Neste blog post você vai saber como o marketing conversacional pode te ajudar com os clientes!
Em um mundo acelerado e cheio de informações, o que as pessoas menos querem é perder tempo, principalmente quando precisam de atendimento por parte das empresas.
Com a concorrência acirrada, quem não é bem atendido, em minutos, parte para outro fornecedor que possa lhe atender mais rápido e melhor.
Estamos na era do Customer Centric, isso significa entender quais são as reais necessidades do cliente, suas dores e resolvê-las. Até porque muitos clientes nem sabe bem o que querem.
Para você entender um pouco sobre a importância de um bom relacionamento com o cliente veja esses dados:
Pesquisa da IBM mostrou que 99% de quem respondeu a pesquisa ficaram satisfeitos com o serviço de chatbot;
- Para 61 % dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos;
- 72% deles não querem ficar repetindo as mesmas informações como nome e o histórico com a empresa;
- Metade dos clientes escolhe um canal com base na rapidez da resposta;
- 74% podem mudar de marcas se acharem o processo de compra muito difícil.
Marketing conversacional x clientes
Nesse contexto as ferramentas de marketing conversacional estão aí para resolver a vida de quem presta serviços ou vende produtos. Uma das funcionalidades desta ferramenta é melhorar a experiência do cliente com a sua empresa.
E se engana quem pensa que esse serviço se trata apenas de conversas de chatbot. Hoje as ferramentas como o Hablla, por exemplo, são capazes de resolver de forma rápida, vários problemas, fornecer informações e até integrar sistemas.
Na prática
Vamos ver na prática, como uma o marketing conversacional pode otimizar seu relacionamento com o cliente
- ChatBot: vai muito além de uma conversa. Com ele você pode definir uma mensagem de saudação, enviar 2ª via de boleto, apresentar catálogo de produtos, fazer e rastrear um pedido, marcar uma consulta a qualquer hora do dia, receber feedbacks, enfim, as possibilidades são infinitas. Imagina a facilidade para o cliente que só vai falar com um atendente humano se quiser!
- Canais: com o marketing conversacional você fala com o cliente no canal preferido dele que pode ser e-mail, WhatsApp, chatbot, Instagram ou outras redes sociais. É muito mais prático para o cliente que se sente mais à vontade.
- Informações: ninguém gosta de ficar repetindo dados como nome, RG, número do pedido e explicando para várias pessoas da empresa do que está precisando. Com as integrações do marketing conversacional, os atendentes podem ter todo o histórico da conversa, evitando assim, a repetição desnecessária de informações.
- Experiência: quando a experiência do cliente é boa ele passa a ser advogado da sua marca, ou seja, fará questão de indicar sua empresa para amigos e parentes, e a gente sabe o peso que isso tem na decisão de compra! Ele também poderá dar feedbacks positivos nas suas redes sociais!
- Confiança: além disso, quando o cliente é bem atendido, ele passa a confiar ainda mais na sua empresa e seus produtos. A chance de recompra é grande. Além de um cliente fiel você poderá aumentar seu ticket médio e seu Life Time Value.
- Reputação: clientes com boas experiências de compra são uma verdadeira comunidade virtual. Imagine ter não apenas um, mas vários clientes referendando seus produtos e serviços? A reputação da sua marca vai nas alturas! Esse é o conceito de Community-Led Growth, ou seja, é uma estratégia de go-to-market e growth que se concentra na construção de relacionamentos com as comunidades digitais e no envolvimento com eles de uma forma que promova a lealdade e a defesa de uma marca.
Atenção para o User Experience (UX)!
Trata-se do conceito responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes. Em um mercado competitivo, UX é uma palavra de ouro se você quiser manter um diferencial perante a concorrência. Saiba mais aqui!
Conclusão
Se você não tiver um ótimo relacionamento com seu cliente, não se preocupe, seu concorrente terá.
Então aproveite para rever todos os seus processos e verifique se existem “gaps” que podem ser melhorados.
Uma das consequências do ótimo relacionamento com o seu consumidor é o aumento das vendas. Então não perca tempo e comece agora mesmo e rever seus processos!
Se precisar de ajuda com sua equipe de vendas entre em contato com a gente! Somos especialistas em Inside Sales, Consultoria e Treinamentos.