Para entender o SQUAD, temos que aprender com as abelhas, uma única colméia pode ter até 100 mil insetos, cada um como uma função definida para um único objetivo: manter tudo funcionando.
Isso significa construir os favos, produzir mel, fecundar a rainha e proteger a colméia.
Mas como elas conseguem fazer tudo isso de maneira eficiente?
Não tem segredo: as abelhas são separadas em grupos, cada um com uma função específica.
Cada grupo sabe o que deve fazer e as tarefas de cada área se complementam para conseguir o resultado final.
Você já deve ter percebido a analogia com a cultura organizacional de uma empresa, certo?
Trata-se do SQUAD, uma metodologia de gerenciamento de processos que existe desde os anos 70, mas que agora volta otimizada, sendo usada até mesmo pelo Spotify!
Mas o que é SQUAD?
Vem da palavra em inglês “esquadrão”, isso porque a metodologia prevê a criação de grupos de várias áreas que agem de forma autônoma para a realização de um projeto, ou seja, são as pessoas da equipe que decidem como desenvolver a tarefa.
Uma das características mais importantes do Squad é que as equipes são formadas com profissionais de várias áreas que se complementam.
Por exemplo: um esquadrão pode ser formado por uma pessoa de vendas, outra de marketing, administrativo, TI e assim por diante.
Os participantes têm responsabilidades de ponta a ponta e atuam juntos nos projetos.
Quais as vantagens desse modelo?
São várias! Entre elas estão:
- Aumento da produtividade: juntos, os membros da equipe produzem mais e melhor, pois conseguem se comunicar de forma mais efetiva e estão totalmente focados e comprometidos uns com os outros;
- Economia de tempo: Já pensou ter que parar um projeto até conseguir que alguém do TI veja a possibilidade de automatizar um processo? Estando na equipe desde o início, o profissional de TI já pode direcionar a equipe para a melhor solução; ou seja, as soluções aparecem à medida em que o projeto avança;
- Contribuição e troca de ideias: já pensou que um profissional do setor administrativo pode ter uma grande ideia para vendas? Aproveitar o que cada pessoa tem para contribuir enriquece o projeto e contribui para a solução de problemas.
- Interação: promove a melhoria da experiência dos colaboradores que entram em contato direto com profissionais de outras áreas;
- Autoconfiança: ao conceder autonomia, os participantes sentem-se capazes e reconhecidos pela empresa. Isso aumenta na medida em que os projetos vão avançando e os resultados são alcançados;
E como organizar um time de SQUAD?
- Organize grupos de trabalho com no máximo 10 pessoas. É claro que isso pode variar de acordo com o tamanho da empresa ou projeto, mas o grupo não deve ser muito grande;
- Monte os times de acordo com as competências de cada um, visando o objetivo do projeto;
- É preciso que haja uma comunicação muito clara entre os Squads. Para isso é preciso nomear um coordenador de time, o que não significa um superior hierárquico;
- Organize chatpers e tribes. Os chapters são colaboradores da mesma área e os tribes são conjuntos de squads que trabalham no mesmo projeto.
- Se possível, implante também os guilds, que são pessoas de diferentes áreas, mas com interesses em comum
E quais ferramentas posso usar?
Para organizar melhor seus times, existem várias plataformas que permitem um overview sobre o que cada time está fazendo e em que fase o projeto está.
Entre as mais conhecidas estão o Trello, Mito, Mural, Canvas, Marvel, entre outras.
O ideal é conhecer as funcionalidades e escolher a que se encaixa melhor na metodologia de trabalho.
Tudo pronto e agora?
Depois de tudo alinhado é hora de colocar em prática! Mas antes saiba que mudanças nem sempre são fáceis. Isso porque as pessoas tendem a fazer as coisas sempre do mesmo jeito e nem todos são abertos a novidades.
É importante que, antes de tudo, os colaboradores sejam esclarecidos sobre a nova metodologia em detalhes.
Eles também devem saber o porque disso estar sendo feito e quais as vantagens que o Squad irá trazer para eles e para a empresa.
Assim seus colaboradores vão trabalhar em sintonia e o trabalho vai fluir de forma organizada, otimizado e com qualidade, como uma colméia.
Clique aqui para mais artigos como esse.