A Landing Page também pode ser chamada de site de uma página só. Este modelo de atração é algo que funciona e muito no marketing digital
O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço nos dias de hoje. São diversas as estratégias utilizadas para converter clientes em leads. E uma das mais usadas é a famosa Landing Page (LP), cujo formato e apresentação pode até variar, mas ela levará os visitantes a se inscreverem para um serviço que você tem. Ou ainda, dar início a uma compra, ou a saber mais sobre um produto específico, e também a visitar uma determinada área do site principal, com mais eficiência do que numa visita convencional, por pesquisa. Ela tem sido cada dia mais usada nas estratégias de inbound marketing. É conhecida como “página de aterrisagem”. Abaixo explicamos como elas funcionam, alguns conceitos e as definições a respeito!
O que é uma landing page?
Uma estratégia de conversão de clientes. São conhecidas como páginas de destino e tem como objetivo a conversão de clientes, foque em um call-to-action (CTA) – que é qualquer chamada (visual ou textual) cujo objetivo é fazer a pessoa na página realizar alguma ação. Portanto, a ideia é fazer a pessoa clicar para comprar ou conhecer o produto, evitar distrações e buscar a conversão desejada.
É fundamental que a landing page tenha o mínimo de elementos que possam distrair o usuário. Seu objetivo é unicamente chamar o usuário para ação. Neste caso, é sempre bom evitar o uso de menus, excesso de texto e informações dispensáveis.
Para que serve uma landing page?
Dentro da estratégia de marketing, o preenchimento do formulário tem de ser atrativo para o usuário. Então é fundamental que ao preencher as informações, o cliente tenha a garantia de troca de algum conteúdo de maior valor, também conhecido como material rico. Por exemplo, uma landing page de culinária pode trazer embutido um ebook exclusivo de receitas para festas simples, em casa ou um curso, enfim, trazer outra proposta tão boa ao ponto de seduzir o usuário a doar seus dados em troca daquele conteúdo. A landing page pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer ação que faça sentido dentro da estratégia da empresa.
Diferença landing page para site
A landing page tem como objetivo a conversão de leads, ou seja, a criação de um cadastro de possíveis consumidores do seu produto. E, por fim, ela vai deixar seus dados, em troca de algo, que lhe é oferecido de forma objetiva e direta, o acesso a um site com poucas ou nenhumas distrações. E você poderá utilizar estes dados sempre que tiver ofertas do interesse deles. Diferentemente do site convencional, que tem por mérito oferecer conteúdo para o seu cliente, com uma boa estrutura de SEO a fim de que a matéria seja encontrada e atraia cada dia mais e mais clientes e tem por meta ter conteúdo em abundância, a LP quer só uma ação. Uma dica é de que a landing page seja divulgada em CTAs dentro dos sites para transformar visitantes em possíveis leads, sendo feita através de pop-ups, por exemplo.
Principais elementos de uma landing page
A landing page se diferencia de um site comum não apenas como estratégia de marketing, mas por ser uma página sucinta com apenas uma chamada para ação. Vejamos alguns elementos importantes na composição de uma landing page:
Título e subtítulo: De acordo com experts em elaboração de LPs, oito em cada dez pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Pense nisso, ao criar a sua landing page, é importante passar as ideias de maneira clara e direta, e de uma forma que chame a atenção do possível cliente, com títulos chamativos, por exemplo.
Imagem: É importante utilizar uma imagem que reflita a oferta presente na landing page. Pois que, uma imagem que contraria a ideia da página pode dificultar a chamada para ação. Busque fotos ou ilustrações que façam com que o cliente se identifique e leve a uma aproximação.
Formulário: é um dos elementos chaves que torna a conversão palpável. Coloque no formulário as informações dos leads que você precisa coletar. Geralmente, quanto maior o tamanho do formulário, menor a taxa de conversão, portanto esteja atento.
Botão de CTA: O termo CTA vem do inglês “call to action”, que significa “chamada para ação”. O botão de CTA é onde o usuário deve clicar para garantir a conversão. Ele deve estar destacado com alguma cor chamativa e uma promessa, como por exemplo: “Baixe grátis”, adquira já, entre outros.
Prova social: é um tipo de gatilho mental bastante utilizado no marketing. A prova social mostra os depoimentos do usuário que confiou na empresa e acabou convertendo em lead. Ao ser colocada da maneira correta, a prova social convence o possível cliente.
Tipos de LP
Existe um tipo de landing page para cada estratégia de marketing elaborada. Confira aqui abaixo:
Landing page de captura de leads: Podem ser utilizadas para obter informações úteis junto ao cliente, como telefone, nome, email, oferecendo em troca um conteúdo que seja atrativo. Esse tipo de landing page pode auxiliar na criação de um relacionamento com o potencial cliente, de maneira simples e barata.
Squeeze landing pages: Imagine uma empresa que venda cursos online. Essa empresa pode oferecer uma página de ingresso aos cursos em que o cliente terá descontos, por exemplo. Isso é uma squeeze landing page. Ela é pensada para que o cliente tome a ação desejada pela empresa.
Gerar novos leads é meta de sucesso para qualquer empresa
Landing page de eventos: serve para organizar ass principais informações para a audiência de um evento, incluindo atrações, horários das atividades, quem participará e a programação completa. É possível usar a página do evento para engajar a audiência e mostrar benefícios e transformações que o evento pode promover.
Landing page de vendas: Nesse caso, a landing page é um caminho para o estágio final do funil de vendas. Esse tipo de página tem como principal objetivo a conversão em vendas. Na landing page de vendas devemos nos atentar para um conteúdo sucinto, que contenha as informações necessárias sobre o que o produto é capaz, sua eficácia e se atende o desejo de quem adquire.
Dicas para criar uma landing page através do RD Station
Existem algumas ferramentas de criação de landing pages que podem te auxiliar na sua jornada dentro do marketing, uma delas é a RD Station. Confira algumas dicas do growth hacker, Marcus Barboza, aqui da Agência Pericoco, trazidas durante uma live em que abordou o tema, no YouTube.
A landing page está presente na segunda fase do inbound marketing. A primeira coisa que se pensa em criação de landing page é o que se quer atrair com ela. A landing page não pode ter links que direcionem a saída do usuário, do contrário, se tornaria um hot site: um site pequeno, com duas ou três páginas, que permite movimentação entre elas.
Atração é como as pessoas encontram a empresa, como SEO, campanhas do google que envolvem compra de palavras chave ou campanhas veiculadas através de mídias sociais.
Tipos de LP no RD Station
Landing page: Página que contém formulário
Formulário: Lista de dados pessoais com informações obrigatórias e mais informações personalizadas para a pessoa que quer converter clientes. Os formulários de dados obrigatórios contém nome, telefone, estado, país, e os dados personalizados, idade, como encontrou aquela página, quais interesses tem ao preencher o formulário etc.
Pop-up: Formulário que aparece em uma página do site, através de uma caixa de apresentação.
Campos personalizados: Campos que vão no formulário. Contém campos obrigatórios, como nome, e-mail, telefone, cidade, estado, país, facebook, linkedin, que são dados que não se pode mudar. Geralmente um cliente conta com 10 a 20 campos personalizados que fazem sentido para a empresa.
Botão de WhatsApp: Permite a criação botão com uma chamada para o contato entre a empresa e o possível cliente, via WhatsApp
Links de referência:
Contato:
WhatsApp: (11) 93029-8785
e-mail: pericoco@pericoco.com.br
Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92
Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122
2 thoughts on “Landing Page: Entenda o que é e como ela funciona no marketing digital”