E-commerce: conheça o passo a passo para vender pela internet

E-commerce conheça o passo a passo para vender pela internet

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Quem trabalha com vendas sabe da importância que é criar um e-commerce, afinal, essa é a possibilidade de expandir o próprio negócio para além das fronteiras. O fato é que simplesmente, abrir uma loja na internet não garante que as vendas se concretizem imediatamente, pois o público precisa ser atendido em todos os aspectos esperados. E é nesta missão, que a Agência Pericoco se especializou, para lhe ajudar.   

As pessoas desejam, na internet, ter uma experiência de compra, no mínimo excelente. O e-commerce que não oferece isso, corre o risco de ser trocado pelo concorrente, que está a poucos cliques de distância. Por isso, é fundamental que você saiba como criar a sua loja online e ofereça aos clientes um ambiente amigável, confiável e encantador. 

Somente no primeiro trimestre de 2021, as lojas virtuais tiveram uma alta de vendas de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com relatório da NeoTrust.  

É preciso conhecer todas as etapas da venda online, no mundo do e-commerce

A primeira etapa consiste exatamente na escolha do produto, mas, ao contrário das lojas físicas tradicionais, normalmente o comprador online leva mais tempo para escolher o produto, pois a facilidade tecnológica faz com que o cliente passeie por outras abas até definir o que realmente deseja comprar.  

A loja virtual pode tirar proveito desse “passeio” do cliente para mostrar ofertas da semana, descontos especiais, o famoso “quem viu este também viu…”, enfim, estratégias que façam com que o cliente adquira mais produtos do que os pensados inicialmente. Para isso, precisará haver programação específica da página.  

Após escolher o produto, vem o momento de confirmar o interesse colocando o produto no carrinho e essa é a segunda fase do processo de compra.  

Não é raro clientes fazerem carrinhos fictícios por conta de um orçamento, cotação ou simplesmente para se distrair. Frequentemente, os produtos escolhidos ficam abandonados no carrinho.  

Para converter produtos abandonados no carrinho em compras efetivas, a loja virtual pode mandar um e-mail para o cliente com a mensagem de que tais produtos ainda estão esperando você.  

Caso certos produtos do carrinho entrem em algum tipo de oferta ou comecem a ficar escassos, sobrando apenas uma ou poucas peças, é interessante avisar o cliente em potencial por e-mail também. Isso pode influenciar positivamente no fechamento da compra.  

Para que essas estratégias funcionem, é preciso que a loja virtual disponha de algum tipo de cadastro para login que exija um e-mail de contato. Essa prática é bastante comum e não causa mais estranhamento nos clientes.  

Segmentação de campanhas traça público-alvo ideal para o seu negócio

Agora vem a hora central do processo de compra, o pedido. A terceira etapa corresponde ao momento em que o comprador adquire os produtos que estavam em seu carrinho, fechando o pedido em definitivo. O vendedor e sua equipe entram em cena nesta quarta etapa, pois esse é o momento em que a loja recebe a informação de que um comprador solicitou a aquisição de um ou mais produtos. 

Processo de venda

Essa fase do processo de venda em lojas virtuais é importantíssima para sinalizar ao administrador da página que um novo pedido está entrando e que ele deve se preparar para dar sequência às outras fases.  

Avisos dados, quem assume o trabalho agora é o setor financeiro, pois é ele quem recebe a tarefa de dar sequência na forma de pagamento escolhida pelo comprador, executar todos os trâmites da transação em si, repassar as informações de aprovação ou reprovação do pagamento e liberar o pedido para a próxima fase.  

A quinta fase do processo parece ser bastante longa, mas, na verdade, acontece em poucos minutos. Após todas as verificações financeiras necessárias e a aprovação do pagamento, o pedido é validado. Para a validação completa do pedido, além da questão financeira, também são analisados o cadastro e os dados de envio do cliente que efetuou a compra.  

