Descubra a persona do seu negócio e foque a comunicação neste público

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Para criar uma estratégia efetiva de marketing digital é preciso criar conteúdo, base de todo trabalho. Ele também é elemento fundamental para construir relevância, e se tornar referência no mundo digital.

E por mais seja preciso fazer propaganda para levantar o marketing, é preciso comunicar alguma coisa a alguém. 

A primeira pergunta para se definir é com quem eu vou conversar? Quem é meu público?

No Inbound Marketing, uma metodologia utilizada no Marketing Digital, chamamos isso de “Persona”, uma representação fictícia do seu cliente ideal.

Em meio a “um milhão de clientes” vão aparecer pessoas de todos os tipos, mas elas ainda não são meus clientes.

Para escrever um conteúdo preciso me basear em alguém. Quando falo em meu cliente ideal estou dizendo que se eu vou vender o produto “X” esta é a melhor pessoa que poderia comprá-lo.

Descobrindo a Persona

A persona representa um grupo de pessoas que têm determinada renda, idade e profissão.

Isso vai nos ajudar a desenvolver um conteúdo muito mais focado no target do negócio.  

Todavia é preciso deixar claro que podem existir mais de uma persona, e que de qualquer forma, cada uma tem uma jornada de compra específica.

Esse posicionamento deve ser diferente para começo, meio e topo de funil. Pode ser que eu precise de conteúdos diferentes para cada etapa.

Voltando à persona, talvez o maior erro de desenvolvimento dela seja tentar fazer isso apenas com uma pessoa.

Quando uma empresa já tem uma base de clientes, isso é perfeito para entender quem é esse cliente e desenvolver as personas.

Quando a empresa está começando do zero, como uma startup, é fácil, pois o primeiro item definido é a validação da persona.

Normalmente, a melhor pessoa para definir a persona é o dono da empresa, ou a pessoa que tem contato direto com o vendedor. Este também consegue mapear várias características da persona do negócio.

E o que a gente faz para criar a persona? Pesquisamos essa pessoa, tentamos entender os gostos dela, o que que ela escreve e onde ela está nos canais online. 

Observe comportamentos

Na mídia social, por exemplo, veja o que ela compartilha.  Se você tiver acesso a essa pessoa real do seu negócio, entreviste-a e descubra seus passos e comportamentos na internet. 

Além do sexo, idade e profissão, é preciso saber se esta pessoa gosta de política, se gosta de esportes, o que consome na internet, em quais sites faz buscas,  se usa Twitter e Facebook, se ela clica em links, se gosta mais fotos ou vídeos (curtos ou longos).

Todas essas informações são importantes!

Na medida em que você tem essas informações, começa a entender o perfil e traçar sua persona ideal.

Se você quer vender um carro que custa mais de R$ 200 mil, por exemplo, precisa entender quais são os comportamentos que essas pessoas têm dentro do Facebook, do Instagram e do Google!

Análise de dados

Na verdade, a persona é a representação fictícia da pessoa (ou das) que tem maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços.

A persona é definida após uma análise de dados, não dá para inventar. Quando você faz uma campanha de geração de leads, por exemplo, tem que captar sempre informações básicas, como cargo e a empresa da pessoa.

Em um formulário com três com três perguntas, você tem muito mais informações que em um formulário com cinco perguntas.

E mais: uma persona nunca é definitiva! Você começa com uma persona,  faz todos os testes e gera uma quantidade de leads.

Depois você analisa esses dados e verifica se a maioria segue a representação do seu cliente ideal.

Se não seguir,  você corrige, testa de novo e vai modificando até chegar na representação ideal da sua persona.

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