UX ou User Experience determina se o cliente volta a comprar

UX ou User Experience determina se o cliente volta a comprar

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Você sabe o que é UX ou User Experience (Experiência do Usuário)? É a disciplina responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes. Em um mercado competitivo, UX é uma palavra de ouro se você quiser manter um diferencial perante a concorrência. 

User Experience, UX, ou “experiência do usuário” é um termo que se popularizou no mundo do Design, mas não se limitou apenas a essa área e pode ser aplicada em diversas outras práticas, principalmente no setor de TI. 

User experience é a experiência que o cliente tem com um produto ou serviço. Se houver uma interação excelente, é provável que o usuário volte a comprar da empresa. Mas, caso a UX seja ruim, você perde o cliente. 

Com esse objetivo, os designers de UX estudam o comportamento humano e o serviço oferecido para encontrar meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes. Tanto que já é uma nova profissão no mercado. São denominados de designers de experiência do usuário (UX) estão entre os profissionais mais requisitados da indústria criativa no momento.

 À medida que as empresas atualizam seus sites, aplicativos móveis e muito mais para interagir com os clientes de novas maneiras, são necessárias pessoas que possam ajudar a conceber e criar experiências digitais intuitivas e envolventes em todo o país.

Growth hacker é um agente do bem que aplica o growth hacking

Diferente do Design de Serviço, que abrange todo o ecossistema do serviço, o UX está mais relacionado ao uso do serviço em si, principalmente nas suas interações com o cliente final. 

Isso possibilita o estudo dessas interações em um nível mais profundo de detalhamento, chegando ao nível das microinterações que contribuirão na construção da facilidade e do encantamento. 

Ele é aplicado tanto para a criação de novos serviços, quanto para manutenção e gerenciamento dele no curto, médio e longo prazo. 

User experience consiste nos elementos da interação do cliente com um produto ou serviço. 

Como o próprio nome diz, é a experiência que ele tem com determinado item. Por isso, a UX é determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa no mercado. 

Em outras palavras, é como o cliente final interage com o produto, criando experiências positivas ou negativas sobre a marca que o oferece. 

Origem do termo e como a UX Experience se transformou até se tornar tema de  livros

O termo user experience foi criado por Donald Norman na década de 1990, um engenheiro que trabalhava, à época, na Apple – empresa que é referência no assunto. 

Em seu livro The elements of user experience (Pearson Education, 2010), Jesse James Garrett explica que a experiência do usuário não se refere especificamente ao funcionamento interno de um produto ou serviço. 

Na verdade, é como eles funcionam externamente no momento em que as pessoas os utilizam. 

“Quando alguém pergunta a você como é usar um produto ou serviço, pergunta sobre a experiência do usuário. É difícil fazer coisas simples? É fácil descobrir? Como é a interação com o produto?”, diz Garrett. 

A partir do entendimento sobre o conceito de user experience, já dá para ver que ele é fundamental para que uma empresa obtenha sucesso no mercado entre os consumidores. 

Ao investir em user experience de qualidade, uma das vantagens é otimizar a imagem do consumidor em relação ao produto que você vende. 

Marcas que entregam experiências satisfatórias se destacam e ganham reconhecimento no mercado

O que acontece na medida em que a empresa constrói sua reputação, os índices de venda sobem, porque clientes atuais indicam seus produtos para outras pessoas. 

Se você oferece uma experiência que atende a todas as expectativas do consumidor, é provável que ele volte a comprar outros itens da sua marca, pois já estabeleceu uma relação de confiança com ela. Esse benefício é essencial, pois fidelizar clientes é tão importante quanto atrair novos clientes.

Gera verdadeiros advogados da marca: pessoas que estão dispostas a defender a empresa e falar bem dela para os outros. 

User Experience é a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente online, seja no mundo físico. Isso engloba as relações com os canais da empresa, a navegação no seu site, o recebimento do produto e até a facilidade de acionar o pós-venda. 

Para criar uma estratégia eficiente de User Experience para o site do seu negócio, é preciso pensar em design, responsividade para mobile, velocidade de carregamento e demais características que interferem na forma como o usuário navega pelo conteúdo personalizado. 

Nesse caso, também deve-se levar em consideração a User Interface (UI), ou seja, a interface que o usuário vê e com a qual interage, que deve ser simples de navegar, mesmo que por detrás dela exista uma infinidade de códigos e programações complexas. 

No ambiente da Netflix, tanto um usuário iniciante quanto aquele que já é assíduo consumidor dos seus conteúdos conseguem navegar com facilidade, sem a necessidade de um guia complexo. 

Se o usuário absorve os conteúdos e se vê alinhado com seus diferenciais, vai decidir pela compra do produto. Esse resultado é multiplicado por muitos outros potenciais clientes, pois cada um, à sua maneira, vivenciou aquela experiência satisfatória. 

Mudanças que já estão em uso, mostram como a UX Experience pode ser efetiva

No fim de maio de 2020, o Google anunciou que seu algoritmo seria modificado até 2021 para valorizar métricas focadas na User Experience, o que reforça a importância de ter um site com taxa de carregamento rápida, que seja responsivo na versão mobile e que tenha conteúdos interativos e relevantes que promovam uma experiência única de leitura. 

O objetivo principal do User Experience é, por meio do estudo do comportamento humano, encontrar formas de oferecer um serviço diferenciado para obter uma maior satisfação e, consequentemente, maior fidelização dos usuários. 

Com isso, a ideia é atender e superar às expectativas específicas do cliente, gerando um processo fluido na relação com seu produto ou serviço, sem causar confusão. Isso por meio de ações simples, direcionadas e que consigam gerar encantamento e desejo por continuar a relação com o seu negócio. 

Ou seja, é possível garantir uma maior fidelização e, consequentemente, o estabelecimento de uma relação afetiva mais consistente entre o seu potencial cliente e o negócio, gerando maior consistência no contato entre as partes.  

O processo de aquisição de produtos e serviços depende de como a ferramenta e plataforma consegue conduzir o usuário até o processo final de conversão. Se há algo que esteja truncado durante essa jornada, o cliente poderá abandonar o produto no carrinho antes de concretizar, porque encontra dificuldades ou a experiência não é boa. 

O UX também entende que, em muitos casos, “menos é mais”. Por isso, é possível conduzir o seu cliente com eficiência, utilizando menos etapas no processo, oferecendo uma experiência que seja, de fato, convidativa para o usuário, direcionando-o etapa a etapa para a concretização da venda. 

São várias as áreas de UX, entre elas estão as que se seguem abaixo e o que cada uma faz:

UX Research: tem como foco elaborar e realizar pesquisas com os usuários, a fim de identificar comportamentos, necessidades e dores. 

UX Developer: responsável pelo desenvolvimento de ferramentas e soluções. 

UX Writing: área de redação especializada em melhorar a experiência do usuário quanto aos textos e parte escrita das soluções oferecidas.

Product Design: trabalha a parte visual dos produtos, softwares e aplicativos. 

UX Strategy: relaciona a experiência do usuário com a estratégia da empresa. 

Usability Analyst: responsável pela análise e viabilidade das soluções oferecidas.

Information Architect: visa estruturar todas as informações que serão entregues aos usuários, de modo a facilitar a interação. 

Links pesquisados:  

www.medium.com 

www.neilpatel.com 

www.rockcontent.com 

www.zendesk.com.br 

www.objective.com.br 

Contato:

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Soraya Pericoo

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