Evento de tecnologia, Web Summit, movimenta milhões e atrai gente de todo o mundo
Em maio de 2023, o Rio de Janeiro vai receber o maior evento global de tecnologia, que acontece todos os anos em Lisboa.
Pela primeira vez, o Web Summit acontecerá na América Latina, com a expectativa de reunir 10 mil pessoas e empresas que estão redefinindo a indústria de tecnologia.
A Agência Pericoco esteve presente no evento de 2019 realizado em Portugal e já confirma participação na edição brasileira.
Data e local do Web Summit
O Web Summit Rio ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio do próximo ano, no RioCentro, além de atividades em outros locais da cidade, como o Museu do Amanhã.
A conferência de tecnologia e inovação Web Summit, que anualmente é realizada em Lisboa, Portugal, terá uma edição extra no Brasil a partir de 2023.
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela organização para o projeto de expansão internacional do evento e será o primeiro local a sediar a conferência fora da Europa.
Com a presença emergente da América Latina no cenário das startups, e o Brasil em particular, com 27 unicórnios e recebendo 9,4 bilhões de dólares em investimentos de capital de risco somente em 2021, a Web Summit está agora levando o evento para a estrada, escolhendo o Rio de Janeiro para ser o anfitrião da versão latino-americana da conferência que talvez seja a mais influente da indústria tecnológica durante pelo menos os próximos três anos.
Novos mercados
O evento vai consolidar o Rio de Janeiro como um polo de inovação na América Latina e será uma oportunidade para atrair empresas, negócios e investimentos, além de qualificação para os jovens.
A organização da Web Summit já tem parcerias para a realização de eventos em outros mercados, como o Collision, na América do Norte, o RISE, na Ásia.
De acordo com a organização, a chegada do evento ao Brasil é uma forma de atender à demanda por viagens e encontros presenciais nesse pós-pandemia.
“O Rio é amplamente visto como um dos destinos mais aquecidos para a indústria de tecnologia. Investidores internacionais estão de olho na América Latina e no Brasil, em particular, atraídos por algumas das mais quentes startups da região.
No ano passado, as startups do País movimentaram US$ 9,4 bilhões, o triplo do valor de 2020. Achamos que esse é o lugar para estarmos agora e mal podemos esperar pelo primeiro Web Summit Rio em 2023”, declarou, em comunicado, Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit.
Escolha do Rio de Janeiro para o Web Summit ano que vem é estratégica
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a primeira edição do Web Summit na América do Sul. Criada em Lisboa, a conferência de tecnologia cresceu e se tornou, mundialmente, um dos eventos mais influentes sobre o tema.
Após receber propostas de várias cidades do Brasil, a marca selecionou o Rio como cidade-sede do novo evento para os próximos seis (6) anos. Paddy Cosgrave adiantou ainda que a ideia é anunciar mais Web Summits fora da Europa. “Isto faz parte de um plano mais alargado para o Web Summit tornar- se uma conferência nas cidades mais interessantes em diferentes geografias”.
Segundo o CEO do Web Summit, esta é a marca certa para alargar a conferência e “em 2021 já houve milhares de brasileiros a participar no evento em Lisboa”. Mas a ideia é continuar a aumentar o número de pessoas que vêm a Portugal, admitindo Paddy Cosgrave que pode ficar na cidade depois de 2028, mas que está também a olhar para outras localidades.
Novas fronteiras
Embora o Web Summit organize eventos irmãos em Toronto (Collision) e Hong Kong (Rise), o evento no Rio é especificamente marcado sob o nome de Web Summit, e servirá como um acréscimo ao popular evento de Lisboa.
De acordo com uma declaração emitida pela Web Summit, o evento do Rio é apenas o primeiro de uma série planejada de eventos regionais da Web Summit, com a organização particularmente interessada em lançar uma edição africana nos próximos anos.
A Web Summit fez movimentos controversos, em 2016, quando a conferência deixou o seu território de origem e organizou o evento em Lisboa, um gesto que gerou mais de 200 milhões de euros de impacto económico para Portugal, de acordo com estimativas governamentais.
Saiba a origem do evento, que hoje já é consagrado e aguardado, em todo o mundo
A Web Summit nasceu em Dublin pelas mãos de David Kelly, Paddy Cosgrave e de Daire Hickey no ano de 2009.
Na verdade, o evento de 2009 reuniu apenas alguns bloggers, jornalistas e empresários da área da tecnologia num pequeno hotel em Dublin, mas, no ano seguinte, já se teriam contabilizado 400 pessoas presentes.
Em 2011, esse número triplicou, em 2020 chegou-se às 42 mil pessoas e no ano passado, ultrapassaram as 50 mil.
Evento em Portugal
Em 2019, os diretores da Agência Pericoco, Soraya Pericoco e Marcus Barboza, participaram do Web Summit,em Lisboa, onde se reuniram mais de 70 mil pessoas do mundo inteiro, de todas as raças, cores e etnias. Mais do que um evento de tendências, para os diretores, foi uma experiência real de fazer parte de um grande coletivo de pessoas buscando entender a revolução 4.0. A agência Pericoco esteve presente conferindo esse mega acontecimento, que contou com as presenças dos CEO da Samsung, Wikipédia, Huawei, Microsoft, e muitos outros.
Contato:
Agência Pericoco
WhatsApp: (11) 93029-8785
e-mail: pericoco@pericoco.com.br
Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92
Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122
Links pesquisados:
One thought on “Rio de Janeiro vai sediar Web Summit 2023”