Planejamento de Marketing: Você sabe a importância dele? Avalie o seu!

planejamento de marketing

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Ano novo chegando e você ainda não sabe como fazer dinheiro para fazer frente a todas as suas demandas? Faça um planejamento de marketing, afinal,  a única forma de espantar a indecisão é arregaçar as mangas e por mãos-à-obra, mapeando objetivos, traçando metas e formas de execução.

Muitos empreendedores, no começo de suas carreiras, seguiram estratégias não muito bem elaboradas. Portanto, se você começar pelo Planejamento de Marketing, de 2022, já vai estar dando o primeiro passo rumo ao sucesso de seu negócio.

Seja ele um blog, ou uma empresa física, se você não tiver material para alimentá-lo, não vai crescer. E isto vale para criar um perfil no Instagram, criar um e-commerce, ou postar fotos e vídeos para se tornar influencer. Seja lá o que for, sem ter uma estratégia de marketing, não adianta. Você vai sair atirando ‘balas’ para todos os lados sem mirar o alvo.

Pesquisas de campo

A chave para entender os processos de uma empresa, da elaboração do produto até a captação de clientes, é o estudo. São necessárias análises, pesquisas de campo, estudos internos e aplicação de testes para que se saiba quais objetivos e qual o desempenho a se esperar de uma empresa.

Para isso, é de extrema importância que seja definido um plano de marketing. Mas como fazer isso? É realmente necessário ou apenas uma perda de tempo? 

Atualmente, a internet tem tomado um lugar cada vez maior nas relações de marketing. Empresas têm migrado para o mundo virtual, muitas vezes sem o preparo adequado.

A Agência Pericoco é especialista em diversas formas de marketing, cada uma com o necessário para alavancar o seu negócio e preparamos um conteúdo bem amplo para ajudá-lo a entender como o Plano de Marketing pode auxiliar sua empresa a alavancar as vendas. Desde claro, que você adote o quanto antes para começar 2022, a toda. 

O que é o planejamento de marketing?

O planejamento de marketing deve ser um guia de ações da empresa, elaborado de forma eficiente, a fim de que não seja mais um projeto esquecido na gaveta. É uma importante ferramenta de gestão de marketing.

O plano de marketing direciona a equipe, colocando objetivos em comum e o caminho para chegarmos até o objetivo. Nenhuma marca grande inicia o ano sem um bom plano de marketing, que em muitos casos é definido no meio do ano anterior.

Evidentemente, que ao longo do ano, ele pode ser reajustado, incrementado, mas o plano original deve ser planejado logo no início de cada ano. Após isto, o correto a fazer é elaborar as campanhas mês a mês, como por exemplo, a Black Friday, traçar estratégias (marketing de conteúdo ou de relacionamento) para os produtos e os serviços oferecidos pela marca.

Por que fazer um plano de marketing?

Ação sem planejamento acaba não gerando bons resultados. Uma página de Facebook pode ser criada, um perfil no Instagram pode ser feito, até ações que envolvam distribuição de material impresso: sem planejamento, sem objetivo específico, dificilmente dará certo. 

O plano de marketing tem que ter um prazo definido. Além disso, deve ser um plano compreendido por toda a hierarquia da empresa. Se o plano fica visível apenas na cabeça do CEO, fica fácil o funcionário da linha operacional, ou de outras áreas, se sentir desmotivado.

A partir dessa organização das estratégias e alinhamento da equipe, o Plano de Marketing também:

  • fundamenta a tomada de decisões utilizando dados, pesquisas e análises;
  • otimiza os investimentos de marketing para evitar desperdícios e maximizar o retorno;
  • trabalha a melhoria da comunicação interna, a motivação dos colaboradores e a integração entre as equipes;
  • identifica e aponta o cenário, encontrando as melhores oportunidades e antecipando ameaças;
  • gera resultados de curto, médio e longo prazo, que tornam as estratégias mais sustentáveis.

Quero fazer um plano de marketing: e agora?

Entender a relevância de um planejamento de marketing é o primeiro passo para fazê-lo dar certo. Tem uma série de perguntas que devem ser feitas ao cogitar um plano de marketing:

1 – Qual a situação atual do meu negócio?

2 – Quanto terei de desembolsar financeiramente para aplicar meu plano?

3 – Como vou executá-lo?

4 – Qual é o meu alvo de mercado?

5 – Quais táticas de marketing usarei?

6 – Quais são os meus objetivos?

Com essas perguntas, é possível começar a entender também a importância da pesquisa de mercado para o seu planejamento. Pesquisas e análises sobre a empresa e o cenário em torno dela, acabam trazendo melhores decisões. É preciso olhar para dentro da empresa e para os objetivos que você, empresário, quer tomar a longo prazo, para então definir um bom plano de marketing.

Esse plano deve estar alinhado com a missão, visão e os valores da sua empresa, e também contando com a presença do planejamento estratégico, a fim de que os caminhos sejam definidos para a empresa efetivamente chegar aos seus objetivos.

