Sua marca tem o “Purpose Driven” na estratégia de Branding Digital?

Sua marca tem o “Purpose Driven” na estratégia de Branding Digital?

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Neste blog post você vai saber mais sobre Purpose Driven e como ele pode alavancar suas vendas

Pense na primeira marca que lhe vier à cabeça! Imediatamente você visualizou a logo, as cores e provavelmente até o slogan, certo?

Se isso aconteceu é porque esta marca tem um Branding bem definido. Mas o que é branding e quais os desafios desta prática na era digital?

Será que se trata apenas de ter uma marca bem lembrada e bem definida? É claro que não. Atualmente é preciso estar alinhado com o Purpose Driven.

Vem comigo que a gente preparou este blog post para te explicar tudo sobre este assunto.

Mas o que é Branding?

É o processo de criar uma imagem ou identidade única para um produto ou serviço. Isso envolve o desenvolvimento de um nome, logotipo e mensagens que capturem a essência do que a marca representa.

O objetivo é diferenciar seu produto ou serviço dos concorrentes e criar uma impressão duradoura na mente dos consumidores.

O branding é essencial para qualquer negócio, pois ajuda a estabelecer credibilidade e construir confiança com os consumidores.

Uma marca forte também pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente, impulsionar as vendas e atrair novos clientes.

No ambiente digital, a marca faz esse processo online, aproveitando os canais de marketing digital para criar uma presença mais forte.

Isso inclui o desenvolvimento de um site, perfis de mídia social e outros ativos online que comunicam a identidade e os valores exclusivos da marca.

Qual a importância do branding digital?

Um dos principais benefícios do Branding Digital é que ele permite que as empresas alcancem um público mais amplo, pois cada vez mais consumidores estão recorrendo à Internet para pesquisar, comparar e comprar produtos e serviços.

Olha esse dado: uma pesquisa da All In e OpinionBox, publicada recentemente, mostrou que 71% dos consumidores usam a Internet para fazer compras, 67% para ver os preços e  60% buscam avaliações de consumidores. É muita gente!

A marca digital também oferece maior flexibilidade e controle sobre a imagem da marca, pois as empresas podem atualizar e ajustar rapidamente sua presença online para atender às necessidades dos clientes e as tendências que estão em constante mudança.

De “Brand Driven” para o “Purpose Driven”

Mas será que o Branding é feito apenas para as vendas? Esse conceito passou por muitas fases. Na primeira, o discurso era esse mesmo, sempre voltado às vendas, reconhecimento e lucro (brand drive).

Depois evoluiu para uma segunda fase, que priorizava a conexão emocional com as pessoas para geração de valor.

Agora estamos vivendo na era das marcas que trabalham com um propósito com pessoas engajadas, tanto colaboradores quando consumidores, é o Purpose Driven.

Isso não quer dizer que todas as marcas estão fazendo isso. Temos anunciantes vivendo em todas as fases.

Mas a melhor forma de trabalhar com branding atualmente é usar o purpose driven, ou seja, fazer com que sua empresa tenha um propósito alinhado com o público alvo.

Conexão que gera vendas

Olha isso: uma pesquisa feita pela Ana Couto Branding mostrou que 67% dos consumidores estão mais propensos a comprar marcas que se conectem com seus valores.

E o mais importante: isso deve ser genuíno, pois o consumidor não gosta de ser engando, nem deve. Com tanta informação à disposição, ele rapidamente sabe se você é realmente alinhado com o seu propósito ou se está mentindo.

Importante: no purpose driven não existe a oposição entre lucro e propósito. As marcas podem e devem lucrar e ter um propósito, uma coisa não exclui a outra.

A grande diferença aqui, é que as marcas comprometidas com o “purpose driven” são aquelas que pensam no bem-estar das pessoas e do planeta e trazem soluções para que isso em seus produtos!

Mas como agir de acordo com o  “Purpose Driven”?

