Quando se diz que precisamos de um marketing de resultados, o que queremos dizer na prática é: investimento em marketing que retorno em conversões de vendas. Óbvio? Nem tanto. Pois há diversas formas de se fazer marketing, e qualquer uma delas pode trazer resultados, nem sempre o de conversões, mas de outra forma, como por exemplo, de alcance, visibilidade, enfim. Daí, a razão pela qual é preciso saber o que se deseja ao investir em um determinado tipo de marketing Neste caso, é um campo específico, que visa atingir os objetivos da empresa baseado em conversões. O marketing sempre foi sobre conversões, mas com a evolução digital, houve a necessidade de estabelecer objetivos específicos. Com a pluralidade de ideias propagadas no mundo digital, temos uma vasta gama de clientes e cabe ao marketing de resultados separar as melhores estratégias para encontrar o cliente perfeito para a empresa perfeita.
A palavra chave quando se fala sobre marketing de resultados é conversão. Converter significa fisgar o cliente, através da assinatura de uma newsletter ou compra de um produto, por exemplo.
São metodologias conhecidas que demonstram resultados:
Otimização em Seo;
Inbound Marketing;
Marketing de Conteúdo;
Email Marketing;
Analytics.
Há uma série de estratégias pensadas a respeito do marketing de resultados. São boas práticas que geram resultado. Confira:
Você deve chamar a atenção
Para gerar conversão, você precisa de um produto atrativo. Por exemplo, a sua newsletter tem que ter uma promessa muito boa para que o cliente assine, entregando um ebook exclusivo ou desconto na adesão de um plano. Além disso, a conversão dentro do marketing de resultados não se limita a oferecer um bom produto em troca, mas garantir que as pessoas certas tenham acesso a esse produto.
Estratégias do Marketing de Resultados
Dentre alguns insights para quem quer investir em marketing de resultados, é importante saber que o melhor investimento é em estratégias de otimização de SEO e criação de conteúdo.
SEO, também conhecida como Search Engine Optimization, é uma estratégia do marketing digital que, resumidamente, faz com que você desenvolva meios do seu produto aparecer na primeira página dos buscadores para o seu cliente te encontrar. Essa é uma importante maneira de atrair clientes, junto com a criação de conteúdo.
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E por qual razão o marketing de resultados está intimamente ligado ao marketing de conteúdo? O conceito se pauta na ideia de que é preciso construir um relacionamento com seus potenciais clientes antes de propriamente vender um produto. Um blog, por exemplo, pode ser um excelente início, mas dificilmente terá sucesso se o conteúdo produzido não for muito bem planejado. E você pode estar se perguntando, como saber qual conteúdo terá maior aderência junto ao seu público? Com pesquisa, é claro. Algo que a Agência Pericoco faz para você, já que conta com uma plataforma de questionários validados para auxiliar na identificação do seu público. E assim, lhe apresentar a melhor estratégia para captá-lo.
Todo conteúdo a ser apresentado ao cliente em forma de post em redes sociais, newsletter entre outros, passa por certas estratégias. Uma das grandes ferramentas do marketing digital, a criação de conteúdo envolve o trabalho de designers, jornalistas, assessores e todo um time de comunicação específico para elaborar o conteúdo perfeito para a empresa converter clientes. Temos alguns tipos de criação de conteúdo, como:
Post em rede social
Os posts são uma ótima forma da empresa interagir com o público. Dessa forma você consegue apresentar produtos, saber onde comprar o produto, ter acesso a outros materiais importantes através do link na bio, receber feedbacks e é uma porta de entrada para novas conversões. Uma boa interação, garantido o devido engajamento, gera bons clientes.
Blog post
Através de textos personalizados com temas que são interessantes para os clientes que a empresa quer atrair, é necessário que os blog posts utilizem estratégias de SEO, para atrair clientes. Além disso, eles podem ser importantes ferramentas de introdução ao trabalho da empresa. O blog post é uma estratégia muito utilizada marketing de resultados.
Ebooks
Livros digitais, também conhecidos como ebooks, são uma ótima forma de criação de conteúdo – ainda mais no marketing de resultados. Geralmente os ebooks são oferecidos em troca de algum preenchimento de formulário. O conteúdo do livro deve ser pensado para chamar a atenção do cliente, a ponto de ele trocar seus dados por ele.
Conquistando o seu cliente
Falamos sobre a importância de fazer um conteúdo atraente para chamar clientes, mas outra etapa que compõe esse processo é a de preparar conteúdos com um CTA. Call To Action vem do inglês “chamada para a ação”, e como estratégia para colher resultados funciona como o que vai impulsionar a conversão do cliente, que geralmente é colocado ao final do texto.
Por exemplo: você faz um texto para ser veiculado no seu site ou blog, a respeito de um curso de inglês que está aplicando. Apresenta tudo que pode oferecer ao cliente, o que ele irá absorver de conhecimento, qual o tipo de abordagem que você tem, entre outros fatores que podem chamar atenção. Ao final, você faz o seu CTA, podendo ser uma pergunta provocativa ou algo que faça o outro ter sua dor identificada. Neste momento, você pode incluir gatilhos mentais como o da prova social, também. Uma vez que o cliente enxerga o bem que você pode gerar para outras pessoas que passaram por situações semelhantes, você o conquista.
Outra forma de converter é através de landing pages, também conhecidas como sites de uma página só. Seu foco é exclusivo no CTA.
Nutrindo a relação
Agora que você conquistou o seu cliente é importante não deixá-lo desamparado. Para que aconteça a chamada nutrição de leads, precisamos pensar em uma estratégia que compartilhe informação com o cliente sem bombardear conteúdo desnecessário, evitando, por exemplo, o cancelamento de uma newsletter.
É importante criar um relacionamento mais pessoal, garantindo que haja um tratamento humanizado e sem deixar explícito o uso de mensagens padronizadas.
O momento de vender
Depois de criada a simpatia entre cliente e empresa, a relação chega ao momento de ação comercial, ou seja, da venda. O time de vendas já tem a expectativa de que as pessoas que passaram pelo funil tenham o necessário para dar o retorno financeiro que a empresa espera.
Estamos agora, no topo do funil de vendas. A abordagem pode ser feita de maneira mais fluida, sendo necessário questionar o consumidor sobre o que ele espera do produto e entregando a ele a explicação necessária.
Marketing de Resultados: atenção aos dados
Feita a venda, chegamos no momento de análise de métricas. Mensurar os dados é importantíssimo para colher os resultados tão esperados. Primeiro é necessário um monitoramento constante, para que ajustes pontuais sejam feitos e cada uma das etapas da jornada seja compreendida em detalhes.
Outra análise a ser feita é a do fim do ciclo, na conclusão da venda. Dessa forma você recolhe dados a respeito do quanto essa estratégia exigiu de investimentos.
Como aplicar o marketing de resultados
Tendo em vista essas dicas, como usar o marketing de resultados na prática?
Através do uso de ferramentas de automação. Indispensáveis no marketing digital, elas realizam tarefas difíceis de serem executadas por seres humanos, como as ferramentas de SEO que envolvem pesquisa de palavras chave. Também temos a criação de conteúdo como uma ótima forma de buscar o chamado “tráfego qualificado”, a compra de tráfego também, envolvendo a veiculação de anúncios para chamar a atenção do consumidor, entre outras estratégias.
Links de Referência:
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