Apenas após a validação, que consiste na sexta etapa, é que o comprador recebe o aviso de validação de seu pedido e a confirmação de pagamento. É nesse momento que o pedido ganha um número, que também é repassado por e-mail ao cliente (mais uma vez, vemos o quanto é importante ter o e-mail dos clientes devidamente cadastrado no banco de dados da loja).  

A sexta etapa, a da validação, é a que confirma ao cliente que toda a sua parte no processo de transação de compra foi feita. As tarefas agora seguem com o vendedor.  

Siga o passo a passo para fazer um bom e-commerce:   

Planejar é a alma do negócio bem-sucedido quando se trata de e-commerce

   

O planejamento do negócio começa pela definição do capital inicial. Quanto você tem para investir na criação do seu e-commerce? Pegue esse valor e divida-o por 12, para assim saber a quantia que terá por mês durante um ano. O seu objetivo é alocar todas as despesas dentro do estipulado para o mês.  

Considere todas as despesas fixas que terá com o negócio, como o aluguel do espaço para o funcionamento da loja e o pagamento de contas como água, luz, condomínio e outras. Aproveite para definir também em qual segmento ou nicho vai atuar, o público-alvo que deseja alcançar e quem serão os seus concorrentes. 

Analise os seus concorrentes  e saia da zona de conforto, arrisque-se mais

Ao mesmo tempo que o varejo digital amplia o número de consumidores em potencial, também aumenta o número de lojas concorrentes. Portanto, antes de materializar o seu projeto, é fundamental que você faça uma análise dos e-commerces que comercializam os produtos iguais ou similares aos seus. Verificando, por exemplo, quem são eles, os preços estabelecidos, formas de pagamento disponibilizadas, seus pontos fortes e fracos, as táticas de marketing digital utilizadas e a sua indexação (posicionamento) nos motores de busca. Desta maneira, você obterá uma visão ainda mais clara do mercado, a fim de traçar estratégias assertivas para se destacar.

  

Escolha uma plataforma e se dedique a ela, mas não deixe de utilizar todas as outras

A plataforma funciona como a espinha dorsal do seu e-commerce, pois é nela que estão concentradas praticamente todas as funcionalidades do negócio. Sendo assim, ela precisa ser a mais completa possível, oferecendo à sua loja online o suporte necessário para que as vendas aconteçam e os clientes tenham uma excelente experiência de compra.  

Fique atento se a plataforma contém ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), para destacar a loja nos mecanismos de busca. O layout oferecido por ela deve ser exclusivo e responsivo, adaptando-se aos diferentes tamanhos de tela, afinal, muitos consumidores realizam as suas compras pelo smartphone ou tablet.  

Observe também se a plataforma possibilita a integração com sistemas ERP, que ajudam no gerenciamento do negócio, além de ambiente criptografado para que os dados dos clientes sejam armazenados com segurança.

  

Defina o sistema de pagamento que irá beneficiar seu e-commerce e invista

 

A escolha do sistema de pagamento é o próximo passo que você deve dar para criar um e-commerce. Você pode optar por três opções. A primeira é o intermediador de pagamento, que cobra uma taxa fixa por transação. O valor pago é transferido para a sua conta, descontando as taxas pelo uso do serviço.  

O gateway de pagamento é a segunda opção, que conecta sua loja com os agentes financeiros. Trata-se de uma solução mais avançada, diretamente integrada com o sistema da loja, na qual o cliente escolhe a bandeira do cartão e insere os seus dados. A rede do cartão confere se há saldo e libera ou não o pagamento.

Já na integração direta com o adquirente, que é a terceira opção, você é o responsável por realizar o processo de integração e gestão de risco.

  

Segurança é fundamental

O investimento na segurança da loja online é fundamental para que você garanta a credibilidade dela perante o público, afinal, ninguém deseja comprar em um lugar em que pode sofrer golpes ou ter as informações pessoais roubadas. Quando uma fraude acontece, todo mundo perde dinheiro — inclusive você.  

Existem diversas ferramentas antifraude para e-commerce, desde a validação do código de segurança dos cartões de crédito até o rastreamento dos dispositivos de origem de cada compra. Dá para comparar se os dados de endereço do cartão e do recebimento do produto são os mesmos, bem como definir o grau de risco na venda de um item.

