É a partir da segmentação de campanhas que seu time de marketing e vendas conseguirá direcionar suas estratégias e atingir grupos específicos. Dessa forma, as ações ficarão mais próximas dos consumidores, pois irão conversar com ele diretamente. A segmentação é uma das principais responsáveis por aumentar o engajamento e a fidelização do cliente; turbinar as taxas de conversão; otimizar jornadas do consumidor e aumentar o tráfego dos sites.
Para definir os interesses é feita uma pesquisa que irá auxiliar na delimitação dos perfis ideais. Perguntas com a finalidade de associar dados demográficos e geográficos aos psicográficos e comportamentais, estabelecendo um padrão de comportamento de consumo, são fundamentais, no momento de realizar a segmentação de campanhas. Isso é válido, principalmente, em grupos sobre os quais só se conhece os primeiros tipos de informações.
A correta análise destes dados permite-lhe conhecer o seu público ao ponto de perceber quais são os seus interesses e necessidades, o que pesquisam online, qual o grau de importância que atribuem a essas pesquisas, qual a sua propensão para a compra e até perceber como é que entendem o seu produto ou serviço.
Inteligência Artificial e Marketing Digital são imbatíveis em vendas
A inteligente aplicação destes dados permite-lhe desenvolver campanhas mais direcionadas, otimizando a relação com o seu público e aumentando as probabilidades de conversão, num tempo mais reduzido.
É como se você filtrasse na base de dados aqueles clientes que combinam mais com os propósitos e valores da sua empresa e os que não combinam tanto assim.
Além disso, você consegue dividir seus clientes em categorias principais, criando uma comunicação personalizada para cada grupo. Quanto mais precisa a segmentação, mais claro é o target que o marketing precisa atingir.
Conheça o cliente com a ferramenta especializada em segmentação de campanhas
Por meio do ICP, ideal customer profile ou perfil de cliente ideal, você descobrirá as características padrão dos seus clientes de melhor desempenho – os que se conectam com o seu propósito, sua solução e a sua marca.
Assim, será mais fácil criar estratégias de marketing e vendas, uma vez que elas serão direcionadas para consumidores que atenderão a um padrão já conhecido.
Mesmo que essa seja uma segmentação de campanhas ainda bastante abrangente, já é mais nichada do que a tática de criar uma campanha aleatória para todo e qualquer indivíduo.
Atente-se ao comportamento do usuário. Essa é uma das etapas da segmentação de clientes mais profunda, pois requer que você já saiba quem são seus usuários.
Compreende a noção de navegabilidade em seu site, aplicativo ou sistema mobile, e garante que você entenda seu funil de vendas com mais clareza.
Alguns indicadores são importantes nesse processo, como é o caso do login diário de um cliente, em detrimento daquele que entra esporadicamente nos seus domínios digitais.
A forma de tratar desses dois modelos de cliente precisa ser diferente e a estratégia, no primeiro caso, é voltada a manter interesse da pessoa, enquanto no segundo precisa acender o interesse do indivíduo. Os itens deixados em carrinhos, chamado de “abandono”, também podem ser um ponto importante no quesito comportamento do cliente. Pensar em ações que relembrem a pessoa do que ela esqueceu para trás pode aumentar as vendas.
Customize a sua audiência com recursos de inteligência artificial
A solução TAIL DMP (Data Management Platform) é uma plataforma que reúne dados da audiência de um negócio a fim de segmentar seus clientes e garantir à sua empresa um entendimento mais profundo das demandas dos seus clientes e do cotidiano organizacional.
O objetivo desta plataforma é reunir todas as informações sobre o perfil do consumidor de uma empresa em um único lugar e oferecer insights para segmentação de campanhas, remarketing, criação de personas e análise de comportamento de clientes.
Para fazer isso, a TAIL DMP se utiliza da coleta e análise de dados first, second e third party, posteriormente da aglutinação dos dados dessas diferentes fontes em clusters com características semelhantes, para mostrar o perfil do consumidor de um negócio e facilitando segmentações para diferentes fins.
Por meio da plataforma, os negócios conseguem ter melhores insights para tomarem decisões e divulgarem seus produtos/serviços de forma mais assertiva e estratégica.
Conheça alguns tipos de segmentação de campanhas:
Segmentação demográfica
A segmentação demográfica é a forma mais básica de se segmentar e não é suficiente para se traçar um perfil. Os contatos são classificados por idade, gênero e localização (onde vive).
Segmentação psicográfica
É o mesmo que segmentar consumidores tendo em conta os seus estilos de vida, interesses, gostos pessoais e causas que apoiam. É um tipo de segmentação que exige uma comunicação super direcionada e super alinhada à personalidade do grupo de consumidores em questão.
A segmentação psicográfica permite identificar novos grupos de consumidores que, apesar de menos volumosos, são muito mais qualificados. Esta segmentação terá verdadeiro impacto nos custos da sua estratégia.
Segmentação geográfica
Este é o tipo de segmentação de campanhas que está mais relacionado com negócios que atuam em diversas zonas geográficas, cujo público-alvo, apesar de partilhar dos mesmos interesses, pode não partilhar da mesma necessidade.
É muito comum que negócios que atuem em mais do que um país utilizem a segmentação geográfica. Um e-commerce de venda de roupa deve segmentar os seus produtos tendo em conta as condições climatéricas dos vários países onde atua.
Segmentação comportamental
A segmentação comportamental classifica os consumidores tendo em conta a forma como se comportam e interagem com uma determinada plataforma (websites, landing pages, blogs, chatbots, formulários, anúncios adwords, redes sociais e newsletters) e recolhe essencialmente dados de navegação, como páginas visitadas; tempo passado na página; origem da visita; interações na página; compras online feitas; data da última compra online e páginas que segue nas redes sociais.
Segmentação por meio
A segmentação por meio pressupõe a escolha dos melhores meios para divulgação de campanhas, produtos ou serviços, tendo em conta a sua utilização por parte dos consumidores. Se sabe que o meio mais eficaz para alcançar o seu público-alvo é o e-mail, canalize os seus esforços e investimentos no e-mail marketing.
Outros meios são as redes sociais, os blogs, as campanhas PPC (Google Adwords) e os conteúdos patrocinados.
Vantagens da segmentação de campanhas
A segmentação de público otimiza resultados de campanhas por direcionar as ações para aqueles com mais chance de seguir na jornada até o fechamento do negócio. Dessa forma, as vantagens para as empresas que usam essa estratégia são:
- perceber e responder às necessidades do cliente de maneira direta e tempestiva;
- aumentar a taxa de conversão;
- aproveitar os canais de distribuição disponíveis de acordo com os objetivos;
- concentrar esforços em estratégias mais eficientes;
- melhorar o ROI;
- alcançar a diferenciação no mercado por meio de uma comunicação personalizada e assertiva;
- qualificar os potenciais consumidores;
- ofertar itens de valor agregado para um público adequado;
- eliminar perdas financeiras e de tempo com negociações que não devem ser fechadas;
- melhorar o relacionamento com o cliente e a experiência de compra deles;
- especializar vendedores e marcas para atender a um perfil de consumo.
Contato:
Agência Pericoco
WhatsApp: (11) 93029-8785
e-mail: pericoco@pericoco.com.br
Agência Pericoco Núcleo São José do Rio Preto
Rua Bernardino de Campos, 3125, apto 92
Agência Pericoco Núcleo São Paulo
São Paulo: Rua Castro Alves, 442, apto 122
Links pesquisados:
3 thoughts on “Segmentação de campanhas traça público-alvo ideal para o seu negócio”