a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com
(17) 3234-2836
(17) 99137-5552
pericoco@pericoco.com.br

Um pouco de Barack Obama no VtexDay

Um pouco de Barack Obama no VtexDay

Eu queria ter tirado uma foto ao lado dele, mas sei que é ‘querer muito’! rs Afinal, só o Pelé conseguiu isso desta vez, pelo que sabemos. Mas me sinto ‘enriquecida’ de ter escutado Barack Obama falar, ao vivo. A uns 20 metros de distância do palco.

Ele é realmente um ícone, transmite lucidez, integridade e ponderação. Uma honra termos tido esse homem presidindo a maior potência mundial. Um grande líder, no sentido da palavra, um ser humano que inspira pessoas, ideias e ações, e não um detentor do poder. Pra mim, junto com Angela Merkel, dois grandes líderes da atualidade.

Algumas pessoas me perguntaram a respeito dele e da minha impressão, e resolvi escrever minha leitura da apresentação dele. Uma leitura, de uma pessoa que adora assistir palestras para aprender com o que é dito, e, principalmente, o que não é dito, mas pode ser observado nas entrelinhas.

Afinal, as palestras têm função educativa mais efetiva que aulas. Os melhores professores e aulas que tivemos, foram aquelas que tiveram mais que aprendizados técnicos, de alguma forma nos foram transmitidos ensinamentos pra vida. O ex-presidente dos EUA não deu uma palestra no VTexDay, um evento com foco em ecommerce e inovação.

Barack Obama no VtexDay

Ele foi entrevistado pelo co-CEO da VTEX, Geraldo Thomaz, respondeu algumas perguntas sobre educação, empreendedorismo e protagonismo. Em suas respostas, ficou claro algumas posições políticas do Obama. Na minha opinião, ou seja, leitura, influenciada pelo meu repertório, como de todas pessoas que fazem análises, uma postura muito equilibrada, o que não deveria ser diferente para uma pessoa que ocupa o cargo de presidente.

E mesmo quando se referiu ao ‘Obamacare’, e as críticas dos adversários, não tentou justificar, só pontou a importância da prevenção, de poder salvar a vida de um pai de família de um câncer. Outros dois pontos muito delicados inevitáveis que foram mencionados durante respostas, foram as questões do porte de armas e a desigualdade social.

Na questão do porte de armas, Barack Obama entrou quando perguntado sobre um momento muito desafiador do seu governo. Então ele lembrou de um atentado ocorrido em uma escola em que mais de 20 crianças foram mortas, e que coube a ele falar com os pais. Com relação a desigualdade, Obama fez uma explanação sobre protagonismo x assistencialismo x inclusão, deixando claro uma posição favorável ponderando todas as variáveis e sugerindo uma mudança de paradigma.

Democracia

Na questão da educação, tema principal de abertura do evento, Obama foi taxativo quanto a sua importância, já que é um exemplo do quanto à educação, incluindo o fator familiar, sua mãe foi sua principal propulsora, é fundamental.

E finalizando, ressalto a importância que ele deu ao conselho que tinha durante a presidência para tomada de decisões, e a presença de mulheres nele.

Imagina, se tomar decisões simples pode ser até traumático e uma tortura para nós, que dirá numa posição como a dele! Teve a humildade de dizer que nunca teve todas as respostas, nem o conhecimento de tantas áreas variadas, mas que sempre reuniu seu conselho para debater problemas e chegar a um consenso. Segundo ele, chegar a uma solução que contemple 55% da situação para um problema desafiador, muitas vezes é o possível.

E é claro, uma pessoa com toda essa bagagem, não poderia deixar de se declarar um otimista! Fez questão de dizer que apesar das dificuldades, que não são poucas, nunca em toda a história temos tantas ferramentas e oportunidades para transformar o mundo num lugar melhor. Pra mim Barack Obama, além de um exemplo de líder, e de ser humano, é realmente uma pessoa que exerce e vivencia a democracia.

Deixe um comentários