Community-Led Growth: aproveite o poder das comunidades digitais e venda mais!

Compartilhe

Nesse blog post você vai aprender o poder Community-Led Growth para o aumento das vendas e engajamento com as comunidades digitais

Imagine o cenário: você está em um bar, com um grupo de amigos e acaba de conhecer uma pessoa.

De repente, ao conversar com ela, descobre que vocês têm vários interesses em comum, muito além do que imaginava.

Não é ótimo quando isso acontece? Imediatamente você se sente conectado com aquela pessoa e a conversa corre noite adentro. E se houver mais pessoas no grupo com o mesmo pensamento, a conexão vai se multiplicando.

Isso acontece porque o homem é um ser social e adorava fazer parte de um grupo que pensa e age como ele.

Nas Internet e redes sociais não é diferente. As pessoas também formam comunidades digitais de acordo com os interesses em comum.

Pensando nisso, nos últimos anos, o Community-Led Growth (CLG) começou a crescer nas empresas que buscam promover o crescimento através do envolvimento com essas comunidades digitais.

A ideia por trás do CLG é que uma empresa possa alcançar e crescer ao se envolver com comunidades que adoram seu produto e alavancar sua marca.

Então, o que é Community-Led Growth?

Simplificando, é uma estratégia de go-to-market e growth que se concentra na construção de relacionamentos com as comunidades digitais e no envolvimento com eles de uma forma que promova a lealdade e a defesa de uma marca.

Em vez de depender de métodos tradicionais de marketing, como publicidade e promoções, o Community-Led Growth trabalha com grupos de “advogados” das marcas, ou seja, pessoas que não só defendem o seu produto, mas que também o indicam para seus amigos.

Existem várias ferramentas que as empresas podem usar para implementar uma estratégia de Community-Led Growth.

Quais são elas?

Uma das mais importantes são as redes sociais. Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram são ideais para interagir com os clientes e construir relacionamentos.

Outra ferramenta importante para o Community-Led Growth é o feedback do cliente para que as empresas melhorem seus produtos e serviços. Esse feedback pode vir na forma de pesquisas, grupos focais ou avaliações online.

Construção de relacionamento e fortalecimento da marca

Um dos principais benefícios do Community-Led Growth é que ele é uma forma econômica de as empresas crescerem.

Ao se envolver com sua comunidade digital e construir relacionamentos, as empresas podem criar uma base de clientes leais com maior probabilidade de indicar novos clientes. Isso pode ajudar a reduzir os custos de aquisição de clientes e aumentar a lucratividade geral.

Outro benefício é que ele pode ajudar as empresas a construir uma marca mais forte. Através do seu relacionamento com a comunidade de “fãs”, as empresas podem criar uma marca mais autêntica e confiável. Isso pode ajudar a diferenciá-los de seus concorrentes e construir a fidelidade do cliente a longo prazo.

Veja alguns exemplos de ações baseadas no Community-Led Growth:

1 – Conteúdo gerado pelo usuário

incentive os clientes a criar e compartilhar conteúdo em plataformas de mídia social que apresentam seu produto ou serviço. Por exemplo, peça aos clientes que compartilhem fotos de si mesmos usando o produto e, em seguida, publique-o nos canais de mídia social da sua marca.

2 – Feedback do cliente

Colete e analise o feedback do cliente “fã da marca” para entender suas necessidades, pontos problemáticos e preferências. Essas informações podem ser usadas para refinar as ofertas de produtos e adaptar as mensagens de marketing para segmentos específicos de clientes.

3 – Eventos para a comunidade

Organize eventos, como webinars ou encontros, que reúnam clientes, parceiros e outras partes interessadas para discutir tendências do setor, compartilhar ideias e fornecer feedback sobre produtos ou serviços.

4 – Programas de indicação (referral marketing)

Incentive os clientes a indicarem o produto ou serviço a seus amigos ou familiares. Isso pode ser feito por meio de programas de fidelidade, descontos ou outros incentivos.

5 – Cocriação

Envolva os clientes no processo de desenvolvimento do produto, solicitando sua opinião e feedback sobre recursos, design e usabilidade. Isso pode levar a um forte senso de propriedade e lealdade à marca.

6 – Programas de embaixadores

Identifique e recrute defensores da marca apaixonados pelo produto ou serviço para promovê-lo em suas redes. Esses defensores podem ter acesso antecipado a novos produtos, conteúdo exclusivo ou outras vantagens para incentivar sua promoção.

Community-Led Growth: como trabalhar com isso?

1 – Aumento da fidelidade à marca:

Quando uma comunidade se sente parte de uma marca, é mais provável que ela permaneça fiel a ela ao longo do tempo. Ajude a construir e manter essas comunidades criando conteúdos envolventes e facilitando as conversas;

2 – Segmentação mais eficaz:

Ao entender as necessidades e interesses específicos de uma comunidade digital, você pode criar campanhas direcionadas que falem diretamente com elas. Isso pode levar a taxas de conversão mais altas e melhor ROI;

3 – Maior engajamento:

As comunidades prosperam com o engajamento e a interação, e você pode ajudar a facilitar isso criando oportunidades de diálogo entre as marcas e seus públicos. Isso pode levar a conexões mais significativas e maior reconhecimento da marca;

4 – Feedback valioso:

As comunidades podem fornecer feedback e insights valiosos para as marcas, ajudando-as a refinar suas mensagens e melhorar seus produtos ou serviços. Facilitando esse ciclo de feedback, você garante que as marcas estejam ouvindo e respondendo a seus clientes;

5 – Reputação aprimorada:

Quando as marcas são vistas como engajadas ativamente com suas comunidades e criam mudanças positivas, sua reputação melhora. Ajude as marcas a mostrar seu envolvimento na comunidade e destacar seu impacto, isso para melhorar ainda mais sua reputação.

Conclusão

Você pode trazer mais retorno para seu cliente através do Community-Led Growth. Para isso é preciso identificar onde estão as comunidades com os defensores da marca e trabalhar em conjunto com elas.

O resultado é o fortalecimento da marca, redução do CAC (custo de aquisição de clientes) e aumento das vendas.

Gostou deste conteúdo? Se precisar de ajudar com seus negócios digitais fale com a gente! Somos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agencia Pericoco

Agencia Pericoco

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Informações

Acompanhe-nos

Trabalho remoto

Endereços para correspondência:

Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125 – Centro

Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442 – Aclimação

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.