fbpx

SQUAD: Adote essa metodologia e veja seus projetos decolarem

squad

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Para entender o SQUAD, temos que aprender com as abelhas, uma única colméia pode ter até 100 mil insetos, cada um como uma função definida para um único objetivo: manter tudo funcionando. 

Isso significa construir os favos, produzir mel, fecundar a rainha e proteger a colméia.

Mas como elas conseguem fazer tudo isso de maneira eficiente? 

Não tem segredo: as abelhas são separadas em grupos, cada um com uma função específica. 

Cada grupo sabe o que deve fazer e as tarefas de cada área se complementam para conseguir o resultado final.

Você já deve ter percebido a analogia com a cultura organizacional de uma empresa, certo?

Trata-se do SQUAD, uma metodologia de gerenciamento de processos que existe desde os anos 70, mas que agora volta otimizada, sendo usada até mesmo pelo Spotify! 

Mas o que é SQUAD?

Vem da palavra em inglês “esquadrão”, isso porque a metodologia prevê a criação de grupos de várias áreas que agem de forma autônoma para a realização de um projeto, ou seja, são as pessoas da equipe que decidem como desenvolver a tarefa. 

Uma das características mais importantes do Squad é que as equipes são formadas com profissionais de várias áreas que se complementam.

Por exemplo: um esquadrão pode ser formado por uma pessoa de vendas, outra de marketing, administrativo, TI e assim por diante.

Os participantes têm responsabilidades de ponta a ponta e atuam juntos nos projetos. 

Quais as vantagens desse modelo?

São várias! Entre elas estão:

  • Aumento da produtividade: juntos, os membros da equipe produzem mais e melhor, pois conseguem se comunicar de forma mais efetiva e estão totalmente focados e comprometidos uns com os outros; 
  • Economia de tempo: Já pensou ter que parar um projeto até conseguir que alguém do TI veja a possibilidade de automatizar um processo? Estando na equipe desde o início, o profissional de TI já pode direcionar a equipe para a melhor solução; ou seja, as soluções aparecem à medida em que o projeto avança;
  • Contribuição e troca de ideias: já pensou que um profissional do setor administrativo pode ter uma grande ideia para vendas? Aproveitar o que cada pessoa tem para contribuir enriquece o projeto e contribui para a solução de problemas. 
  • Interação: promove a melhoria da experiência dos colaboradores que entram em contato direto com profissionais de outras áreas;
  • Autoconfiança: ao conceder autonomia, os participantes sentem-se capazes e reconhecidos pela empresa. Isso aumenta na medida em que os projetos vão avançando e os resultados são alcançados; 

E como organizar um time de SQUAD?

  • Organize grupos de trabalho com no máximo 10 pessoas. É claro que isso pode variar de acordo com o tamanho da empresa ou projeto, mas o grupo não deve ser muito grande;
  • Monte os times de acordo com as competências de cada um, visando o objetivo do projeto;
  • É preciso que haja uma comunicação muito clara entre os Squads. Para isso é preciso nomear um coordenador de time, o que não significa um superior hierárquico;
  • Organize chatpers e tribes. Os chapters são colaboradores da mesma área e os tribes são conjuntos de squads que trabalham no mesmo projeto. 
  • Se possível, implante também os guilds, que são pessoas de diferentes áreas, mas com interesses em comum 

E quais ferramentas posso usar?

Para organizar melhor seus times, existem várias plataformas que permitem um overview sobre o que cada time está fazendo e em que fase o projeto está.

Entre as mais conhecidas estão o Trello, Mito, Mural, Canvas, Marvel, entre outras. 

O ideal é conhecer as funcionalidades e escolher a que se encaixa melhor na metodologia de trabalho. 

Tudo pronto e agora?

Depois de tudo alinhado é hora de colocar em prática! Mas antes saiba que mudanças nem sempre são fáceis. Isso porque as pessoas tendem a fazer as coisas sempre do mesmo jeito e nem todos são abertos a novidades. 

É importante que, antes de tudo, os colaboradores sejam esclarecidos sobre a nova metodologia em detalhes.

Eles também devem saber o porque disso estar sendo feito e quais as vantagens que o Squad irá trazer para eles e para a empresa. 

Assim seus colaboradores vão trabalhar em sintonia e o trabalho vai fluir de forma organizada, otimizado e com qualidade, como uma colméia. 

Clique aqui para mais artigos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Receba novidades

Mais para explorar

Deseja impulsionar o seu negócio?

Fale com a Pericoco

Vamos conversar

Saiba como ajudamos mais de 50 empresas a obter sucesso.