Por que sua empresa precisa de marketing conversacional?

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“Vou usar o telefone, como os Incas faziam”. Essa piada que circula nas redes sociais dá bem a dimensão de como é preciso se atualizar com as novas tecnologias.

Hoje os consumidores querem facilidade e rapidez para terem informações ou seus problemas resolvidos.

Mas como o marketing conversacional pode resolver isso?

Antes vamos explicar do que se trata. Marketing conversacional faz parte de um conjunto de estratégias para a comunicação entre a empresa e o cliente com a utilização de tecnologias.

Uma das principais ferramentas do marketing conversacional é a Inteligência Artificial aplicada nos chatbots.

Chatbots são softwares de automação de resposta que podem ser configurados de acordo com as necessidades de cada empresa.

Sabendo configurar direitinho, eles podem resolver vários problemas sem a necessidade de um atendente humano.

Entre as funções dos “bots” estão: envio de campanhas ativas, exibição de seus produtos e serviços, qualificação e segmentação de leads, pesquisas de satisfação (NPS), geração de segunda via de boletos entre muitas outras.

Os dados não mentem!

– Pesquisa da IBM mostrou que 99% dos respondentes ficaram satisfeitos com o serviço de chatbot;

– Para 61 % dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos;

– 72% deles não querem ficar repetindo as mesmas informações como nome e o histórico com a empresa;

– Metade dos clientes escolhe um canal com base na rapidez da resposta;

– 74% podem mudar de marcas se acharem o processo de compra muito difícil.

Já falamos em outros blog posts sobre as vantagens do uso de chatbots

Mas e quanto às vantagens do marketing conversacional para vendas?

Hoje não é mais preciso ir a uma loja para comprar um produto. Os consumidores já estão bem habituados com o e-commerce e desde o início da pandemia as vendas nessa modalidade só crescem.

O marketing conversacional também pode ajudar sua empresa a vender melhor. Isso porque integra vários canais como Facebook, Instagram, WhatsApp e até Google Meu Negócio.

Assim o cliente pode saber mais sobre o seu produto, entrar na jornada do cliente, passar pelo funil até o fechamento da compra.

Isso quer dizer que uma pessoa pode começar a compra pelo Facebook e terminar pelo WhatsApp sem ter que repetir todas as suas informações.

Fica tudo registrado no histórico desde o primeiro contato deste cliente. E mais: é possível configurar a ferramenta para que ele converse sempre com o mesmo atendente se for preciso.

Conheça outras vantagens do marketing conversacional

  • Economia de tempo e dinheiro: como os bots resolvem vários problemas dos consumidores, muitas vezes eles nem chegam a falar com um atendente humano. Então você pode ter uma equipe mais enxuta e mais qualificada;
  • Atendimento personalizado: você pode configurar as mensagens dos bots de acordo o perfil da sua empresa e de forma bem humanizada. E mais: na segunda vez que o consumidor entrar em contato, não irá precisar passar novamente todas as informações e histórico. Fica tudo arquivado e disponível para quem estiver no atendimento!
  • Atendimento 24h: seu cliente pode ter uma dúvida em um sábado às 3h da manhã? Pode! Ele será prontamente atendido por um bot. A agilidade é um fator fundamental de satisfação do cliente!
  • Geração e nutrição de leads: pode ser usado para impulsionar o funil de marketing e nutrir os leads, principalmente os que estão no fundo da jornada.
  • Escalabilidade: a ferramenta de marketing conversacional pode atender vários clientes ao mesmo tempo sem a perda da qualidade!
  • Melhora a reputação da marca: ao ser bem atendido por um bot ou atendente humano de forma rápida, personalizada e humanizada você ganha pontos com seus clientes! Eles podem até se tornar advogados da sua marca!

Viu porque sua empresa precisa de marketing conversacional?

Se você gostou desta solução, entre em contato com a gente! Somos especialistas!  

Fontes pesquisadas:

rockcontent.com.br

resultadosdigitais.com.br

2 thoughts on “Por que sua empresa precisa de marketing conversacional?

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