Recupere agora mesmo seus leads desengajados

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Entender o que são os leads desengajados e como recuperá-los é muito importante

Você que trabalha com marketing digital sabe o quanto dá trabalho conseguir um bom lead. São horas de planejamento, estratégias, reuniões, criação e enfim o disparo de um e-mail marketing. Finalmente você conseguiu boas conversões. Só que, por mais que você se esforce, sempre vai ter ali, na sua base uma porcentagem de leads desengajados.

Mas o que é isso?

São leads que converteram, mas que depois de um tempo deixaram de abrir e-mails ou clicar nos links que você envia.

Existem ainda outros critérios como: não ser um cliente, não ter feito uma compra ou não estar em nenhum fluxo de nutrição.

Para identificá-los é simples, basta olhar para duas métricas: taxa de abertura e taxa de cliques. Se você usa o RD Station já sabe como conferir estes números, certo?

O RD também atribui um “Behavior Score” para estes leads. Para ser considerado desengajado, o lead deve seguir o seguinte critério: não ter aberto ou clicado em nada enviado nos últimos 145 dias.

Mas por que devo me preocupar com os leads desengajados?

Afinal eles são desengajados, não querem mais saber da minha empresa. Tudo bem, mas para chegar até sua base de leads eles já tomaram pelo menos uma ação, ou seja, já estiveram interessados em você.

O trabalho agora é despertar novamente este desejo do cliente pelo seu negócio!

Mas antes, uma reflexão

Antes de sair criando campanhas para leads desengajados é importante observar:

– De onde veio este lead? Ele pertence a minha lista ou veio de outro lugar? Lembra quando muita gente comprava listas de e-mail? Além de não ser ético, você pode ser punido com perda da reputação do seu domínio.

– O lead conhece a minha empresa? Se você mudou o ramo do seu negócio é preciso construir uma nova base de leads do zero!

– Esse contato concordou em receber minhas mensagens? Esse tópico é particularmente importante pois com a LGPD é preciso que o lead concorde com o recebimento das mensagens.  

E por último, mas não menos importante!

Faça uma higienização na sua base de leads! Sabe aqueles endereços como nãotem@nãotem.com.br ? Ou aqueles digitados de forma errada? Faça uma limpa! Tem também aqueles e-mails antigos que a pessoa nem usa mais.

Para te ajudar nessa tarefa use ferramentas como Expert Validator, Safety Mails ou Checador.

Isso vai ajudar a reduzir muito seus hard bounces, que são aqueles e-mails que “batem e voltam” e que, em grande quantidade, podem até suspender uma campanha.

E o que fazer quanto aos leads desengajados?

Sim, vamos explicar, afinal é por isso que você está aqui né? A primeira providência é criar uma segmentação para estes leads. Afinal você vai direcionar mensagens específicas para este grupo. Depois faça o seguinte:

1 – Crie uma mensagem

Exemplo:

Título “Olá, faz tempo que não nos falamos”!

Texto: Quer saber o que você perdeu?

Em seguida insira links com seus conteúdos mais relevantes.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas pode inserir links de produtos, promoções ou conteúdos de blog posts.

Pode até mesmo criar uma promoção exclusiva, do tipo “volta pra mim”!

Outra boa prática é enviar um formulário perguntando ao lead: “Sobre quais assuntos você gostaria de saber mais”?  dê opções a ele para clicar e um espaço para comentários.

2 – Envie mensagens

Para reengajar esses leads é preciso enviar mensagens do interesse deles periodicamente. Esse intervalo pode variar de acordo com o perfil dos seus leads e com o seu negócio. O ideal é esperar pelo menos 15 dias antes de enviar um novo e-mail;

3 – Use outros canais

Depois de uma boa análise na sua base de leads desengajados já dá até para montar uma persona para eles. A partir daí você pode usar campanhas de Ads para atraí-los novamente!

Fiz tudo isso, e agora?

É hora de analisar os dados! É muito importante que, após o envio de uma campanha de reengajamento de leads, você confira as taxas de abertura, cliques e conversões.

Consideramos que taxas boas são 95% para recebimento de e-mails, 15% de abertura e 20% de conversão para quem visitar a página.

Fique atento também para as métricas negativas como pedidos de descadastramento e spam que não devem ultrapassar 1% do total e 0,1% respectivamente.

Gostou deste conteúdo? Está precisando reengajar seus clientes? Fale com a gente! Somos especialista nesta e em outras soluções para você vender mais!

Fontes pesquisadas:

rdstation.com.br

rockcontent.com.br

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