Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2023?

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Não é de hoje que as empresas aproveitam o poder das redes sociais para vender mais e aumentar sua presença online.

Isso é particularmente importante no Brasil, país em que as pessoas passam em média 3 horas e 46 minutos conectadas nessas redes (perdemos apenas para os Nigerianos!)

E sua empresa? Será que ela está fazendo bom uso das redes sociais? Abaixo listamos as dez redes mais usadas neste ano no Brasil e suas características. Assim você saberá como aproveitar ao máximo o potencial de cada uma. Os dados são do We are Social  e Meltwater. Vamos lá?

1 – WhatsApp

Com cerca de 169 milhões de usuários, o WhatsApp está no topo da rede social mais usada no Brasil em 2023. É tão popular que até ganhou o apelido de “Zap”.

A gente nem pergunta se a pessoa tem o aplicativo, já manda um “me passa um whats” e todo mundo se entende.

Além disso muitas operadoras liberam o “Whats” de graça pelo celular, o que incentiva ainda mais o seu uso.

As empresas podem se beneficiar muito da função “Business” que traz funcionalidade muito úteis como cadastrar um perfil comercial, mostrar o catálogo de produtos, inserir mensagens automáticas entre outros.

Mas a principal vantagem para as PJs é o marketing conversacional, que permite o uso do WhatsApp combinado com uma plataforma. Assim é possível mapear a jornada do cliente, inserir um chatbot, enviar ofertas, direcionar os chamados para vendedores, enfim, as possibilidades são infinitas!

2 – Youtube

Sabe aqueles vídeos engraçados que você adora assistir? Ou então os da Galinha Pintadinha para acalmar a criançada?

Pois bem, o Youtube vai muito além disso. Com a pandemia da COVID ele passou a ser um dos principais canais de tutoriais da internet. Uma das pesquisas mais feitas nessa época era “Como cortar o cabelo em casa”.

Atualmente o Youtube é a segunda rede social mais usada no país com 142 milhões de usuários.

Infelizmente poucas empresas descobriram o poder desta rede achando que é preciso fazer uma super produção para postar ali. Na verdade, o que acontece é que, se o seu conteúdo for bom, você já estará na frente de muita gente. Atenção para a qualidade do áudio para que o público não desista de você.

Empresas podem usar este canal para promover seus produtos, criar tutoriais de como usá-los, oferecer cursos, palestras, entre outros conteúdos.

3 – Instagram

Já são mais de 113 milhões de brasileiros conectados no Instagram. Seu poder de atração é tão grande que muitas pessoas passam horas rolando o feed sem perceber.

Apesar de poder ser usada pelo desktop seu uso é quase que totalmente feito pelo celular.

As últimas funcionalidades disponibilizadas desde sua criação deram fôlego ao Instagram. Entre elas a principal é o Stories que tem um bom alcance e a possibilidade de inserir links na bio.

O formato de Reels (uma resposta ao Tik Tok) e os vídeos também fazem bastante sucesso e têm sido bem aproveitados pelas empresas para divulgação dos produtos.

4 – Facebook

Ao contrário do que muita gente imagina, o “vovô” das redes sociais segue firme e forte. Apenas no Brasil são 109 milhões de usuários e 2,95 bilhões de contas ativas em todo o mundo.

Vale lembrar que ele é o carro chefe da Meta, empresa que também detém o Instagram, Messenger, WhatsApp e mais recentemente o Threads.

No “Face” é possível postar vídeos, fotos, imagens e inserir links. Por isso ele ainda é bastante usado por empresas principalmente para inbound marketing. É fácil achar um link para conteúdos de blogs, onde o assunto é tratado com mais profundidade.

Também é o local no qual é possível agendar postagens e criar anúncios de forma relativamente fácil.

5 – Tik Tok

A rede social chinesa que caiu no gosto dos jovens e foi até chamada de “Rede da dancinha” já tem mais 82 milhões de brasileiros por lá.

Além das performances de dança quase sempre amadoras é possível encontrar ali uma variedade enorme de vídeos sobre vários assuntos: dietas, brincadeiras, animais, games e é claro, conteúdo criado por influenciadores.

Atualmente os não tão jovens também estão usando a rede para se informar (sim há notícias), relaxar, se emocionar ou apenas passar o tempo.

As empresas podem adequar seu conteúdo e ganhar visibilidade.

6 – LinkedIn

Se as redes sociais usassem roupas esta viria de terno, gravata e pasta. O LinkedIn é uma rede em que as pessoas se relacionam de forma profissional. Ali, além dos profissionais estão também as empresas.

No LinkedIn o profissional pode inserir seu currículo, formação e cursos de qualificação, além de trocar experiências. Já as empresas podem ter um perfil,  anunciar vagas e buscar os profissionais desejados.

Atualmente são 63 milhões de usuários ativos no Brasil, tornando-a a sexta rede social mais usada no país.

7 – Facebook Messenger

No sétimo lugar temos o Facebook Messenger com 62 milhões de usuários. Começou como uma funcionalidade do “Face” e criou vida própria em 2016. Apesar de muitas pessoas terem baixado o app nessa época, está longe de ser a preferida dos brasileiros.

Para empresas pode ser interessante pela funcionalidade dos “bots” com respostas inteligentes e stories exclusivos.

Acredita-se que o número elevado de usuários tenha vindo da época em que ele era integrado com o Facebook. 

8 – Kwai

Apesar de desconhecida por muitas pessoas, o Brasil já tem mais de 48 milhões de usuários conectados nessa rede social. É um número que impressiona, visto que o Kwai foi lançado em 2019.

Os vídeos curtos produzidos pelos usuários na própria plataforma costumam produzir picos de visualizações, mais do que os apps similares.

Atualmente a rede está focada em esportes como a exibição de conteúdos exclusivos de jogadores de futebol, streamings e notícias.

Uma das vantagens para o usuário é que, se o seu conteúdo for bom, ele é entregue para várias pessoas, ou seja, tem um algoritmo bem democrático.

9 – Pinterest

Se uma imagem vale mil palavras a prova disso é o Pinterest.  A rede social que privilegia este tipo de conteúdo já tem 46 milhões de usuários no Brasil.

Lá é possível encontrar referências sobre os mais variados assuntos, mas os que mais fazem sucesso são: decoração, moda, beleza e viagens.

Além de conteúdo próprio, as empresas também podem selecionar imagens que “casem” com a marca e criar “pins” patrocinados para melhorar a entrega de conteúdo para seus usuários.

Além do upload de imagens também é possível inserir URLs externas.

10 –  X (Antigo Twitter)

A antiga rede social do passarinho, que agora se chama “X” ficou em último lugar na preferência de nós, brasileiros. Hoje são 24 milhões de ex-tuiteiros.

Uma das principais vantagens para os usuários são as informações rápidas e fáceis de ler, pelos poucos caracteres que permite inserir.

Além disso é bastante usada para comentar eventos em tempo real como eleições e jogos de futebol.

As marcas podem se beneficiar desta rede sendo um canal de vendas para seu público através de um bom relacionamento com troca de mensagens e conversas.

E aí? Gostou?

Esperava que estas fossem as 10 redes sociais mais usadas no Brasil? Teve alguma surpresa?

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