fbpx

Confira 5 grandes desafios da transformação digital das empresas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conheça o Félix. O Félix é um gato preto e branco, no melhor estilo Frajola inclusive no humor, tem 08 anos e não tem muita dificuldade para viver.

Ele aprendeu onde está seu pote de ração e de água, e o que precisa fazer para conseguir um carinho. Ou seja, ganhar a hora do Félix sentando-se em cima da barriga do primeiro que estiver deitado no sofá.

E assim ele vai vivendo dentro da sua rotina.

O que o Félix não sabe é que o mundo está ficando mais tecnológico. E que dentro de algum tempo, se ele não se atualizar, vai ficar para trás.

Por outro lado, seu vizinho Albert, um aristogato persa, usa coleira com GPS e recebe sua ração pelo IFood.

Ele também tem cadastro do CATinder e já conseguiu uma namorada por lá.

Qual dos dois gatos está mais preparado para vencer os desafios deste século?

É claro que você já sabe a resposta, então vou te fazer uma pergunta: seu negócio está mais para “Félix” ou “Albert”?

Entendendo a concorrência

Não se preocupe se você se identificou mais com o modo “Félix” de fazer negócios.

Muitas empresas ainda estão tentando entender o que é preciso fazer para se adequar aos desafios tecnológicos da nossa era, a quarta revolução industrial.

Isso porque tudo muda numa velocidade muito rápida, e é preciso se atualizar constantemente.

E qual é o pulo do gato?

Não existe uma fórmula mágica para isso, mas aos poucos você pode fazer mudanças estruturais para continuar sendo competitivo nesse novo mercado.

Veja algumas delas:

Gestão ágil

O mundo digital é rápido. As pessoas não querem mais esperar para conseguir o que querem. Se você demorar muito elas vão procurar seu concorrente.

O importante aqui é saber delegar e resolver o problema. Para isso tenha as pessoas certas em sua equipe, aquelas em que você pode confiar, e que você tenha certeza que farão o melhor possível.

Lembrando que agilidade não significa pressa. Um produto ou serviço deve ser entregue dentro de prazos realistas e com qualidade.

Processos definidos

Lembra do gato da “Alice no país das maravilhas”? Quando ela pergunta para onde deve ir, ele responde: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

É por isso que seu negócio deve ser organizado! Você precisa saber exatamente quais objetivos quer alcançar.

Depois, com base nisso, definir estratégias. Em um mundo digital isso inclui o conhecimento das ferramentas tecnológicas e o seu bom uso.

Isso não quer dizer que você precise saber criar uma campanha digital, por exemplo.

Para isso existem profissionais especializados, mas até para pedir um projeto digital, e cobrar resultados, você precisa entender pelo menos parte do negócio.

Modelos de negócios

“Como ninguém pensou nisso antes”? Não é isso que a gente fala quando aparece uma ideia genial? Geralmente ela é até simples e resolve um problema comum.

É disso que se trata pensar em novos modelos de negócios. E nem precisa ser algo gigantesco!

A dica aqui é usar a criatividade e, em um mundo tecnológico, essa é uma moeda de grande valor.

Basta pensar que grandes empresas como a Netflix, por exemplo, resolveram de forma relativamente simples, o incômodo de ter que ir até uma locadora para pegar, pagar e devolver filmes.

Isso quando o filme que você queria ver estava disponível! (os mais antigos vão lembrar que era preciso rebobinar as fitas VHS!).

Resistência

Primeira Lei de Newton: “A tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso”.

Quem nunca resistiu à mudança? É mais fácil continuar fazendo as coisas do mesmo jeito.

O problema é que fora da zona de conforto não há crescimento e isso nunca foi tão evidente quanto no momento em que estamos vivendo. Ou seja, a zona de conforto está muito desconfortável!

A cada dia surge um novo aplicativo, uma nova rede social ou uma nova forma de fazer negócios.

Então não resista! Baixe novos apps, aprenda a mexer com o Tik Tok, pergunte, pesquise e importante: não pare de aprender nunca!

Esta dinâmica deve envolver seus colaboradores! Proporcione a eles cursos, palestras, eventos, promova debates e incentive o crescimento pessoal e profissional.

Assim eles se sentirão valorizados como pessoas e saberão que são importantes para você e para sua empresa!

Experiência

O que te faz lembrar de uma marca? A era da transformação digital já descobriu que hoje, muito mais do que uma propaganda, é a experiência que o consumidor tem com a marca é que vai fazê-lo se lembrar dela.

Por isso é preciso “encantar” esse novo consumidor com excelentes experiências.

Por exemplo: se você tem uma padaria, mande entregar amostras dos seus produtos para seus principais clientes.

Ou então mande um pequeno bolo com um cartão no aniversário.

É claro que não dá para fazer isso com todos, mas fazer com que o cliente tenha uma ótima experiência de compra já é um bom começo.

Por exemplo: você pode surpreender seu cliente entregando um ótimo produto, antes do prazo estipulado.

Ou então, se ele teve problemas com seu produto, que tal enviar uma carta, escrita à mão, com um brinde? Ou quem sabe fazer uma serenata…. Quem não se surpreenderia com tanta inovação!

Ele vai se sentir especial, ficar agradecido e mais: é bem provável que compartilhe isso para os amigos e nas redes sociais.

E agora? Sua empresa está mais propensa para agradar ao Albert ou ainda está no padrão Félix de gestão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

e-Books

e-Book 20 Otimizações em Facebook Ads

Melhorando suas campanhas no Facebook Neste eBook, focado principalmente no Facebook Ads, traremos algumas dicas intermediárias e avançadas para você criar suas campanhas (ou otimizar

e-Books

e-Book Introdução ao Marketing no Facebook

Explorando novos caminhos digitais No mundo do marketing e dos negócios, existe uma metodologia revolucionária que exemplifica um pouco dessa tendência de transmutação. Ela se

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.