Você já deve ter ouvido a expressão “loja dentro do WhatsApp”. Mas o que é? Como funciona? Por que tantas pessoas estão falando sobre isso?
Acompanhe este blog post que a gente conta tudo sobre ter um e-commerce completo dentro do WhatsApp: é moderno, prático e ainda pode ajudar a aumentar suas conversões.
De acordo com o e-commerce Brasil, o e-commerce tradicional tem de 1 a 2% das intenções de compra. Já pelo WhatsApp Business esse número pode chegar a 40%!
Bom demais para ser verdade?
E é mesmo! Os últimos avanços da plataforma (o último deles, o WhatsApp Business) ampliaram muito o leque de possibilidades.
O que antes era apenas um serviço de troca de mensagens se transformou em uma verdadeira plataforma de relacionamento com o cliente.
Como funciona a loja virtual no WhatsApp?
Primeiro é preciso ter uma conta “Business”. Depois siga os passos:
Antes de começar
– Crie a sua loja no Gerenciador de Comércio;
– Atualize o aplicativo WhatsApp Business para a versão mais recente ou baixe-a.
Publicar a sua loja
É possível publicar a sua loja no WhatsApp por meio das configurações do Gerenciador de Comércio.
- Acesse o Gerenciador de Comércio e clique na loja que você deseja personalizar;
- Clique em Configurações;
- Clique em Ativos comerciais;
- Na seção Anúncios e canais de vendas, clique em WhatsApp;
- Clique em Conta do WhatsApp e em Confirmar;
- Insira ou selecione o número de telefone associado à sua conta empresarial do WhatsApp e clique em Conectar;
- Na opção “Confirmar” forma de contato principal, selecione a forma de contato desejada e clique em Confirmar;
- Na opção “Adicionar conta do WhatsApp Business”, selecione Usar o WhatsApp como um Canal de Vendas e clique em Confirmar.
Se estiver tendo dificuldades, fale com a gente! Podemos te ajudar em todo o processo de criação e desenvolvimento do seu e-commerce pelo WhatsApp.
Quais os recursos da loja WhatsApp?
- Depois de aberta a sua loja, as possibilidades são as mesmas de um e-commerce:
- Você pode adicionar um chatbot para atendimento com transbordo para outro departamento ou atendente humano;
- Catálogo: através de botões seu cliente pode explorar sua loja por produtos separados em categorias;
- O cliente também pode fazer o pedido e pagamento sem precisar sair do WhatsApp.
- Também está disponível para o consumidor outras opções como FAQ, informações sobre a loja, detalhes e rastreamento de produtos, geração de boletos, entre outras.
Quais as vantagens em ter uma loja dentro do WhatsApp?
- Grande poder de conversão: 76% dos brasileiros já estão acostumados a interagir comercialmente através do WhatsApp;
- Praticidade: o cliente pode fazer tudo dentro da mesma plataforma, sem precisar acessar o site da loja;
- Personalização: você escolhe os menus, como será o fluxo de conversa do chatbot;
- O pagamento é feito dentro do próprio WhatsApp e o cliente pode escolher entre as funções de débito ou crédito. São aceitos cartões dos principais bancos do país.
Mais vantagens!
Gostou da ideia? Existe uma plataforma inovadora, a Tag Center, que pode fazer tudo isso por você!
Além de criar seu e-commerce no WhatsApp, é parceira oficial do Meta, detentora desta plataforma. Isso garante mais segurança para sua conta.
E mais: ela integra seu WhatsApp ao CRM, ou seja, softwares de automação de marketing.
Na prática isso significa muito mais lucro e rapidez para as empresas, em forma de economia de tempo para os colaboradores e também para os clientes.
Outra grande vantagem é que todas estas operações são feitas em apenas um único dashboard, que registra todo o histórico de conversas e compras do cliente!
Pelo Tag Center também é possível também gerar Notas Fiscais, gerar, nutrir e classificar leads, integrar sua loja com o Google Meu Negócio e muito mais!
As possibilidades são enormes! Quer saber mais? Entre em contato com a gente e veja como podemos criar sua loja pelo WhatsApp e aumentar ainda mais suas vendas!