Porque você deve começar a usar o Design Thinking hoje mesmo

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O Design Thinking foi criado por David Kelley nos anos 60 e até hoje auxilia diversas empresas

“Será que não tinha um jeito mais fácil de fazer isso”? Quantas vezes você pensou assim ao tentar abrir um pacote de bolacha ou uma lata de molho de tomate?

Por outro lado, quando você encontra um produto ou uma solução incrível: “Como ninguém tinha pensando nisso antes”? (Veja o exemplo do cartoon acima).

Geralmente são soluções simples, mas geniais. Mas porque todos os produtos não são assim?

O problema é que muitos designers de embalagens ou produtos esquecem de se colocar no lugar do consumidor. E tem também as limitações técnicas.

Além disso, estamos tão acostumados a fazer as coisas sempre do mesmo jeito que a criatividade fica embotada.  

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Mas aí veio o Design Thinking e mudou tudo

Felizmente nos anos 60 David Kelley apresentou ao mundo o “Design Thinking”. Trata-se de uma evolução do design que ajuda as pessoas a solucionarem problemas complexos para a satisfação do cliente.  

Uma das principais características desta abordagem é a coletividade, ou seja, todos os envolvidos na ideia (stakeholders) podem e devem pensar em uma ou mais soluções para o que está sendo proposto.

Isso funciona porque cada pessoa utiliza seu background, fruto de toda a experiência de vida para dar novos insights e soluções para o projeto.

Resumindo, o Design Thinking é a reunião de métodos e ferramentas e técnicas que as pessoas usam para criar soluções baseadas nos desejos e expectativas dos clientes.

Isso envolve muita pesquisa, tentativas e erros, criação de protótipos e muitos testes para ver se a solução funciona.

A grande vantagem dessa abordagem é que ela coloca o cliente no centro de tudo, ou seja, tem como base o conceito de Human Centered Design, no qual a design é pensado no ser humano. 

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O passo a passo do Design Thinking

Para que você entenda melhor, vamos te mostrar o passo a passo dessa abordagem:

1 – Imersão

É a fase de autoanálise da empresa e de seus colaboradores. Aqui são listados os pontos fortes e fracos de toda a estrutura. Uma boa dica é utilizar a técnica de SWOT Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

2 – Ideação

Começa aqui o brainstorming, que é quando as ideias começam a aparecer para conseguir as melhorias desejadas. Essa fase pode ser bem otimizada com o uso das informações (data) dos seus clientes para avaliar se existe oportunidade para o negócio;

3 – Prototipação

Depois das fases 1 e 2 imagine a quantidade de dados e ideias que estão sobre a mesa. Então é hora de colocar um filtro para separar as melhores soluções e insights. Depois, a partir delas, vem o desenvolvimento de um protótipo que vai ajudar a minimizar possíveis falhas do projeto; 

4 – Desenvolvimento

Hora de distribuir o produto para o público. Aqui o trabalho do pessoal da comunicação e marketing é fundamental. Afinal, de que adianta criar um produto excelente se o cliente não souber disso? O trabalho continua com o acompanhamento e feedback dos consumidores.

Como aplicar o Design Thinking?

O primeiro passo é ter espaço dentro da cultura da empresa para este tipo de atividade.

Os colaboradores devem entender o conceito e não terem medo de expor ideias ou soluções inovadoras. Todos devem ter abertura para falar.

Outro ponto importante é trabalhar muito bem a análise de dados. Eles serão combinados com as soluções para o sucesso do projeto.

Por exemplo: as métricas te mostram que 90% dos seus consumidores moram em áreas afastadas da cidade. Isso quer dizer que no projeto deve ser considerada uma solução fácil de transporte para ele.

Quais as vantagens do Design Thinking?

– Relação custo x benefício excelente;

– Aumento da competitividade;

– Diferencial que irá destacar seus produtos dos concorrentes;

– Senso de valorização dos profissionais envolvidos no projeto;

– Aumento do senso de empatia e colaboração da equipe;

Veja 5 exemplos em que o Design Thinking foi usado com sucesso!

– Natura: a marca precisava de uma solução para baratear o preço dos seus shampoos e condicionadores. Depois de uma pesquisa, percebeu que o público preferia comprar refis para repor o conteúdo das embalagens. Funciona muito bem para uma marca alinhada com a preservação do meio ambiente;

– Havaianas: sempre associada à simplicidade e conforto, a marca precisava de um novo produto. Com o uso do design Thinking eles lançaram, com grande sucesso, um modelo de bolsas com a “cara da marca” que foi lançada mundialmente em 2009;

– Uber: depois de uma extensa pesquisa com consumidores de várias partes do mundo, surgiu a ideia de os motoristas fazerem, além das viagens, entrega de alimentos, surgindo assim a Uber Eats;

– Samsung: desenvolveu uma linha de televisores para as classes C e D mais resistentes a oscilações elétricas, com dispositivos de proteção para quedas de energia;

– GE Healthcare: alterou o visual das máquinas de ressonância magnética com temas infantis para que as crianças se sentissem mais à vontade durante os exames.

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Fontes pesquisadas

tecmundo.com.br

resultadosdigitais.com.br

rockcontent.com.br

endeavor.org.br

posdigital.pucpr.br

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