Lean startup ou startup enxuta: esse método ensina como criar produtos desejados por clientes, gerando ciclos de aprendizado rápidos
Pensando em solucionar os desafios que surgem na abertura de uma startup, muitos empresários têm buscado utilizar a metodologia lean startup ou startup enxuta para criação e gerenciamento desses negócios. São estratégias de inovação e tecnologia que auxiliam a gestão a enxugar custos e reduzir os possíveis erros.
Lean startup (ou startup enxuta) é uma metodologia de criação e gestão de startups. Esse método ensina como criar produtos desejados por clientes, gerando ciclos de aprendizado rápidos, em que as mudanças no direcionamento das estratégias da empresa aconteçam visando um crescimento acelerado.
Esse método foi criado pelo americano Eric Ries e é uma adaptação do conceito de Customer Development, de Steve Blank. No método de Steve, é ensinado como você deve direcionar os esforços de uma startup, indicando quando direcioná-la ou quando preservar suas estratégias para um crescimento acelerado.
Pesquisador da Harvard Business School, Eric adaptou essa metodologia para o mundo das empresas iniciantes e publicou o livro lean startup, editado no Brasil com o título startup enxuta. A obra ajuda a desenvolver produtos ou serviços verdadeiramente novos, sempre com foco em evitar o desperdício.
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No livro “A Startup Enxuta” publicado no Brasil em 2012, o autor Eric Ries, traz um novo olhar sobre a administração de empresas, desenvolvimento e criação de produtos e serviços.
Os métodos tradicionais de negócios muitas vezes não atendem às demandas das startups, que possuem estratégias e objetivos bem diferentes daqueles das empresas tradicionais. Por isso, utilizar de forma estratégica a metodologia lean é significativamente importante para o sucesso da gestão.
Fica claro que, ao eliminar desperdícios, os custos são reduzidos. Conforme se eliminam etapas que nada contribuem para o desenvolvimento sustentável da organização, menores serão as despesas e maior será o potencial de lucro. Algo que é feito pela Agência Pericoco com excelência, desde que foi fundada, e por se manter antenada com todas as novidades do mercado digital.
Outro ponto positivo do método para startup enxuta é a maior aproximação com clientes. A aplicação correta do ciclo de feedback proposto dentro do que é lean startup fará com que você conheça melhor as motivações e demandas dos seus clientes, e isso criará uma intimidade maior entre eles e a sua marca.
A fabricante de automóveis Toyota foi o primeiro grande exemplo de aplicação dos princípios lean startup.
A eficiência era máxima, o desperdício era mínimo e os carros só eram produzidos quando a encomenda já havia sido feita (não havia mais um estoque esperando pelos compradores, como antes). Assim nasceu a ideia de lean startup e a cultura da Toyota.
A prática da startup enxuta é hoje um dos movimentos mais utilizados no mercado
De acordo com o livro “Transformando ideias em negócios lucrativos: Aplicando a metodologia Lean Startup”, de Sandra Elisabeth e Robisom D. Calado, existem alguns princípios desta metodologia que devem ser levados em conta para sua aplicação.
O sistema lean, inspirado no modelo Toyota de Produção, dá prioridade às relações com clientes, desde a formação inicial do produto até sua produção, ampliando o retorno sobre investimento.
Custos mais acessíveis e de alcance amplo, faz da startup enxuta uma realidade mundial
Com pouco investimento e muito dinamismo, a lean startup é o modelo de negócio que precisa crescer em tempo baixo e com muitas perspectivas de desenvolvimento.
Para isso ser possível, algumas técnicas precisam ser colocadas em prática. Uma lean startup trabalha com base em uma hipótese e, a partir dela, testa suas possibilidades junto ao público.
O que acontece a partir disso é que vai definir os próximos passos dessa empresa. Entender como funcionam as etapas envolvidas nesse processo é essencial.
Assim, empreendedores passam menos tempo desenvolvendo conceitos, estudando o mercado e pensando em um plano de ação.
É quase um caminho contrário. A ideia considerada boa é rapidamente formulada para ir ao mercado, é então lançada e, a partir disso, é mensurada a recepção do público em relação a esse produto. Nesse processo, há menos tempo de concepção, menor investimento e maior rapidez na hora de receber o feedback do consumidor.
Uma empresa tradicional sabe que precisa respeitar seus processos para conseguir colocar no mercado seus produtos e se posicionar adequadamente. Essa companhia entende também que precisa de tempo para se desenvolver e alcançar o crescimento desejado. Não que seja a maneira certa, mas apenas o método tradicional.
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Para toda ação de desenvolvimento e avanço, uma empresa tradicional faz análises completas com base nos dados que têm à disposição. Tudo é feito de maneira muito calculada e sem pressa. Além disso, as decisões são totalmente embasadas nas informações provenientes de dados extraídos de recortes e estudos estratégicos.
Com as startups enxutas, a velocidade não é uma consequência do modelo de negócio, mas sim, uma exigência básica. Praticamente um dos pilares principais dessa proposta. Não importa se há todos os recursos à disposição ou se não há certeza suficiente: a empresa inova, age e trabalha somente com o que tem como base naquele momento.
O conceito de startup enxuta é baseado em uma filosofia japonesa de administração chamada lean manufacturing (ou manufatura enxuta). Embora a lean manufacturing fosse aplicada, sobretudo, para linha de montagem em indústrias, o princípio é semelhante: aumentar o valor de criação e eliminar aquilo que é desperdício.
Inicialmente, Eric Ries aplicava o conceito em empresas de tecnologia, mas a partir de estudos na área de marketing, tecnologia e administração, passou a ressignificar o modelo e a torná-lo aplicável para qualquer tipo de empresa que pudesse sustentá-lo.
O objetivo da metodologia da startup enxuta é minimizar o ciclo de desenvolvimento do produto de sua empresa, incentivando a experimentação de diversas ideias de forma rápida até que se alcance a melhor possível, economizando em cima de um produto de qualidade que possa ser vendido ao mercado o quanto antes.
Ciclo de feedback é curto e fundamental para o sucesso do negócio, no novo conceito
Esse ciclo destaca a velocidade de um ingrediente crítico para o desenvolvimento de produtos. A eficácia da equipe ou da empresa é determinada pela sua capacidade de idealizar, construir rapidamente um produto minimamente viável, medir sua eficácia no mercado e aprender com essa experiência.
Para isso, o primeiro passo é descobrir qual é o problema que precisa ser resolvido para que um produto minimamente viável (Minimum Viable Product = MVP) seja criado e assim o processo de aprendizagem ocorra da forma mais rápida possível.
Uma vez que o MVP tenha sido criado, a startup pode começar a ajustar o seu motor. Isso irá envolver mensuração e aprendizado e deve incluir métricas acionáveis que possam demonstrar causa e efeito.
Canvas é base importante para o trabalho que deve ser baseado em tecnologia acessível
O Canvas é o método de análise mais importante no início da concepção de uma startup lean. Isso acontece porque, diferentemente das empresas tradicionais, a criação do negócio deve ser mais ágil e com foco em uma proposta de valor central. É isso que vai guiar a criação de um MVP e permitir que a empresa dê seus primeiros passos.
No desenvolvimento do Canvas, será possível entender de que maneira a empresa vai gerar valor para o público e, a partir disso, ter um modelo sustentável e lucrativo de negócio. A partir daí, a hipótese principal vai surgir, o que permitirá que as pessoas empreendedoras consigam enxergar o primeiro direcionamento da startup.
Links pesquisados:
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