Saiba como usar automação de marketing para reduzir custos e aumentar vendas

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No cenário digital acelerado de hoje, a automação de marketing é um divisor de águas para as empresas.

Ao simplificar tarefas repetitivas e entregar as mensagens certas para o cliente certo, a automação de marketing veio para aprimorar os esforços de marketing.

É como se as ferramentas fizessem o trabalho braçal para que você tenha mais tempo para se dedicar a tarefas que exigem estratégia e criatividade.

Neste blog post você vai saber mais sobre automação de marketing, seus benefícios, ferramentas mais populares e ainda conhecer dicas valiosas para ter sucesso!

Veja também: conheça o Hablla, ferramenta de automação conversacional que unifica omnichannel, CRM e integração em uma única plataforma.

O que é Automação de Marketing?

É o uso de ferramentas digitais que automatizam tarefas repetitivas de marketing, como campanhas de e-mail, postagem em mídias sociais, nutrição de leads, segmentação de clientes entre outras.

A automação permite que os profissionais de marketing simplifiquem seus fluxos de trabalho, aumentem a eficiência e entreguem mensagens personalizadas e assertivas para o público-alvo.

Benefícios da Automação de Marketing:

Entre os principais benefícios estão:

  • Eficiência de tempo e custo: a automação de marketing reduz o esforço manual, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem na estratégia e tarefas criativas;
  • Nutrição aprimorada de leads: ao nutrir leads com conteúdo personalizado em cada etapa da jornada de compra, a automação de marketing aumenta as chances de conversão;
  • Retenção de clientes: a automação permite o envio de mensagens mais assertivas, assim é possível promover um relacionamento mais forte com os clientes da base;
  • Escalabilidade: à medida em que sua empresa cresce, a automação de marketing consegue trabalhar com grandes volumes de leads, garantindo uma comunicação mais eficiente;
  • Data driven: as ferramentas de automação fornecem informações e análises valiosas para medir o desempenho da campanha e otimizar as estratégias.

Melhoras ferramentas de automação de marketing:

  • HubSpot Marketing Hub: oferece um conjunto abrangente de ferramentas de automação de marketing, incluindo marketing por e-mail, nutrição de leads, integração com CRM entre outras;
  • RD Station Marketing: desenvolvido pela Resultados Digitais, é uma ferramenta bem completa. Com ela é possível otimizar seu SEO, criar landing pages, gerenciar as mídias sociais, configurar o lead scoring, organizar sua base de contatos, enviar e-mail marketing e muito mais;
  • ActiveCampaign: é uma ferramenta com sede nos EUA muito bem avaliada por usuários do mundo todo. Com ela você pode fazer testes A/B, tirar relatórios dos funis de venda, monitorar metas e conversões, distribuir leads para vendedores e integrá-la com mais 300 ferramentas.
  • Mautic: excelente opção para quem entende de programação, pois é feita em código aberto. Tem vários plugins e também integra com outras ferramentas. Ela faz geração e nutrição de leads, monitora mídias sociais, cria landing pages entre outras funcionalidades.
  • Mailchimp: começou pequena e depois se transformou em uma opção viável para empresas de todos os tamanhos.  Entre suas principais funcionalidades estão: ferramentas de CRM, lookalike, jornada de compra, testes A/B, pesquisas e relatórios.

Como iniciar do zero

Antes de sair criando automações, é importante ter uma estratégia que envolve definição de metas, identificação do público e testes. Saiba mais:

  • Defina metas e objetivos:  quer se trate de geração de leads, retenção de clientes ou melhoria das taxas de conversão, ter um foco claro irá orientar sua estratégia de automação;
  • Identifique o público-alvo: segmente seu público com base em dados demográficos, comportamento e interesses. Essa segmentação ajudará você a enviar mensagens personalizadas para diferentes grupos, melhorando o engajamento e a conversão;
  • Crie e segmente sua lista de contatos: colete dados relevantes do cliente e organize-os em um banco de dados centralizado. Depois segmente seus contatos com base em suas características e comportamento para fornecer conteúdo direcionado;
  • Escolha a ferramenta de automação: pesquise e selecione uma plataforma de automação de marketing que se alinhe com seus objetivos, orçamento e requisitos técnicos. Considere fatores como facilidade de uso, escalabilidade, recursos de integração e suporte ao cliente;
  • Configure seus fluxos de trabalho: mapeie a jornada do cliente e crie fluxos de trabalho de automação para nutrir leads em vários pontos de contato. Automatize tarefas como e-mails de boas-vindas, lembretes de carrinho abandonado e campanhas de reengajamento;
  • Crie conteúdo envolvente: crie conteúdo atraente que faça sentido para seu público. Este tipo de conteúdo pode informar, resolver uma “dor” do cliente ou mesmo dar um desconto para um grupo seleto de clientes mais recorrentes;
  • Teste, analise e otimize: analise regularmente o desempenho e as métricas de sua automação. Depois use os insights obtidos para otimizar seus fluxos de trabalho e melhorar os resultados.

Mais dicas!

  • Alinhe suas equipes de vendas e marketing;
  • Personalize suas campanhas;
  • Otimize constantemente seus fluxos de trabalho;
  • Fique de olho no Analytics;
  • Esteja em conformidade com os regulamentos de LGPD;

Aproveitando as ferramentas certas, definindo objetivos claros e empregando estratégias personalizadas, você pode liberar o verdadeiro potencial da automação de marketing.

Lembre-se de testar, analisar e otimizar continuamente seus fluxos de trabalho para ficar sempre atualizado.

Gostou deste conteúdo? Se estiver precisando de serviços de automação de marketing fale com a gente! Temos especialistas na área que vão te ajudar a impulsionar seus negócios!

Referências:

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