O primeiro passo é identificar e definir um propósito que deve ser aplicado na prática.

Entre as principais causas estão: ajudar o planeta através de melhorias no meio ambiente e as sociais, como combater a discriminação racial e promover a inclusão e desenvolvimento das pessoas.

Vale tanto para os funcionários, como para a comunidade em que a empresa está inserida. Algumas vão mais além e promovem ações mundiais como a Dove, que trabalha para melhorar a autoestima feminina.

Depois é preciso que os dirigentes da empresa façam perguntas como:

  • Como nosso negócio pode tornar o mundo um lugar melhor para se viver?
  • Qual impacto queremos alcançar?
  • Qual é a causa pela qual queremos lutar?
  • O que a empresa e nossos clientes mais valorizamos?

A partir daí começa a ser traçada toda a estratégia de alinhamento da marca com esse propósito.

Ele deve estar no DNA da marca, ou seja, fazer parte do dia a dia da empresa, colaboradores e clientes.

Lembre-se também de ajustar a persona, o tom de voz, a comunicação e os canais com os quais você se comunica o público de acordo com este propósito!

Depois este propósito deve ser divulgado de uma forma consciente, sem fazer “panfletagem” de “como eu sou bonzinho”. Boas formas de divulgação incluem uma explicação bem transparente das ações no site da empresa e mídia espontânea obtida através de bons projetos.

Para ficar mais claro veja este ótimo exemplo de purpose driven: desde sua criação, em 1920, a Disney tem como propósito levar magia para a vida das pessoas. Ela faz isso através de seus personagens, desenhos e filmes. A simples menção do nome “Disney” já remete as pessoas para esta atmosfera de sonhos. Falaremos sobre mais exemplos no decorrer do texto.

Quais as vantagens de uma marca com propósito?

Uma marca que tem um propósito claro e significativo tem muitas vantagens, veja:

1 – Diferenciação:

Ela se destaca de seus concorrentes oferecendo mais do que apenas um produto ou serviço. A missão ou causa é mais emocionalmente atraente para os consumidores do que um mero relacionamento comercial;

2 – Lealdade:

É mais provável que os consumidores sejam leais a uma marca que compartilhe seus valores e apoie causas importantes para eles. Uma marca com um propósito tem uma conexão mais forte, o que pode se traduzir em negócios e recomendações boca a boca positivas;

3 – Engajamento:

Uma marca com propósito pode inspirar seus clientes a se tornarem defensores da sua missão, compartilhando sua mensagem em suas próprias redes e ampliando seu impacto;

4 – Inovação:

Um propósito claro pode orientar as decisões estratégicas de uma marca, inspirando novos produtos e serviços que se alinhem com sua missão e que façam sentido para seus clientes;

5 – Retenção de colaboradores:

A marca pode atrair e reter colaboradores apaixonados por sua missão e motivados a fazer a diferença. Isso pode criar uma cultura positiva na empresa e reduzir as taxas de rotatividade.

Exemplos de marcas que tem um propósito

Existem várias marcas que têm um propósito claro além de apenas vender produtos e obter lucro.

As marcas com propósito têm como missão causar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Aqui estão alguns exemplos:

Natura – Cuidar da Natureza

A Natura é comprometida com a sustentabilidade há vários anos.

A empresa usa ingredientes naturais e orgânicos em seus produtos e implementou várias iniciativas de sustentabilidade, como redução de emissões de carbono, reciclagem e reflorestamento.

O modelo de negócios da Natura é baseado na geração de impacto positivo na sociedade, por meio de projetos que apoiem a conservação ambiental, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Ambev – Sustentabilidade e promoção social

A Ambev atua em várias frentes como: programa de equidade racial, proteção ao meio ambiente com o uso racional da água, embalagens recicláveis e energia renovável.

Um dos seus produtos é a AMA, que leva água potável para comunidades carentes. Além disso a AMBEV tem o projeto VOA que promove mentorias para ONGs.