Dependendo da plataforma de e-commerce que você escolher para o seu negócio, ela poderá apresentar ou não opções de segurança para os dados dos clientes e transações.  

Cuide do conteúdo

A produção do conteúdo dos produtos é essencial para criar um e-commerce. Lembre-se de que, no ambiente online, os clientes não têm como pegar os itens com as mãos para conferir texturas, cores, tamanhos e formatos. É por meio do conteúdo que você fará a descrição de tudo para o público.  

Não se contente somente com as informações e imagens recebidas dos fornecedores. Invista na produção de conteúdo próprio, preocupando-se em vender benefícios, em vez de qualidades. Fotografe os produtos em diferentes ângulos e explicite os diferenciais que cada um deles oferece.  

Um conteúdo de qualidade também ajuda a posicionar melhor a sua loja nos mecanismos de busca, atraindo mais clientes e aumentando as suas vendas.  

Logística é fundamental no sucesso do seu e-commerce e precisa ser levado a sério

Montar uma boa operação de logística para o seu e-commerce garante o pleno funcionamento dele, bem como clientes satisfeitos com a entrega em dia dos seus produtos. Isso ajuda a diminuir erros na seleção dos produtos e no cumprimento dos prazos, tornando a operação ágil e precisa.  

Procure as transportadoras que atendem o seu prazo de entrega e cobrem um preço justo, pois isso será refletido no valor do frete para o cliente. E esse é um dos principais fatores que fazem o consumidor concluir ou não a venda na sua loja. Nesse aspecto, uma empresa pública pode ser uma importante parceira.  

Estamos falando da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que conta com um sistema (SIGEP) que prepara e gerencia as postagens enviadas por esse serviço. A etiquetagem passa a ser automatizada, ganhando agilidade e precisão nas informações. Basta integrar essa solução do Correios com a plataforma da sua loja.  

A plataforma da loja também pode receber o apoio de um software de gestão de estoque, controlando automaticamente a quantidade de produtos e indicando a necessidade de reposição.  

Pesquise fornecedores e não deixe de atender todas as demandas do seu nicho

 

Agora, é hora de você conhecer os fornecedores disponíveis para o produto que você quer vender. Para isso, faça pesquisas na internet relacionando o seu nicho de mercado a termos como “fabricante”, “fornecedor” ou “distribuidor”. Analise o site de cada um e liste o que é oferecido.  

Anúncios pagos são importantes para alavancar vendas e manter o serviço em alta

Já as estratégias pagas dizem respeito a anúncios em diversas plataformas, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads.  

Nesses casos, além do trabalho, é necessário pagar — normalmente, por clique (CPC, ou custo por clique) ou por mil exibições do anúncio (CPM, ou custo por mil impressões) — para que as peças sejam exibidas ao público que navega por essas plataformas.  

Em geral, é uma boa ideia combinar estratégias orgânicas e pagas ao trabalhar o marketing digital.   

O marketing digital é vital e será tão mais eficaz, quanto mais profissionalmente for feito

 

O marketing digital é imprescindível no mercado atual, tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. A partir das estratégias que serão traçadas, será possível atrair os seus consumidores, criar relacionamento com eles, divulgar os seus produtos, trabalhar o posicionamento da sua marca e conquistar visibilidade.

Para isso, já utilize o marketing digital a seu favor desde o início, analisando as táticas usadas pelos seus concorrentes, estabelecendo o valor que será disponibilizado para investir nisso, traçando algumas campanhas que serão feitas para atração do público e definindo quais ferramentas serão utilizadas e as métricas que te guiarão para a mensurar o resultado da loja virtual (KPIs).  

Contato:    

Agência Pericoco    

WhatsApp: (11) 93029-8785    

e-mail: pericoco@pericoco.com.br     

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto    

Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92     

Agência Pericoco Núcleo São Paulo     

São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122  

  

Links pesquisados   

www.climba.com.br  

www.nuvemshop.com.br  

m3ecommerce.com  

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Soraya Pericoo

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