Se você quer ser encontrado pelo Google, de preferência no topo dos resultados de pesquisa, precisa conhecer as técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization.
O que antes era só a busca pela melhor palavra chave evoluiu para um conjunto de técnicas, inclusive de Inbound marketing.
Mas não é preciso apenas conhecer estas técnicas é preciso saber usá-las.
Mas quais são elas?
Conteúdo:
deve ser de boa qualidade e relevante para o seu usuário. As palavras-chave podem e devem ser usadas principalmente no título.
O ideal também é que o texto traga sinônimos das palavras-chave. Por exemplo, se você está escrevendo sobre carros de luxo, pode usar a expressão “veículos premium”.
Títulos e subtítulos:
o Google entende que você é uma pessoa ocupada e que não tem tempo de ler todos os textos dos resultados de busca.
Por isso facilite a vida do leitor usando títulos e subtítulos entre os textos. Use também itens em listas, que facilitam bastante a leitura.
Imagens:
devem ter o tamanho ideal para web, isso para não deixar o carregamento da página lento. Além disso elas devem ser nomeadas com o título do texto separado por um traço.
Por exemplo, se o título do seu texto é “Como escolher um veículo premium”, sua foto deve ser nomeada: “como-escolher-um-veiculo-premium”
Mobile:
o Google entende que cada vez mais as pessoas têm acessado conteúdos via mobile, por isso sua página deve ser responsiva, ou seja, se adequar a todos os tipos de tela.
Outros fatores:
Para ter um bom ranqueamento sua página também deve ter:
- Links internos, externos e backlinks (links de outras páginas que apontam para a sua);
- Bom número de menções em redes sociais;
- Botões de compartilhamento;
- Bom tempo de permanência dos leitores na página
- Ter uma URL amigável que inclua a palavra-chave e que não seja muito longa
Essas são apenas algumas orientações de SEO.
Para que sua página chegue ao topo dos resultados de busca também é possível utilizar técnicas de Inbound marketing, entre outras estratégias.