No mundo das redes sociais, os selos de verificação tornaram-se cada vez mais importantes para pessoas e empresas.
A cobiçada marca azul ao lado do nome atesta a autenticidade e ajuda a garantir a credibilidade da conta.
Os selos estão disponíveis em muitas plataformas de mídia social, incluindo Twitter e Meta (Facebook e Instagram), Spotify, TikTok e Pinterest.
Antes gratuitos, estes selos começaram a ser cobrados, primeiro pelo Twitter, e agora a Meta, detentora do Facebook e Instagram, está fazendo seus primeiros testes de monetização dos perfis.
Apenas o Google segue na linha da gratuidade e recentemente lançou o selo azul de autenticidade para o Gmail.
Mas como será a cobrança?
O Twitter saiu na frente. Recentemente a rede social do passarinho removeu o selo azul gratuito de verificação que era dado apenas para famosos e órgãos oficiais.
Agora, para ser verificado, é preciso pagar o plano Twitter Blue, que custa R$ 42,00 por mês. Só que para os usuários de Android e iOS esse valor será de R$ 60,00 pois uma parte irá para a Apple e Google.
Mas nem tudo está perdido. O Twitter vai manter um selo cinza de verificação gratuito para ONGs e personalidades do governo, como o do presidente da república. Mas caso essas categorias queiram o selo “ouro” também terão que colocar a mão no bolso.
Entre as vantagens para os assinantes estão recursos como possibilidade de editar os tweets, ver menos anúncios, escrever textos mais longos (até 4 mil caracteres), ter ícones personalizados e até cancelar um texto publicado.
E para o Meta?
Para o Facebook e Instagram a cobrança ainda não começou e está em fase de testes.
O Meta Verified, como é chamado, está funcionado apenas para pessoas físicas maiores de 18 anos e apenas em alguns países como Estados Unidos, Austrália e na Nova Zelândia.
Porém o preço já foi anunciado: serão USD 14,99/mês (iOS/Android) ou USD 11,99/mês na web (apenas para o Facebook).
Como faço para verificar minha conta hoje e ter o selo?
Enquanto o serviço não chega, é possível solicitar a verificação gratuitamente. Para isso é preciso enviar informações e dados pessoais para comprovar a autenticidade do usuário ou empresa. Clique para saber como se candidatar ao selo do Facebook ou Instagram.
Para ser aprovada, a conta deve seguir os termos de serviços e padrões da comunidade.
Após a solicitação é preciso entrar em uma fila de espera que pode demorar um pouco, dependendo do cumprimento dos critérios de cada rede social.
Se após 30 dias você não receber uma resposta, poderá requisitar o selo novamente.
Quais as vantagens do selo de verificação para as empresas?
- Mais credibilidade: o selo isso indica que a empresa é genuína e o conteúdo postado em suas páginas de mídia social é autêntico;
- Mais visibilidade: as contas de mídia social verificadas recebem prioridade nos resultados de pesquisa, tornando-as mais visíveis para os usuários. Isso pode ajudar uma empresa a alcançar um público maior e aumentar seus seguidores nas mídias sociais;
- Proteção contra fraudes: o processo de verificação exige que as empresas provem sua identidade para a plataforma de mídia social, o que as protege contra fraudes praticadas por outros usuários. Isso pode ajudar a evitar danos à reputação ou atividades da empresa;
- Atendimento ao cliente aprimorado: empresas com contas de mídia social verificadas costumam ser vistas como mais confiáveis e legítimas. Isso pode aumentar a satisfação e engajamento do cliente nas plataformas de mídia social.
- Oportunidades de parceria e colaboração: contas de mídia social verificadas também podem abrir oportunidades para parcerias e colaborações com outras marcas ou influenciadores. Isso pode ajudar a aumentar a exposição da marca e impulsionar as vendas.
E para as pessoas?
As vantagens são bem parecidas com as das empresas. Em primeiro lugar, acrescenta credibilidade ao perfil.
Quando os usuários veem a marca de seleção azul ao lado do nome de uma pessoa, eles sabem que a conta é legítima e não um impostor ou uma conta falsa.
Isso é muito importante para figuras públicas, como políticos, celebridades e jornalistas, que podem ter que lidar com tentativas de falsificação de identidade ou contas falsas.
Com o selo fica mais fácil para seus seguidores distinguirem entre a conta real e as falsas.
Assim como nas empresas, a verificação pode ajudar a aumentar a visibilidade. Isso porque as contas verificadas também podem ter prioridade nos resultados de pesquisa e são recomendadas para outros usuários, o que pode aumentar os seguidores e o alcance.
A verificação também pode melhorar a comunicação com os seguidores. É que as contas verificadas são vistas como mais confiáveis e com mais autoridade, o que facilita a conexão das pessoas com seus seguidores.
Conclusão
Ter um selo de verificação tem várias vantagens para pessoas e empresas. Isso traz credibilidade ao seu perfil, aumenta sua visibilidade na plataforma e leva a uma melhor comunicação com seguidores ou clientes.
No entanto, obter a verificação não é uma tarefa fácil e exige que os usuários atendam a critérios rígidos, alguns como o Twitter são até pagos.
No entanto, para aqueles que atendem a esses critérios, obter um selo de verificação é um recurso valioso que ajuda a construir sua marca.
Se você gostou deste conteúdo e precisa de ajuda para alavancar sua marca, fale com a gente. Somos especialistas.
Referências
meta.com
twitter.com
twitter.com
rockcontent.com.br