No planejamento de marketing, é de suma importância que todas as áreas da empresa contribuam, afinal, todos são engrenagens importantes que fazem com que a empresa siga em frente com sucesso. O time comercial, por exemplo, terá ótimas estratégias no ramo das vendas e do faturamento, assim como o time da criação atuará com peças mais chamativas e atraentes aos clientes e o RH recrutará funcionários qualificados.

Etapas importantes do planejamento de marketing

Você já mostrou a importância de um plano de marketing para a sua equipe e já compreendeu os benefícios que ela pode te trazer. Mas como implementar as ideias que você já teve para chegar aos seus objetivos? Existem algumas etapas importantes para o planejamento de marketing.

Análise S.W.O.T: Também conhecida como matriz F.O.F.A, ela é uma sigla em inglês utilizada para definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A análise S.W.O.T faz com que fiquem mais evidentes as partes favoráveis e desfavoráveis do seu negócio.

Análise de concorrência:  Neste momento você olha para as estratégias que a concorrência tem executado e pensa no que pode diferenciar você. O plano de marketing permite, por exemplo, que você se antecipe às tendências de mercado e ao movimento dos concorrentes. Essa parte também ajuda a definir o seu posicionamento de mercado.

Posicionamento de mercado: Como você quer ser visto pelos seus clientes? Quais os valores que devem prevalecer na sua marca? O que faz com que a minha empresa seja diferente das outras? As respostas dessas perguntas garantem melhor orientação para o posicionamento de mercado. Ele é um conceito que se refere há como a marca é ocupada na mente do consumidor. Um cliente que se identifica com a sua marca, tem grandes chances de adquiri-la.

Implementação: Todas as estratégias do plano de marketing são executadas aqui. O plano de ação é definido, cada colaborador da empresa desempenha seu papel de acordo com esse plano, para garantir que a empresa atinja as metas definidas.

Análise geral: Quando todas as estratégias foram colocadas em prática, é momento de estudar os efeitos das ações, se foram efeitos positivos ou negativos, sempre pensando em como melhorar a relação da empresa com o consumidor.

Tipos de planos de marketing

De acordo com os objetivos que a empresa quer conquistar e também, no tempo em que a empresa tem para obter resultados, existe uma estratégia de plano de marketing que se encaixa perfeitamente no que é pensado. Aqui estão algumas delas:

Plano de marketing de níveis

Atinge os níveis hierárquicos de uma empresa, como os setores estratégico, tático e operacional. Basicamente, o plano estratégico seria de longo prazo, o tático, de médio prazo e o operacional, de curto prazo.

Dentro do plano de marketing de níveis, começamos pelo plano de marketing estratégico. Esse tipo de plano traça as estratégias sem delimitar ações bem definidas. É a parte mais ampla do processo.

O plano de marketing tático, neste processo, pega as ideias definidas pelo plano estratégico e dá detalhes. Ele estrutura o plano com ações bem definidas, até mesmo cuida do orçamento.

Já o plano de marketing operacional trabalha com as definições do dia a dia, detalhando objetivos de curto prazo, tarefas, responsáveis, cronogramas e outras definições mais específicas do plano de ações. 

Plano de marketing por estratégia

Os planos de marketing por estratégia focam na maneira específica escolhida para atender o plano estratégico definido, no plano tático. Alguns exemplos são planos de marketing digital, plano de marketing de redes sociais e plano de marketing de relacionamento.

Por ser direcionado, muitas vezes, para uma área específica, o plano de marketing estratégico poderia ser resumido em uma palavra: foco. Ele é comumente utilizado em grandes empresas que necessitam de planos específicos para subáreas. Também pode ser aplicado em momentos em que o crescimento da empresa depende de uma determinada estratégia.

Plano de marketing por campanhas

Os planos de marketing podem ser definidos para momentos específicos em que a empresa vende mais; um exemplo seria um plano de marketing voltado para o Dia das Mães. Geralmente, essas campanhas estão relacionadas como parte do caminho para o cumprimento de uma meta a longo prazo maior. Se o plano para o faturamento da empresa, por exemplo, pretende aumentar as vendas em 40%, o plano de marketing de campanha do Dia dos Namorados vai contribuir para isso.  

Inbound marketing: Também conhecido como marketing de atração, utiliza determinadas ferramentas que vão destacar o seu negócio, como a utilização de SEO. É uma estratégia importantíssima dentro do marketing digital!

Inside Sales: É o trabalho com vendas organizado de maneira remota, dentro da empresa. O contato com o cliente é feito através de WhatsApp, Skype ou via e-mail. Temos um vendedor responsável pelo fechamento da venda, que apresenta a solução, e outro, por acompanhá-la, tratando das necessidades do cliente e analisando se vale a pena fechar a venda ou não.

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Fontes:

www.rockcontent.com

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