Rio de Janeiro vai sediar Web Summit 2023

web summit o globo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Evento de tecnologia, Web Summit, movimenta milhões e atrai gente de todo o mundo

Em maio de 2023, o Rio de Janeiro vai receber o maior evento global de tecnologia, que acontece todos os anos em Lisboa. 

 

Pela primeira vez, o Web Summit acontecerá na América Latina, com a expectativa de reunir 10 mil pessoas e empresas que estão redefinindo a indústria de tecnologia.

 

A Agência Pericoco esteve presente no evento de 2019 realizado em Portugal e já confirma participação na edição brasileira. 

 

Data e local do Web Summit

 

O Web Summit Rio ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio do próximo ano, no RioCentro, além de atividades em outros locais da cidade, como o Museu do Amanhã. 

 

A conferência de tecnologia e inovação Web Summit, que anualmente é realizada em Lisboa, Portugal, terá uma edição extra no Brasil a partir de 2023. 

 

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela organização para o projeto de expansão internacional do evento e será o primeiro local a sediar a conferência fora da Europa. 

 

Com a presença emergente da América Latina no cenário das startups, e o Brasil em particular, com 27 unicórnios e recebendo 9,4 bilhões de dólares em investimentos de capital de risco somente em 2021, a Web Summit está agora levando o evento para a estrada, escolhendo o Rio de Janeiro para ser o anfitrião da versão latino-americana da conferência que talvez seja a mais influente da indústria tecnológica durante pelo menos os próximos três anos. 

 

Novos mercados

 

O evento vai consolidar o Rio de Janeiro como um polo de inovação na América Latina e será uma oportunidade para atrair empresas, negócios e investimentos, além de qualificação para os jovens. 

 

A organização da Web Summit já tem parcerias para a realização de eventos em outros mercados, como o Collision, na América do Norte, o RISE, na Ásia. 

 

De acordo com a organização, a chegada do evento ao Brasil é uma forma de atender à demanda por viagens e encontros presenciais nesse pós-pandemia. 

 

“O Rio é amplamente visto como um dos destinos mais aquecidos para a indústria de tecnologia. Investidores internacionais estão de olho na América Latina e no Brasil, em particular, atraídos por algumas das mais quentes startups da região. 

 

No ano passado, as startups do País movimentaram US$ 9,4 bilhões, o triplo do valor de 2020. Achamos que esse é o lugar para estarmos agora e mal podemos esperar pelo primeiro Web Summit Rio em 2023”, declarou, em comunicado, Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit.

 

Escolha do Rio de Janeiro para o Web Summit ano que vem é estratégica

 

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a primeira edição do Web Summit na América do Sul. Criada em Lisboa, a conferência de tecnologia cresceu e se tornou, mundialmente, um dos eventos mais influentes sobre o tema. 

 

Após receber propostas de várias cidades do Brasil, a marca selecionou o Rio como cidade-sede do novo evento para os próximos seis (6) anos. Paddy Cosgrave adiantou ainda que a ideia é anunciar mais Web Summits fora da Europa. “Isto faz parte de um plano mais alargado para o Web Summit tornar- se uma conferência nas cidades mais interessantes em diferentes geografias”. 

 

Segundo o CEO do Web Summit, esta é a marca certa para alargar a conferência e “em 2021 já houve milhares de brasileiros a participar no evento em Lisboa”. Mas a ideia é continuar a aumentar o número de pessoas que vêm a Portugal, admitindo Paddy Cosgrave que pode ficar na cidade depois de 2028, mas que está também a olhar para outras localidades. 

 

Novas fronteiras

 

Embora o Web Summit organize eventos irmãos em Toronto (Collision) e Hong Kong (Rise), o evento no Rio é especificamente marcado sob o nome de Web Summit, e servirá como um acréscimo ao popular evento de Lisboa. 

 

De acordo com uma declaração emitida pela Web Summit, o evento do Rio é apenas o primeiro de uma série planejada de eventos regionais da Web Summit, com a organização particularmente interessada em lançar uma edição africana nos próximos anos. 

 

A Web Summit fez movimentos controversos, em 2016, quando a conferência deixou o seu território de origem e organizou o evento em Lisboa, um gesto que gerou mais de 200 milhões de euros de impacto económico para Portugal, de acordo com estimativas governamentais. 

 

Saiba a origem do evento, que hoje já é consagrado e aguardado, em todo o mundo

 

A Web Summit nasceu em Dublin pelas mãos de David Kelly, Paddy Cosgrave e de Daire Hickey no ano de 2009. 

 

Na verdade, o evento de 2009 reuniu apenas alguns bloggers, jornalistas e empresários da área da tecnologia num pequeno hotel em Dublin, mas, no ano seguinte, já se teriam contabilizado 400 pessoas presentes.

 

Em 2011, esse número triplicou, em 2020 chegou-se às 42 mil pessoas e no ano passado, ultrapassaram as 50 mil. 

Evento em Portugal

Em 2019, os diretores da Agência Pericoco, Soraya Pericoco e Marcus Barboza, participaram do Web Summit,em Lisboa, onde se reuniram mais de 70 mil pessoas do mundo inteiro, de todas as raças, cores e etnias. Mais do que um evento de tendências, para os diretores,  foi uma experiência real de fazer parte de um grande coletivo de pessoas buscando entender a revolução 4.0. A agência Pericoco esteve presente conferindo esse mega acontecimento, que contou com as presenças dos CEO da Samsung, Wikipédia, Huawei, Microsoft, e muitos outros. 

 

Contato: 

Agência Pericoco 

WhatsApp: (11) 93029-8785 

e-mail: [email protected]  

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto 

Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92  

Agência Pericoco Núcleo São Paulo  

São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122 

 

Links pesquisados:

www.websummit.com  

www.infomoney.com.br 

www.agenciabrasil.ebc.com.br 

www.meioemensagem.com 

www.economiasp.com 

www.vejario.abril.com.br 

www.tek.sapo.pt 

www.gqportugal.pt 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Startup enxuta é uma nova tendência para o mundo
Blog

Startup enxuta é uma nova tendência para o mundo

Lean startup ou startup enxuta: esse método ensina como criar produtos desejados por clientes, gerando ciclos de aprendizado rápidos   Pensando em solucionar os desafios

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.