seja, o dado disponível para a análise. 

 

O termo métrica da Estrela do Norte – derivado do nome comum de Polaris, a estrela que fica diretamente acima do pólo norte da Terra – é principalmente retórico.

 

Empresas com modelos de negócios complexos podem ter várias Estrelas do Norte, e qualquer métrica da Estrela do Norte é composta de sub métricas. Qualquer empresa que literalmente renunciasse a todas as métricas em favor de apenas uma, como receita recorrente, quase certamente falharia. A métrica North Star é, simplesmente, um exercício para simplificar a estratégia geral da empresa em termos que todos possam lembrar, entender e aplicar.

Métricas: Análise é fundamental para geração de leads e lucratividade

Também conhecida como “métrica da estrela guia” ou NSM, é um modelo de utilização e identificação de métricas com foco no crescimento do negócio que surgiu nas empresas do Vale do Silício. Essa nomenclatura faz alusão ao método de navegação utilizado antigamente, que se guiava pela estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor, a estrela do norte. 

 

A NSM é conhecida como “a única métrica que importa”, por ser geralmente a métrica que vai dar o norte para as estratégias de um negócio. O principal objetivo do North Star Metric é definir uma métrica crucial para o negócio, que conecte times através da visão e valores da empresa, promovendo um grande esforço coletivo. Então a NSM é a métrica principal para que o objetivo da empresa seja alcançado.  

 

Usando a  North Star Metric

 

Esse tipo de análise de métrica ajuda a priorizar e acelerar a tomada de decisão, no alinhamento da comunicação entre times e permite que as equipes concentrem-se no crescimento sustentável liderado por produtos 


Importante salientar que os inputs são o conjunto de 3 a 5 fatores que afetam diretamente a métrica. São fatores bem variáveis, podendo mudar de acordo com setor, modelo de negócios e características de um produto, mas devem ser bem escritos e acionáveis. Dentro da escolha dos inputs, deve ser definida a única métrica que será o que levará a sua empresa para frente.

Escolher uma métrica para analisar como foco ajuda a colher resultados precisos e aumentar a conversão. Um exemplo disso é o Facebook analisar as métricas de usuários ativos, enquanto o MySpace utilizava métricas a respeito dos usuários. Olhando para os clientes ativos, podemos ver o quanto o cliente está ou não engajado com o serviço. Isso foi o que garantiu o sucesso e prosperidade do Facebook enquanto empresa. 

 

Definição de uma NSM

 

Vimos que a North Star Metric é uma ferramenta importante no dia a dia de uma empresa, atuando fortemente no seu crescimento e no alcance de clientes. Dentro dessas estratégias, temos alguns tópicos que a NSM deve atender, como:

 

  • Expressar valor para o cliente; 
  • Representar a visão do produto e a estratégia do empreendimento;
  • Auxilia na previsão de resultados, sendo um importante indicador de sucesso;
  • Deve ser mutável, a fim de que as ações da empresa a influencie; 
  • Deve atender a todos, utilizando linguagem simples, sendo fácil de entender; 
  • Precisa apresentar meios de ser acompanhada;
  • Atender metas a longo prazo. 

 

Através da North Star Metrics podemos analisar o tempo de plataforma de um usuário, por exemplo. Em um serviço de streaming como o Spotify, é importante manter o usuário dentro da plataforma, consumindo o serviço. Quanto mais tempo dentro da plataforma, maior o número de publicidade que o usuário consome e mais artistas e músicas o usuário descobre, sendo uma relação de ganha-ganha. Nesse caso, as métricas norteadoras seriam o tempo gasto dentro da plataforma e a frequência com que os usuários a visitam. Veja outros exemplos de NSM:

E-commerce: Tempo de vida de um cliente (quanto tempo ele permanece comprando com a empresa), valor diário da compra e quantidade de clientes que finalizou a compra.

Empresas de Media: clientes consumindo 5 ou mais notícias por semana, tempo total de consumo (leitura, tempo de áudio reproduzido).

 

Exemplos para aplicar a métrica da Estrela do Norte

 

Comércio eletrônico

  • Número de clientes semanais concluindo seu primeiro pedido
  • Valor das compras diárias
  • Valor da vida útil do cliente (CLV)

Tecnologia do consumidor

  • Número de usuários ativos diários (DAU)
  • Número de mensagens enviadas por dia
  • Retenção

B2B SaaS

  • Número de contas de teste com mais de 3 usuários na primeira semana
  • Percentual de retenção no segundo ano
  • Receita recorrente mensal (MRR)

Meios de comunicação

  • Inscrições e retenção
  • Número de visitantes ativos diários
  • Tempo total de leitura
  • Tempo total de exibição

Fintech

  • Total de ativos sob gestão
  • Número de usuários ativos diariamente



Links de referência:

www.cursospm3.com.br

www.pontotel.com.br

www.caetreinamentos.com.br

www.youtube.com

www.growthlovers.com.br

www.mixpanel.com

Sean Ellis

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