Com produção de conteúdo de boa qualidade, e relativa frequência, o internauta começa a acompanhar o seu canal com regularidade. E isto vale para blogs e sites, em especial, uma vez que estes são de vital importância para que a empresa se mantenha no mercado, e no caso de pessoas, que ela possa ter sua autoridade no assunto, reconhecida.
E para fazer conteúdo de qualidade, produzir textos completos e bem redigidos, seja vídeos, imagens, áudio, infográficos ou quaisquer outros meios que você usa para alcançar seu público, tem de ser bem-feito. Afinal, ao ser veiculada como informação útil você gera valor ao público que irá utilizá-la.
A internet democratizou a comunicação por toda parte. Hoje os veículos de comunicação como revistas, jornais e televisão estão perdendo cada vez mais espaço e pouco a pouco estão migrando para o ambiente puramente digital.
O público possui acesso rápido e fácil às informações e notícias, através de sites e blogs feitos por profissionais ou, até mesmo leigos, que estão na luta para reter a atenção, quem tem tirado proveito destes acessos, é porque tem conseguido nortear a produção de conteúdo.
Produção de conteúdo é estratégia
Autores consagrados como Kotler e Keller (2006), já faziam referência sobre a importância de se construir marcas a partir de estratégias bem estabelecidas.
Até pouco tempo atrás, as companhias iam atrás de seus clientes, e agora são eles que têm um papel mais ativo na hora de efetuar uma transação, pois é o consumidor que vai em busca da marca. Para atingir uma relação duradoura com o público-alvo é fundamental investir na produção de conteúdo.
A escolha do que será produzido, vai depender do tipo de persona a quem se destina o seu produto. Tanto se pode produzir textos, ebooks, vídeos ou podcasts, entre outros, que tragam informações relevantes para determinado público. “Conhecer a fundo as melhores práticas ou ferramentas, por exemplo, pode potencializar a eficiência das suas ações”’, afirmam os criadores do Rock Content.
Qual tipo de conteúdo é melhor
Por meio do marketing de conteúdo é possível traçar maneiras mais eficientes de utilizar os recursos disponíveis da empresa.
Evidente, que cada material deve ser direcionado ao cliente, com suas características bem abordadas, pois não basta que seja o mesmo texto, vídeo ou material produzido repetidamente, em outro contexto, para o seu cliente. Isto porque, é sabido que ao se abrir a internet não faltam conteúdos diversos, porém cada um tem de atender a sua persona.
Portanto, não basta apenas produzir, é preciso saber como tornar esse processo mais eficiente e produtivo, potencializando os resultados, que podem ser alcançados melhorando a produção de conteúdo dentro da companhia.
Na prática a produção de conteúdo significa o ato de oferecer materiais — em diferentes formatos ou plataformas — que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atingir mais clientes em potencial para o seu negócio. O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico.
Referência na área
Ao cuidar da produção de conteúdo a sua empresa passará a ser vista como uma referência na área, fortalecendo o brand awareness. Ao produzir artigos, textos, vídeos e imagens que ajudem o leitor a resolver um problema, passa-se a ter mais conhecimento sobre um assunto tirando dúvidas e com uma maior aproximação de quem tanto se quer cativar.
Ou seja, o usuário passa a ver a sua empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou — de graça — em um momento de dificuldade, ou apresentou ferramentas que foram importantes para o sucesso dele. O lead passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances de conversão.
Além de gerar materiais relevantes para o seu público-alvo, a produção de conteúdo fortalece a imagem e a reputação da sua empresa. Os formatos podem ser os mais variados, assim como as plataformas utilizadas para divulgar o que foi produzido para os usuários.
A produção de conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. É a estratégia de educar, informar ou entreter um futuro cliente por meio do conteúdo.
Em síntese é criar e administrar um blog de negócios, produzir conteúdo com foco em geração de leads e fazer conteúdo para as diferentes etapas da jornada de compra.
Combustível essencial
Qualquer profissional de marketing sabe que a produção de conteúdo é o grande motor das estratégias digitais. De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas brasileiras adotam essa estratégia. O mesmo estudo revela que 56,9% das que ainda não a aplicam pretendem fazê-lo em breve.
Conteúdo digital se refere a qualquer material produzido e distribuído por meio da internet. É a estrutura básica do marketing de conteúdo e, consequentemente, o combustível essencial para a existência do funil de vendas.
Na era digital, onde as pessoas têm controle de todas as ações, elas dificilmente se vêem atraídas por publicidade. A solução para esse problema é justamente o marketing de conteúdo. Conforme pesquisa da consultoria Demand Metric, de 2017, tal estratégia foi responsável por captar três vezes mais leads do que anúncios pagos.
Diferencie o conteúdo
Os blog posts são o formato de produção de conteúdo mais importante para uma estratégia digital. Um dos seus principais objetivos é posicionar as páginas do site em mecanismos de buscas, como Google e Bing.
Com isso, visitantes que se encaixam no perfil de cliente ideal são atraídos e podem dar continuidade à jornada do consumidor.
Os ebooks são conteúdos mais aprofundados sobre um determinado tema. A produção de um ebook dá bastante trabalho, mas sua função é mais específica: converter visitantes em leads. De um modo geral, como são distribuídos em formato de arquivo, exigem que o usuário informe dados de contato para realizar o download.
Os posts em redes sociais servem para diversos objetivos de marketing digital. São utilizados para gerar tráfego para o blog, engajar seguidores e divulgar a marca nas principais plataformas de interação. Há diversas ferramentas e funcionalidades voltadas a tais tarefas, como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.
Os infográficos são materiais relevantes que aliam imagem e texto em um formato agradável para facilitar a leitura. Eles podem ser usados tanto para complementar outros tipos de conteúdo quanto para gerar leads.
Já os vídeos são um formato de produção de conteúdo audiovisual. Vídeos são ideais para consumo, pois prendem a atenção do usuário e facilitam o entendimento das informações.
As imagens são comumente usadas como complementos para os demais formatos de conteúdo. Elas ilustram o que está sendo dito e trazem informações extras para o usuário.
Fortalecendo relacionamento
Na hora de produzir um conteúdo digital é importante lembrar que qualquer coisa que interrompa bruscamente a navegação online pode parecer intrusivo demais. Isso acontece porque há vários estímulos ao mesmo tempo e uma abundância enorme de conteúdos disponíveis. Basicamente, ninguém mais perde tempo com aquilo que não interessa.
Se você não se adaptar ao novo cenário mundial em que a tecnologia anda de braços dados com o marketing digital, a tendência é que você fique totalmente fora do mercado. Por isto, é de suma importância que traga conteúdos relevantes, menos publicidade tradicional e muito mais agilidade e diversificação de conteúdos para atrair a audiência. Isto claro, se você não quer perder o bonde da história e ficar no ostracismo.
Lembre-se que a produção de um bom conteúdo é tão popular para as suas vendas, quanto qualquer outro investimento em publicidade que você costuma fazer. Hoje, já se sabe que é um dos principais pilares para construir uma relação entre a sua empresa e clientes. É um ótimo recurso para gerar engajamento, obter tráfego qualificado e, consequentemente, gerar oportunidades de vendas.
Em muitos casos, é flagrante que o consumidor do seu produto, vai chegar até você guiado por ter encontrado no seu conteúdo de alto nível, as informações que precisava para efetivar aquilo que é sua grande dor. Ou seja, trabalhe a produção de conteúdo com especialistas no assunto, faça seus blogposts, ebooks, vídeos, podcast ou que quer que seja, e tenha a certeza que os leads reais vão chegar ao ponto exato do funil que você deseja.
Referências:
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