Neuromarketing: os gatilhos que estão por trás de uma boa comunicação

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Saiba como o neuromarketing pode ser usado como ferramenta para aumentar suas vendas e se comunicar melhor com o público

Você vai ao mercado, passa pelas prateleiras e, de repente, uma marca de xampu te chama a atenção. Você pega, gosta e põe no carrinho.

Mas porquê aquela marca e não a outra? É claro que o preço é um dos principais atrativos, mas existem técnicas que podem fazer que você opte por um produto e não pelo outro.

Trata-se do neuromarketing, a união dos termos neurologia e marketing.

Mas o que é neuromarketing?

O termo foi criado no início dos anos 90, mas quem tornou o conceito popular foi outro pesquisador, o doutor Gerald Zaltman, da Universidade de  Harvard.

O que ele fez foi utilizar a ressonância magnética para mapear as áreas do cérebro e verificar como elas respondiam à determinados estímulos.

Dessa forma ele conseguiu respostas sobre como o cérebro reage a determinados estímulos e influencia o comportamento do consumidor.

Isso ajuda a entender porque escolhemos a marca de xampu “A” e não a “B”.

Quais as vantagens do neuromarketing?

Uma das grandes vantagens do neuromarketing é que ele está alinhado com o consumidor 4.0, que é fruto da evolução tecnológica em que estamos vivendo.

Este consumidor é exigente, tem amplo acesso aos meios digitais e fácil acesso à informação.

Por isso, para atraí-lo, é preciso muito mais do que uma “embalagem bonitinha”.

É preciso entender quais os mecanismos subjetivos que o levam a comprar determinado produto.

Isso porque a decisão de compra ocorre, em grande parte, no subconsciente do consumidor.

Respostas sinceras

Infelizmente nossas respostas a perguntas diretas podem não ser tão sinceras, independentemente da nossa vontade.

Isso porque até inconscientemente, sem perceber, utilizamos filtros para dar respostas ou opiniões, seja para não magoar ninguém, para não discordar do grupo ou por outras razões.

Mesmo as pesquisas de satisfação, NPS e pesquisas de mercado estão sujeitas a este filtro.

É por isso que o neuromarketing é tão eficiente para coletar respostas sinceras e conclusivas a respeito da opinião dos consumidores aos produtos.

Entender o que influencia o consumidor na hora da compra é fundamental para os profissionais de marketing.

Assim é possível criar campanhas cada vez mais assertivas que irão impactar diretamente a persona e aumentar as vendas.

Como utilizar o neuromarketing no meu negócio?

É claro que você não vai precisar de uma máquina de ultrassonografia nem de pesquisadores.

Com os resultados existentes já é possível criar estratégias de marketing certeiras.

Conheça algumas técnicas que podem ser aplicadas aos seus produtos:

1 –  Seja objetivo

O cérebro reptiliano, o mais simples, é o que controla nossos instintos de sobrevivência e controla funções como a fome e o sono. Portanto, ao apresentar seu produto, torne essa tarefa o mais simples possível.

2 – Emocione

Nosso cérebro tem a tendência a lembrar-se mais de acontecimentos relacionados a emoções. Por isso, tente invocar no seu consumidor emoções como humor e diversão. O medo, sem exageros, também pode ser usado na hora de descrever uma dor durante a jornada de compra. Por exemplo: você sabia que dormir em um colchão inadequado pode trazer problemas para sua saúde?

3 – Use imagens

Já reparou que quando um site, livro ou embalagem são tão bonitos, ficamos mais tempo presos a este conteúdo? Então pense em sua persona e crie conteúdos visuais incríveis que farão seu consumidor prestar ainda mais atenção em você.

4 – Tenha foco

Ao criar um conteúdo ou produto, nunca perca de vista sua persona. É para ela que todos os esforços devem ser feitos. Se você ainda não tem uma, existem várias ferramentas online capazes de ajudá-lo com esta tarefa. Só não vale “atirar para todos os lados”, assim é muito provável que você não atinja ninguém.

5 – Gatilhos mentais

Existem várias formas de dar um “empurrãozinho” no cliente que está querendo comprar. Uma delas é o uso de gatilhos mentais como escassez (últimas unidades), urgência (somente hoje), reciprocidade, prova social, entre outros.  

6 – Storytelling

Está bem relacionado com o item 2. Histórias despertam o lado afetivo do consumidor que o faz criar um laço sentimental com o seu produto e com a marca. Assim ele é levado a comprar mais facilmente.

7 – Cores

A psicologia das cores tem grande influência na decisão de compra. Ela é usada por grandes empresas como Coca-Cola, McDonalds, entre outras. Cada uma das cores passa uma sensação subjetiva que pode ser aplicada para a maioria das pessoas. Por exemplo, o preto remete ao luxo, o branco a elegância, o verde a serenidade e assim por diante.

Mais vantagens do neuromarketing? Sim, temos!

  • Ajuda o consumidor na tomada de decisões;
  • Atende às expectativas e desejos da persona;
  • Ajuda na criação de campanhas mais eficientes;
  • Melhora a experiência do consumidor;
  • Pode aumentar as vendas

Gostou deste conteúdo? Se quiser saber mais sobre neuromarketing e aplicar esta técnica aos seus negócios, fale com a gente! Somos especialistas!

Fontes consultadas

Rock Content

Resultados Digitais

Neil Patel

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