Por fim, a empresa trabalha com agricultores para promover práticas agrícolas sustentáveis e aumentar a produção de alimentos.

Galvani Fertilizantes – Centros de promoção social e proteção à natureza

É mantenedora do Instituto Lina Galvani, que promove ações sociais em locais onde a empresa está localizada: distrito de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA), município de Luís Eduardo Magalhães (BA), e bairro do Jaguaré em São Paulo – SP.
Desde sua fundação, em 2003 o Instituto beneficiou mais de 30 mil pessoas em 70 projetos sociais realizados.

Entre eles estão mutirões de limpeza, terapia comunitária integrativa, mulheres que inspiram, diálogos que transformam, entre outros.

Emana – Cuidar da Saúde e do Bem-Estar

A Emana é uma empresa têxtil que produz tecidos com propriedades terapêuticas.

Os produtos são confeccionados com um fio especial que emite radiação infravermelha, que pode trazer diversos benefícios à saúde, como melhora da circulação sanguínea, redução da fadiga muscular e aumento da elasticidade da pele.

Os tecidos da Emana são usados em roupas esportivas, produtos médicos e moda.

Instituto Ethos – Promovendo a Responsabilidade Social Corporativa

O Instituto Ethos é uma organização que promove a responsabilidade social corporativa e práticas de negócios sustentáveis.

O instituto trabalha com empresas para desenvolver negócios éticos e responsáveis e também oferece treinamento e educação em questões sociais e ambientais.

O objetivo do instituto é criar uma economia mais sustentável e inclusiva no Brasil.

Marcas estrangeiras

Ben & Jerry’s:

Empresa de sorvetes.

É conhecida por seu ativismo social e ambiental. Eles usam sua plataforma para defender questões como mudança climática, justiça racial e igualdade.

Na prática, os laticínios usados são de fazendas familiares que são orientadas para práticas mais sustentáveis. Além disso, está na agenda da empresa a preocupação com o bem-estar dos animais, redução da emissão de carbono, freezers mais ecológicos e embalagens sustentáveis.

Patagonia:

Empresa de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre.  

Está comprometida em proteger o planeta e preservar os espaços selvagens. Eles doam 1% de suas vendas para organizações ambientais e usam materiais sustentáveis em seus produtos.

Warby Parker:

Empresa de óculos.

Tem a missão de fornecer óculos acessíveis para pessoas necessitadas. Para cada par de óculos vendido, eles doam um par para alguém necessitado por meio de seus parceiros, sem fins lucrativos.

E mais: para ampliar o compromisso de promover a inclusão, a equidade e a diversidade dentro e fora da empresa, há um plano focado especificamente no avanço da equidade racial.

TOMS:

Empresa de calçados

Tem como missão melhorar vidas por meio dos negócios. Além de uma política antirracista, eles têm parcerias para combater a violência e promover a saúde mental e o acesso a oportunidades iguais para todos.

Também está na lista da empresa o uso de embalagens ecológicas feitas com até 80% de material reciclado.

The Body Shop:

Empresa de cuidados com a pele e beleza

Está comprometida com o fornecimento ético e a sustentabilidade. Eles obtêm seus ingredientes do Comércio Comunitário, que fornece salários justos e condições de trabalho seguras para seus colaboradores.

Além de não usar testes de cosméticos em animais, a empresa é engajada em acabar com esta prática no mundo.

Conclusão

As marcas que tem um bom branding aliado a um propósito, estabelecem uma forte presença online e conectam-se com os clientes de uma forma mais autêntica e duradoura.

Ao desenvolver os negócios dessa forma, cria-se uma experiência de marca que faz sentido para o público e que impulsiona o sucesso dos negócios.

E você? Será que a sua marca já está alinhada com o Purpose Branding?

Se precisar de ajuda fale com a gente, somos especialistas!

Referências

Resultados Digitais

Rock Content

New York Times

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